TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Composto De Marketing

Trabalho Universitário: Composto De Marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2014  •  2.013 Palavras (9 Páginas)  •  549 Visualizações

Página 1 de 9

Apesar de encontrarmos suas "raízes" ao longo da história da humanidade, na própria gênese do comércio, marketing é um campo de estudo novo se comparados com os demais campos dos saberes.

Tal realidade manteve-se inalterada até os fins da segunda guerra mundial quando, então, reagindo ao crescimento da concorrência, mercadólogos começaram a teorizar sobre como atrair e lidar com seus consumidores. Surgindo então, a cultura de "vender a qualquer preço".

Um dos fatores mais atuais de marketing encontra-se na parte de ações coordenadas, onde a questão ética é fundamentada em fatores básicos da mercadológica. A ação de marketing coordenada através de um plano de estrategia de marketing.

Na maior parte das empresas, o marketing ocupava á há 70 anos apenas um lugar modesto no organograma, o de um serviço comercial, composto por alguns vendedores e empregados e muitas vezes estavam subordinadas ao diretor de produção ou diretor administrativo, mas aos poucos, essa função foi-se alargando progressivamente e colocada no mesmo plano das outras direções de produção, financeira e de recursos humanos.

Kotler (1998) afirma que normalmente o marketing é visto como a tarefa de criar e promover e fornecer bens e serviços a clientes. Nesta mesma dimensão, Westwood (1996) completa que marketing tem como função identificar as necessidades das pessoas, desenvolvendo um produto que satisfaça com o objetivo de gerar lucros para a organização. Esta troca de valor esta acoplada aos esforços de marketing que segundo Vanzellotti (2008), estariam direcionados no sentido de conhecer os desejos dos consumidores, a apartir desta compreensão, ofertarem produtos e serviços com o objetivo de gerar mais lucros as empresas e tornar as pessoas satisfeitas.

Sendo preciso fazer varias pesquisas sobre o que as pessoas pensam o que querem, o que desejam, sonham e principalmente o que as motiva a consumir determinado produto oferecido. Apartir deste levantamento inicia-se o planejamento e as estrategias de marketing para que se propõe a ofertar produtos direcionados ao consumidor final. KOTLLER (2000) argumenta que, envolve preparar as ofertas da instituição para atender as necessidades do mercado- alvo, usando o preço, comunicação, e distribuição eficaz.

1.1 COMPOSTO DE MARKETING

Assume-se que a chave para atingir as metas organizacionais consiste em ser eficaz do que os concorrentes para integrar as atividades de marketing, satisfazendo, assim, as dos mercados- alvos.

O conceito de marketing fundamenta-se em quatro pilares.

KOTLLER, PHILIP.(2006)

OS 4 Ps. Do composto de marketing:

Fonte: Kotler e Keller (2006).

Preço: É o volume de dinheiro cobrado por um produto ou serviço. Preço é também a quantidade que o consumidor ao comprar um produto paga e recebe os benefícios dele, apenas uma parte do custo total que os clientes pagam numa troca, que inclui vários outros fatores para tomada de valor.

É o único componente de marketing que gera receita e é um dos principais elementos na determinação da participação de mercado de uma empresa e ter uma boa rentabilidade.

Ao se elaborar a estratégia de preço de um produto, deve observar os seguintes pontos. Deve ser alto suficientemente, para proporcionar lucro a quem o está produzindo ou comercializando, porém não pode ser tão alto que desestimule a compra. Afinal, sempre se procura comprar produtos mais baratos.

Ele também deve ser suficientemente baixo, a fim de que seja atrativo aos clientes. Contudo, não pode ser demasiadamente baixo, pois pode depreciar o produto aos olhos dos clientes, que podem pensar que há algo de errado nele, além de não ser interessante produzi-lo e comercializá-lo, pois não gerará lucro significativo.

Para o estabelecimento de uma política de preço, Kotler (1998), apresenta alguns fatores que as empresas devem considerar para a sua definição.

Fonte: Kotler (1998)

Praça: E onde se se preocupa com a disponibilização dos produtos aos seus mercados consumidores. Produzindo um produto e disponibilizando-o ao consumidor final isto exige a existência de uma rede de relações entre clientes, fornecedores e revendedores, integrados na cadeia logística da empresa. Assim, a distribuição refere-se aos canais através dos quais o produto chega aos clientes e inclui os pontos de vendas, pronta-entrega, horários e dias de atendimento e diferentes vias de compra.

A cadeia de distribuição inclui as atividades necessárias à transformação de matérias primas em bens ou serviços e colocá-las nas mãos dos consumidores ou clientes empresariais. A gestão da cadeia de distribuição tem como objetivo sincronizar as exigências dos clientes com o fluxo de matérias primas dos fornecedores que se traduz em relações duradouras entre os membros da cadeia, de forma a reduzir ineficiências, custos e maximizar os lucros. O movimento do produto através da cadeia logística é facilitado através dos canais de distribuição, definidos como o conjunto de organizações interdependentes envolvidas no processo de disponibilizar do produto para uso ou consumo. A maioria desses canais possui intermediários que facilitam o processo de distribuição, entre o produtor e o consumidor. Como as:

Vendas diretas: Consiste na venda do produto diretamente ao consumidor, sem a existência de intermediários.

Canal de marketing indireto: Contém, pelo menos, um intermediário. Na tentativa de racionalizar custos, controlar os canais de distribuição, organizar o trabalho de cada canal, estabilizar os fornecimentos e aumentar a coordenação dos seus integrantes.

Sistema convencional: É um sistema de organização de canais de distribuição, no qual os intervenientes agem de forma independente dos demais, sendo que a relação se baseia, simplesmente, na compra e venda uns aos outros. Nenhum dos membros tem muito controle sobre os restantes, procurando apenas maximizar os seus próprios lucros.

Sistemas de integração vertical: é um sistema no qual se verifica uma cooperação formal entre vários canais, como os produtores, grossistas ou retalhistas, no sentido de maximizar a eficiência dos canais de distribuição, reduzindo os custos através de um conjunto de acordos orientados para a produção e distribuição de um produto ou conjunto. A sua gestão encontra-se centralizada e podem ser integrados.

Sistema de integração horizontal:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com