TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunidades Tribais

Ensaios: Comunidades Tribais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2014  •  9.614 Palavras (39 Páginas)  •  493 Visualizações

Página 1 de 39

Comunidades Tribais

EDUCAÇÃO DIFUSA

- Como as crianças aprendem nas comunidades tribais? Aprendem imitando os gestos dos adultos nas atividades diárias e nas cerimônias dos rituais.

- Comunidades nômades ou sedentárias – atividades produtivas: caça, pesca, pastoreio e agricultura. ASSIM: As crianças aprendem para a vida e por meio da vida, sem que alguém esteja especialmente destinado para a tarefa de ensinar.

- Não são usados castigos para trabalhar a adaptação aos usos e valores da tribo.

- Há, por parte dos adultos, tolerância em relação aos enganos dos alunos e respeito ao ritmo destes.

A educação primitiva é DIFUSA: Todos participam da educação. Por ele a criança:

- Toma conhecimento dos mitos dos ancestrais;

- Desenvolve aguda percepção do mundo e aperfeiçoa suas habilidades.

A educação primitiva é INTEGRAL – abrange todo o saber da tribo;

A educação primitiva é UNIVERSAL – todos têm acesso ao saber e ao fazer apropriados pela comunidade.

Educação Primitiva

Nas comunidades tribais não havia necessidade de escolas.

Não é fácil caracterizar as comunidades primitivas. Por quê?

- Há muitas diferenças entre as comunidades primitivas;

- Risco do etnocentrismo – avaliar estas sociedades a partir dos padrões de nossa cultura.

UM CUIDADO: Não estudar estas comunidades pelo que lhes falta, mas considerá-las diferentes.

-> São míticas:

- O sagrado se manifesta na explicação da origem divina da técnica, da agricultura, dos males... tudo gira em torno do divino;

- A ação do homem imita a ação dos deuses. Ex: danças antes da guerra representando a antecipação mágica do que visa garantir com sucesso; os desenhos como forma antecipada de apropriação das caça e como forma de restituir os animais na natureza.

->São de tradição oral:

- Mitos e ritos são transmitidos oralmente – por eles a tradição se impõe, permitindo a coesão grupal e repetindo os comportamentos considerados desejáveis (assim configuram-se como comunidades estáveis = nelas as mudanças acontecem lentamente).

SINAL DE LEITURA

01-REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS

Historia da Educação e da pedagogia: geral do Brasil, de Maria Lúcia Arruda Aranha.

02-Ideia Central do Texto.

O texto revela a ideia de que as comunidades tribais não devem ser avaliadas de forma diferente. Apesar de não existir nessas sociedades elementos como Estado, classes, escrita, comércio e nem mesmo escola, não se pode dizer que não há ali educação. Trata-se de uma cultura onde natureza se encontra “carregada de deuses”, o sobrenatural penetra em todas as áreas da realidade vivida e os mitos e ritos são transmitidos oralmente, com a tradição se impondo por meio da crença.

03- Argumentos (em tópicos que aprofundam a ideia central no texto – com exposição de motivos)

01-Nas comunidades tribais as crianças aprendem imitando os gestos dos adultos nas atividades diárias e nas cerimônias dos rituais. As crianças aprendem "para a vida e por meio da vida", sem que alguém esteja especialmente destinado a tarefa de ensinar.

02- De uma forma geral, o chefe é o porta-voz do desejo da comunidade, apaziguando os indivíduos ou famílias em conflito, apelando para o bom senso, bons sentimentos e para as tradições dos ancestrais.

03- Trata-se de uma educação difusa, onde todos participam adquirindo um saber integral. Logo, não se podejulgar, pois o saber que antes era aberto a todos tornou-se patrimônio e privilégio da classe dominante.

04- Aspectos em destaques (o que mais chamou sua atenção no texto com exposição de motivos).

Nesse texto o que mais se destaca é a forma como a educação é explanada sob uma perspectiva diferente de todas as que já tinha tomado conhecimento até então. Ele aborda um aprendizado com valores na e para a educação. Isso se faz claro quando o texto afirma que apesar de não frequentarem escolas as crianças recebem formação integral, que abrange todo saber da tribo, bem como uma formação universal, uma vez que todos têm acesso ao saber e ao fazer daquilo que é apropriado à comunidade.

05- Articulação de ideias do texto com outras disciplinas do curso.

06- Comentários sobre o texto ( juízo e valor)

07- Discorra sobre a relação do texto com o seu processo de formação docente.

É sabido que o conhecimento nos possibilita transformar/melhorar a realidade. Ao abordar as diferenças que por vezes é praticada quando se refere às comunidades tribais, fui aguçada a compreender que aqui mesmo, em meu local de estudo, embora todos façam parte da mesma sociedade, a educação de cada um foi diferenciada. Por isso, devo me policiar para que em nenhum momento as diferenças venham exercer influência na minha formação.

Esparta e Atenas: dois modelos educativos

Esparta e Atenas deram vida a dois ideais de educação: um baseado no conformismo e no estatismo, outro na concepção, outro na concepção de Paidéia, de formação humana livre e nutrida de experiências diversas, sociais, alimentaram durante séculos o debate pedagógico, sublinhando a riqueza e fecundidade ora de um, ora de outro modelo.

Foi o mítico Licurgo quem ditou as regras políticas de Esparta e delineou seu sistema educativo, conforme o testemunho de Plutarco. As crianças do sexo masculino, a partir dos sete anos, eram retiradas da família e inseridas em escolas-ginásios onde recebiam, até os 16 anos, uma formação de tipo militar, que devia favorecer a aquisição da força e da coragem. O cidadão-guerreiro é formado pelo adestramento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com