TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comprometimento Organizacional

Artigos Científicos: Comprometimento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/2/2015  •  205 Palavras (1 Páginas)  •  263 Visualizações

Comprometimento, significa a ação de se comprometer com alguém ou alguma coisa. Requer responsabilidade da parte de quem se compromete.

É um conceito que descreve o vínculo organizacional do indivíduo com uma instituição, está relacionado ao alinhamento das metas e expectativas individuais.

● fazer;

● assumir compromisso;

● envolver;

● se empenhar;

O Comprometimento vai além de uma postura de lealdade, mas que isso envolve uma busca constante pelo bem comum, seja numa organização ou numa profissão.

É o resultado das ações que o indivíduo faz a partir da sua relação com o meio social, que implica uma predisposição aprendida e consolidada no decorrer da experiência de vida do indivíduo (Kaanane, 1994).

De acordo com Antônio Virgílio Bittencourt Bastos (1993) o vínculo organizacional (Comprometimento) pode ter 5 abordagens:

● Instrumental;

● Afetivo;

● Sociológico;

● Normativo;

● Comportamental.

Neste tipo de comportamento o colaborador percebe na importância da compensação econômica a necessidade de permanecer em uma organização em vez de deixá-la. Assim, psicologicamente o comprometimento está ligado a fatores financeiros e portanto instrumentais ou calculativos.

Os indivíduos com poucas opções de trabalho e baixa qualificação, o que obriga tais pessoas a aceitar as imposições de determinada organização, seus salários e “benefícios”, não por gastarem da mesma, mas por uma questão de necessidade e medo de ficar desamparado financeiramente.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com