TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Compromisso Ambiental

Trabalho Escolar: Compromisso Ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2014  •  1.853 Palavras (8 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 8

Compromisso Ambiental

A sustentabilidade sempre esteve presente no DNA da empresa ao longo dos seus 62 anos. Vencedora na categoria Meio Ambiente do Top Of Mind por seis anos consecutivos, a Ypê foi pioneira no planejamento de produtos com foco sustentável e se destaca pela qualidade de seus produtos, pela inovação constante e pelas iniciativas socioambientais, a exemplo do projeto Florestas Ypê, que já plantou 400 mil mudas de árvores nativas da Mata Atlântica em regiões de mata ciliar e é realizado em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, como parte do programa Florestas do Futuro. O projeto visa restaurar as áreas degradadas e contribuir para a conservação da água e da biodiversidade.

Além disso, por meio das estações de tratamento de esgoto e de efluentes, a Ypê faz o reuso de águas em seus processos internos, completando um ciclo de responsabilidade ambiental: nenhum tipo de efluente é despejado na natureza sem que antes tenha sido devidamente tratado.

Sistema de Gestão Ambiental

Em todas as suas unidades, a Ypê mantém um Sistema de Gestão Ambiental norteado pelos conceitos do Desenvolvimento Sustentável.

Por meio de sua Política Ambiental, a Ypê procura atingir objetivos permanentes no que se refere à conservação do Meio Ambiente.

Para tanto:

• Utiliza racionalmente os recursos naturais;

• Busca o atendimento aos requisitos internos e regulamentações legais;

• Investe em tecnologias e insumos que reduzem os impactos ambientais de suas atividades;

• Monitora os aspectos ambientais de seus processos produtivos e os impactos deles decorrentes;

• Avalia a eficiência de seus processos de controle da poluição;

• Mantém a equipe treinada e conscientizada;

• Apóia a comunidade e os seus projetos ambientais.

Florestas Ypê

FLORESTA YPÊ AMPLIADO PARA 400 MIL MUDAS

A Ypê, em parceria com a SOS Mata Atlântica, ampliou o Projeto Florestas Ypê com o plantio de mais de 50 mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, totalizando 400 mil árvores!

Os plantios são realizados em diferentes propriedades nas regiões das cidades de Campinas e Itu, no interior de São Paulo, em APPs (Áreas de Preservação Permanente), dentro das bacias dos rios Atibaia e Tietê.

O projeto faz parte do Programa Florestas do Futuro, da Fundação SOS Mata Atlântica e, desde seu início em 2007, tem como objetivo contribuir com a conservação da biodiversidade e proteção de recursos hídricos.

Além disso, a comunidade envolvida com as atividades também é beneficiada por meio de educação ambiental, estimulando ações para o desenvolvimento sustentável e o exercício da cidadania.

2007 – O que já fizemos

Neste ano, a Ypê reafirmou seus valores fundamentais e apresentou o novo slogan “Ypê. Cuidando bem da nossa casa.”, que reforça o seu compromisso com a natureza.

Aliado a isto, deu início ao Projeto Florestas Ypê, uma parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, organização não-governamental que defende os remanescentes da Mata Atlântica, com a principal meta de plantar milhares de árvores nativas deste bioma promovendo a restauração de áreas degradadas e, preferencialmente, aquelas que contribuem com a conservação da água e da biodiversidade.

Os benefícios deste projeto também atingem o âmbito social. Ao optar pelo plantio e preservação de espécies nativas da Mata Atlântica, são gerados empregos diretos, além da educação ambiental da comunidade envolvida com as atividades.

Desde sua criação, a Ypê busca atuar responsavelmente junto ao meio ambiente e ao meio social, contribuindo com a construção de um futuro melhor.

*Projeto auditado pela PricewaterhouseCoopers

2008 –

Um ano após o início do Projeto Florestas Ypê, o viveiro criado em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica estava produzindo milhares de mudas e, parte delas, já foram destinadas ao plantio em local definitivo.

Todos os estágios foram cumpridos: a área destinada a plantio foi identificada, totalmente readequada, em parceria com a ONG Jaguatibaia (também ligada à Fundação SOS Mata Atlântica) e abrigando mais de 100 mil mudas de espécies que compõem a Mata Atlântica.

Mas houve um grande empenho para chegar até esse estágio. Começou pela escolha da área que se tornaria o viveiro das Florestas Ypê, ainda em 2007. Após uma procura intensa, foi encontrado o local ideal: a Fazenda das Cabras, localizada no distrito de Joaquim Egídio, em Campinas. Um espaço de 5 mil metros quadrados e reconhecido pela sua importância no período do ciclo do café no estado de São Paulo.

Primeiramente, foi necessário o nivelamento do solo e a construção de um dreno provisório, devido ao período de chuvas no verão. Posteriormente, o dreno provisório deu lugar a um definitivo, permitindo que o galpão de germinação estivesse seguro para construção. Ao redor do terreno também foi construído um alambrado, evitando que o gado presente na região circulasse por ali.

Após estas precauções, o galpão de germinação, onde ficariam abrigadas as mudas do projeto Florestas Ypê, foi construído. E, inclusive, foi perfurado também um poço para que as mudas recebessem água em abundância, sendo constantemente verificado, garantindo sua qualidade.

É importante ressaltar que a meta de atingir o âmbito social também foi cumprida. Os trabalhadores envolvidos no projeto são moradores da região e tiveram seus direitos trabalhistas de acordo com a lei.

A partir de todo trabalho concluído, em julho de 2008, ocorreu à apresentação oficial do viveiro, com plantio simbólico de mudas, feitos pelas autoridades e profissionais de imprensa presentes.

Na sequência desta ação, o primeiro espaço a receber as mudas do Projeto, para plantio definitivo, foi a Fazenda Malabar, situada em Itatiba e Sousas.

2009 – Porque Florestas Ypê?

Desde 1950, a Ypê orienta seus produtos, serviços e processos a atuarem dentro dos parâmetros legais e ecologicamente corretos. São anos preocupando-se em atender completamente as necessidades do consumidor, porém sempre ciente do seu compromisso com a sociedade e o meio ambiente.

Confirmando essa prática é que, desde 2007, o projeto Florestas Ypê, atua no plantio de milhares de árvores, em áreas previamente determinadas e acompanhadas. Todo esse empenho resultou em algumas conquistas: por cinco anos consecutivos, 2007, 2008, 2009, 2010 e 2011, recebeu o prêmio Top of Mind da Folha de São Paulo, na categoria Top Meio Ambiente, e o TOP Ambiental ADVB-SP, em 2008.

Mas, além do trabalho de reflorestamento de espécies que compõem o bioma da Mata Atlântica, a presença destas áreas reflorestadas tem papel fundamental na formação de águas subterrâneas, tão importante à vida humana.

É por isso que, em 2008, a Ypê lançou o Ypê Premium, um lava-roupas em pó ecológico, livre de fosfato, que contribui com a preservação da vida aquática e da qualidade das águas.

2010 – Ypê 60 Anos

Em 2010, a Ypê completou os primeiros 60 anos. Para marcar esta data, além de homenagear todos aqueles que auxiliaram a empresa neste caminho, criou-se um Concurso Cultural para eleger as 60 melhores imagens que representam os bons momentos da vida em que a Ypê está com você.

O meio ambiente e a vida também foram beneficiados nesta comemoração, pois a Ypê, em parceria com o programa SOS Mata Atlântica, reafirmou o seu compromisso socioambiental, totalizando então 350 mil árvores plantadas no projeto Florestas Ypê.

Esse é o reflexo da preocupação da Ypê em ajudar a garantir um mundo melhor, trabalhando para que a felicidade cresça e floresça na vida de todos os seres.

2012 – Já são 400 mil mudas

Em março de 2012, anunciamos a ampliação de mais 50 mil mudas do projeto Floresta Ypê. Agora, no total são 400 mil mudas plantadas em regiões de mata ciliar e colaborando com um mundo melhor e mais verde.

Para acompanhar de perto o Florestas Ypê, convidamos que leia os relatório oficiais do projeto e conheça onde cada mudinha foi plantada.

Tratamento de Efluentes

Em suas instalações, a Ypê conta com estações de tratamento de efluentes – ETEs, que realizam o tratamento dos esgotos gerados a partir de nossas atividades produtivas.

Em seguida, junto com a água captada do rio, esses esgotos são novamente tratados e tornam-se potáveis para serem reutilizados nos processos industriais.

Isso significa que fazemos o reuso de toda a água descartada de nossas atividades produtivas.

Dessa forma, contribuímos para a despoluição dos mananciais e garantimos o ecossistema regional, uma medida de responsabilidade dentro de uma visão global de proteção ambiental.

Produtos e embalagens amigos da natureza

Ao optar por nossos produtos, você também assina um compromisso com a preservação ambiental. Ao lavar a louça, roupa ou o quintal com nossos produtos, todo o resíduo é eliminado no sistema de esgoto e conduzido aos rios e lagos sem causar impacto ambiental. Isso acontece porque, passado um período, os resíduos são degradados, ou seja, decompostos por microorganismos que existem na água.

Outras iniciativas que podemos ressaltar são:

• Novas embalagens dos lava-louças Ypê, que sofreram redução do consumo de matéria-prima no frasco. Agora os frascos são mais anatômicos e sustentáveis;

• Os lava-roupas em pó Ypê Premium são livre de fosfato e as suas embalagens possuem certificação FSC (Forest Stewardship Council). Os lava-roupas em pó Tixan Ypê tem significativa redução de fosfato na formulação e embalagens também certificadas;

• Os amaciantes concentrados Ypê apresentam redução de 80% no consumo de água durante o processo de fabricação;

• Rótulos dos amaciantes e multiusos com processo IML (in mould labelling), por meio do qual, rótulo e frasco são produzidos a partir de polietileno e prensados, sem colagem. No momento da reciclagem, o frasco pode ser moído por inteiro, sem ser necessária a separação dos materiais.

Parque Industrial Arborizado

A natureza ao redor do nosso parque industrial é uma das expressões da gestão ambiental da Ypê. Também cuidamos de um grande lago localizado no interior da unidade, cuja água recebe tratamento de efluentes de última geração e abriga espécies de peixes, cisnes e patos. Nossas avenidas internas são arborizadas, o que resulta na melhoria na qualidade do ar que respiramos, mais bem-estar para os colaboradores e um ambiente de trabalho agradável para todos.

Compromisso Econômico

Os recursos provenientes das atividades comerciais desenvolvidas pela Ypê são transformados, de forma ética, em artigos tangíveis e intangíveis que fluem para a sociedade na geração de renda, emprego e oportunidades no âmbito socioambiental.

Compromisso Social

Por acreditar em um mundo melhor para todos, a Ypê apóia e investe em vários projetos nos setores da saúde, educação e meio ambiente, visando colaborar com o desenvolvimento da comunidade onde está inserida e, também, com o de outras cidades do nosso país.

Projetos Incentivados

Reforçando sua postura socioambiental, a Ypê utiliza-se de projetos de incentivo fiscal com o objetivo de promover maior democratização da cultura e incentivo à educação.

Conheça melhor alguns dos projetos apoiados:

BOSQUE DOS IPÊS

Bosque dos Ipês é um projeto sócio-cultural constituído pela publicação de livro infantil, material de suporte aos professores e apresentação de peça teatral, que abordam, junto às crianças, questões recorrentes à sociedade contemporânea, como conscientização ambiental, amizade, responsabilidade individual e coletiva.

No livro, alunos e professores podem aprender mais com a turminha do bosque encantado sobre coleta seletiva e trabalho em equipe.

A proposta do projeto é fazer com que as crianças pratiquem o exercício da leitura, desenvolvam sua sensibilidade a partir do contato com as emoções vividas pelos personagens e que, através do simbolismo das histórias, elas possam criar e manter valores básicos de conduta e convívio social.

Já o teatro conta parte da história do Bosque dos Ipês por meio de um mundo de fantasia, possibilitando a ampliação do universo imaginário do espectador, dando formas à imaginação. Figurinos elaborados, bonecos e teatro de animação foram alguns dos elementos apresentados.

E, com o objetivo de facilitar o desenvolvimento desse trabalho em sala de aula, o projeto ainda contempla material de apoio ao professor.

...

Baixar como  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »