TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DA QUALIDADE E COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL

Por:   •  17/6/2018  •  Projeto de pesquisa  •  3.532 Palavras (15 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 15

2 PROJETO DE PESQUISA

GESTÃO DA QUALIDADE E COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL

Profª Suzete Antonieta Lizote

Jeferson Moreira

Jéssica Oliveira dos Santos

Lidiane Gonçalves

Márcio Girardi

Patrícia Cristina Farias do Nascimento

RESUMO

Palavras-chave: Gestão da qualidade, Programa de Qualidade Necessária Contábil, Contabilidade.

1 PROBLEMA

O PQNC – Programa de Qualidade Necessária Contábil (PQNC) é um instrumento que visa auxiliar os gestores na melhoria da qualidade dos serviços contábeis, padronizando dos processos de trabalhos dentro da contabilidade.

Qual a relação existente entre o comprometimento organizacional e os benefícios da implantação do PQNC?

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

Relacionar o comprometimento organizacional com os benefícios da implantação do Programa de Qualidade Necessária Contábil.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

a) Descrever os processos do Programa de Qualidade Necessária Contábil – PQNC;

b) Reconhecer a visão dos proprietários diante da implementação do programa;

c) Identificar os processos operacionais antes e depois da implantação do PQNC, na percepção dos funcionários;

d) Avaliar o comprometimento dos funcionários presente na execução do PQNC.

3 JUSTIFICATIVA

No desejo das empresas de encontrar uma forma de gerenciamento organizacional, em busca de uma harmonia entre o trabalho desenvolvido e os resultados positivos conquistados, o departamento de recursos humanos tem a missão de conquistar o comprometimento dos colaboradores com o seu trabalho e a empresa.

Este projeto visa mostrar os pontos positivos e o caminho percorrido para a implementação do Programa de Qualidade Necessária Contábil – PQNC para os escritórios de Contabilidade.

A implantação de um programa de qualidade é um processo de aprendizado, portanto não deve ter regras muito rígidas, mas deve se adaptar às necessidades, aos usos e aos costumes da empresa. Um programa de qualidade deve ser visto como o aperfeiçoamento do gerenciamento já existente. (CAMPOS, 2014, p. 229).

Portanto, como a grande maioria dos escritórios de contabilidade ainda não faz uso de programas de qualidade organizacional, por falta de literatura específica para esse ramo de atividade, e na busca de contribuir no esclarecimento e até mesmo servir como um guia para auxiliar os lideres e gestores na tomada de decisão para implementar o programa de qualidade e conquistar o comprometimento organizacional, foi escolhido este estudo, no intuito de tentar esclarecer essas dificuldades enfrentadas.

A relevância deste estudo se dá pela necessidade de mostrar os prós e os contras tão questionados pelos gestores de como cativar seus funcionários, para que estes entendam a importância desses programas e sintam-se motivados a segui-los.

Sendo assim, ninguém ama o que não conhece! Conhecer a visão global do mercado e específica da empresa para aperfeiçoar você, seu ambiente de trabalho, é uma forma de comprometimento entre ambos, (KALKMANN e KALKMANN, 2012).

A sensibilização pela busca da qualidade dos serviços prestados é uma forma de ganhar a confiança e o comprometimento das equipes “É melhor fazer uma única coisa 100%, do que fazer 100 coisas mais ou menos” explicam Kalkmann e Kalkmann (2012, p. 08). Já Camargo (2011, p. 80) especifica que “para transpor esta barreira e mover todos em uma organização deve ter um ponto de partida, e a simplicidade do programa 5 S é elemento fundamental para iniciar-se um programa de qualidade em uma organização”

De forma prática, este trabalho visa aprimorar os conhecimentos gerenciais na busca pela qualidade nos escritórios de contabilidade auxiliando-os assim a valorizar sua empresa perante o mercado.

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

4.1 GESTÃO DA QUALIDADE

A qualidade na gestão busca atender as necessidades das empresas pela sobrevivência no mercado de trabalho e sua continuidade, atende perfeitamente o objetivo de forma a ser confiável, gerir de uma maneira segura e dinâmica os serviços prestados para a sociedade como um todo. Para Camargo (2011, p. 81), “A gestão da Qualidade é fundamental para a afirmação e subsistência de uma organização. E para padronizar o controle de atividades, comunicação, informação e formalização de processos”.

Desta maneira, é necessário que existam pessoas capazes de montar e operar o sistema, que sejam comprometidas com a execução do seu trabalho, afim de atender as necessidades dos clientes.

Conforme preceitua Falconi (2014, p.38), “[...] o controle da qualidade é um sistema administrativo aperfeiçoado no Japão, a partir de ideias americanas ali introduzidas logo após a Segunda Guerra Mundial”, desta maneira “buscou-se possibilitar a real melhoria da natureza e da sociedade humana a partir da elevação da motivação, segundo teoria de Taylor¨ (SCHMIDT, 2000).

Inerente ao tema de gestão de qualidade Falconi (2014, p.135) afirma, “[...] que a razão de ser de uma empresa são seus clientes”, assim sendo, agregar qualidade e aumentar a satisfação é primordial para dar suporte as necessidades dos clientes, e o processo cíclico do Programa de qualidade necessária contábil – PQNC contribui diretamente para isso.

Segundo matéria abordada pelo SEBRAE (2016), os princípios de gestão de qualidade são: “foco no cliente, liderança, envolvimento das pessoas, abordagem de processo, abordagem do sistema para gestão, melhora contínua, abordagem dos fatos e benefícios mútuos com fornecedores”.

Atualmente os consumidores exigem cada vez mais qualidade nos produtos e serviços adquiridos, para atender e continuar atendendo estes consumidores, é de crucial importância que a empresa possua uma boa gestão de qualidade, de acordo com ABNT (2000) “A organização deve estabelecer, documentar, implementar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.4 Kb)   pdf (78.2 Kb)   docx (23.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com