TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Composto Promoção Em Marketing

Casos: Composto Promoção Em Marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  2.028 Palavras (9 Páginas)  •  467 Visualizações

Página 1 de 9

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho consiste em explanar a trajetória do surgimento do Mix de Marketing analisando seus conceitos, evoluções e verificando sua importância para a aproximação das empresas com os clientes e sua sobrevivência no mercado atual.

Demonstrar quais os pontos do Marketing e de outras variáveis que influenciam na possibilidade de sucesso da empresa e quais ferramentas do Mix de Marketing podem ser aplicadas para comunicação de valor dos produtos e serviços ao público-alvo de cada mercado.

O problema em questão é a falta de importância por parte das empresas com a comunicação de valor da empresa e seus produtos aos clientes.

Objetivo do estudo é mostrar que através das ferramentas do Mix de Marketing em especial as de Promoção podem auxiliar as empresas de forma eficaz na criação de estratégias de marketing para estabelecer a comunicação de valor com seus clientes.

A metodologia a ser utilizada na realização deste projeto será a pesquisa exploratória, utilizando como procedimentos técnicos a pesquisa bibliográfica, que de acordo com Gil (2008), é desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos.

O estudo está estruturado em três capítulos no qual o primeiro destaca o surgimento do marketing e as mudanças ocorridas nesta época, seguido de suas importâncias para as empresas e a mudança causadas pelas novas tecnologias existentes e as ferramentas de promoção em marketing que podem auxiliar as empresas na comunicação de valor de seus produtos e conseguirem maiores sucessos em seus segmentos.

E por fim a apresentação da conclusão onde será apresentada a solução da problemática proposta.

2 MARKETING

Estudiosos vinculam o aparecimento do marketing á Revolução Industrial, (Inglaterra final século XVIII).

Conforme defende Gracioso (1993) a Revolução Industrial influenciou profundamente a posição socioeconômica da época, criando uma sociedade consumista e exigente. As pessoas passaram a adquirir mais bens e serviços, pela variedade ofertada e estabelecimento da concorrência que gerou o surgimento de mais produtos e marcas.

Em contra partida as empresas entenderam que deveriam inventar uma forma de sobre saírem no mercado e aproximar seus produtos e serviços dos clientes, criando assim estratégias diversificadas para isso, as quais deram origem ao que chama-se hoje de Marketing.

Para Drucker (1995), marketing é o processo através do qual a economia é conectada à sociedade para servir às necessidades do consumidor, definindo dessa forma o marketing como um processo social de atendimento às necessidades humanas.

Kotler e Armstrong (2007) definem de maneira mais simples o marketing como: o modo que as empresas criam e demonstram o valor de seus produtos e serviços aos seus consumidores e clientes suprindo suas necessidades e desejos, dessa maneira construindo um relacionamento entre cliente e empresa.

Verificado estes conceitos, destaca-se os aspectos relevantes em cada um, demonstrando as mesmas finalidades para o Marketing: instrumento gerencial que tem por objetivo saciar às necessidades humanas, atender e proporcionar o bem-estar ao consumidor, aproximar e manter clientes.

2.1 IMPORTÂNCIA DO MARKETING PARA AS EMPRESAS

O marketing está diretamente ligado à imagem da empresa, seu sucesso e lucro, pois ao perceber as expectativas dos consumidores em relação à oferta de determinado produto ou serviço, ou pela forma como são apresentados os ganhos da empresa que resultam pelo aumento das vendas.

Dessa maneira o estabelecimento de uma sólida e duradoura relação da empresa ou do produto apresentado com o cliente se torna indispensável para seu sucesso.

2.2 O AVANÇO DA TECNOLOGIA E SUAS INFLUÊNCIAS SOBRE O MARKETING

As empresas estão se transformando, devido as constantes mudanças do mercado, com isso as teorias e conceitos aplicados nas diversas áreas que envolvem a estrutura organizacional de uma empresa também estão se modificando.

A globalização é a maior influenciadora dessas mudanças. De acordo Kuazaqui (1999), pode ser representada pela redução das barreiras geográficas e econômicas, admitindo assim que cada empresa amplie seus negócios em quaisquer cidades, estados e países, criando novas formas de comércios e aprendizagem sobre clientes, bem como de criação produtos e serviços de acordo com as necessidades individuais de cada mercado almejado.

Com a globalização surgiu o aperfeiçoamento das tecnologias, que estão ajudando as empresas a distribuir seus produtos de maneira mais eficiente e eficaz, sejam individualmente ou em grandes grupos, tornando assim tudo mais prático e mais rápido.

Uma empresa onde as tecnologias estão defasadas, provavelmente, terá menos chances de competir no mercado onde está inserida, dessa maneira, a constante atualização e desenvolvimento de projetos de marketing inovadores e arrojados são necessários para sobrevivência das empresas.

3 MIX DE MARKETING

Surgiu nos anos 60 após aperfeiçoamentos desenvolvidos por Jerome McCarthy em seu livro Basic Marketing (1960), com base nos estudos sobre o Marketing de Neil Borden.

Kotler (2007, p.42) afirma que o Mix de Marketing é “o conjunto de ferramentas de marketing, táticas e controláveis que a empresa combina para produzir a resposta que deseja no mercado-alvo”.

O Mix de Marketing conforme diz Gonçalves (2008), abrange as determinações do produto, as quais contêm a identificação de ocasiões de lançamento dos produtos e sua adaptação às necessidades dos consumidores; as decisões de preço, o qual é escolhido buscando motivar um benefício competitivo e lucro para a empresa; as decisões de promoção, referente a investimentos em planos de divulgação e promoção de vendas; e as decisões sobre meios de distribuição, que necessitam da escolha de canais para vendas que atenda as necessidades dos clientes.

Dessa maneira o Mix de Marketing nada mais é do que a forma utilizada pela empresa para influenciar a demanda de seu produto ou serviço ao cliente.

3.1 OS 4 P’S DO MARKETING

As possibilidades que a empresa usa para demandar seus produtos podem ser dispostas em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com