TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Compreender a técnica de Kempo

Tese: Compreender a técnica de Kempo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/6/2014  •  Tese  •  1.096 Palavras (5 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

A arte que Kaiso estudou na China era conhecida como ken (punho) de Kita Shorin Giwamon, que era inicialmente uma arte marcial e um método de treino inserido nos ensinamentos de Buda. Seu objetivo não é de lutar ou derrotar o outro, mas sim, um processo de aprendermos a ter autocontrole, equilíbrio físico e mental, e crescimento mútuo através do treino.

Com a tradição de defender as três principais vantagens que o Kenshi retira da prática como: habilidade em defesa pessoal, desenvolvimento espiritual, e um corpo saudável.

Inspirada na observação dos movimentos dos animais, que tornou essa como uma forma de luta natural. Esta forma de luta corporal foi desenvolvida para fins de guerra, e por isso foi posteriormente proibida no Japão, ficando restrito somente às aldeias que tinham como finalidade a prática marcial como meio de arte de guerra.

Seguindo o mesmo enredo do Aikijujutsu, a história do surgimento desta prática marcial se perde no tempo, acreditando que sua origem seria de mais de dois mil anos atrás. Chegou ao Japão por influência dos chineses, como meio de defesa pessoal e prática guerreira. Volta-se para o uso das mãos para defesa, seguindo sua filosofia.

O nome da arte pode ser representado da seguinte forma:

Kem - punhos

Po - método, modelo.

História do Kempô

Após a derrota na II Guerra Mundial, dos países que formavam o Eixo (Alemanha, Italia e Japão), Shike Doshin So (mais conhecido como "Kaiso"), regressou da China para o Japão, no dia 25 de Outubro de 1947 e fundou o Kempo, em Tadotsu (Japão).

No meio da amarga realidade, devido a quantidade de mortes e devastações ocorridas referente a II Guerra Mundial, Kaiso aprendeu uma lição que o ajudou a construir os princípios do Kempo; Compreendeu que não eram as diferenças ideológicas e religiosas ou as políticas nacionais, que determinavam o rumo dos acontecimentos, mas sim o caráter e a maneira de pensar das pessoas envolvidas.

Entendendo a técnica do Kempo

O Kempo é um termo que foi designado de diversas artes marciais com origem chinesa, oferecendo aos seus praticantes a capacidade de adaptação para várias situações, utilizando vários golpes de estilos marciais distintos, como golpes traumáticos, arremessos, chaves, estrangulamentos, imobilizações, pontos de pressão. Para praticar o Kempo, o praticante terá que se aperfeiçoar para desenvolver a sua mente para aprender disciplinas como a filosofia, física, matemática e psicologia. Ao aprender a conhecer-se a si próprio terá a consciência das suas próprias limitações e compreenderá como o corpo humano realmente pode ser fraco, principalmente ao nível espiritual.

O Kempo valoriza alguns princípios fundamentais, entre eles:

• É necessário viver e acreditar no potencial que cada indivíduo tem;

• A vida deve ser seguida pelos ideais que cada um defende e acredita que é melhor para si;

• Em qualquer tipo de ação, deve-se ter sempre em consideração a felicidade dos outros;

• Deve-se agir sempre com justiça, coragem e compaixão;

• Deve-se privilegiar a vida em comunidade ao criar laços de amizade e solidariedade com todos.

Com o passar do tempo o estilo se tornou conhecido e sua filosofia se tornou tão ligada à prática, que já não se estudavam mais a filosofia separadamente das técnicas.

O desejo de melhorar o equilíbrio da mente e corpo, e também, de se construir uma sociedade melhor foi muito priorizado no Japão até que começou a ganhar o mundo.

Com o crescimento a Organização de Kempo (Shorinji Kempo Organization) criou um quadro global de Kempo a fim de difundir a arte para todo o mundo com o objetivo de unir as mais diversas pessoas, independente de sua origem religião, cultura e éticas, indo assim além das fronteiras do Japão e das diferenças de gerações.

(Shorinji Kempo Organization)

Hoje todos esses membros que se juntaram a organização, buscam contribuir para a paz mundial e o bem estar através de trabalho árduo e de seu treinamento diário.

COMPETIÇÃO NO SHORINJI KEMPO

A no Shorinji Kempo não tem muito a ver com os conceitos aplicados na maioria dos desportos, por exemplo, não há pódios nem medalhas de ouro, prata ou bronze, mas sim prêmios para os sete pares mais pontuados (por sexo e categoria de graduação), já que cada par apresenta o seu trabalho em conjunto, procurando obter a melhor pontuação, numa escala de 0 a 100 (pontos), após observação dos quatro juízes de prova.

Ao par mais pontuado é atribuído um "prêmio especial", e aos restantes, prêmios iguais, sem ser realizada qualquer classificação, refletindo bastante os objetivos do Kempo.

TÉCNICAS E CONCEITOS

As técnicas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com