TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito: Eficácia Eficiência e Efetividade

Por:   •  20/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  296 Palavras (2 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Engenharia Mecânica – 7º Termo

Conceito – Eficácia, eficiência e efetividade

Alunos

Renan Sakamoto Kawagoe – 210507 - UniSalesiano

Araçatuba 2021

Eficácia

A eficácia é a dimensão do desempenho expressa pelo alcance dos objetivos ou metas, independentemente dos custos implicados. Possui foco externo e refere-se aos RESULTADOS.

O conceito de eficácia diz respeito à qualidade ou característica daquilo que alcança os resultados ou efeitos esperados. Assim, este conceito está diretamente relacionado com o objetivo final. A partir disso, ou seja, quando se alcança o objetivo, temos o cumprimento de metas, foco, prazos etc.
Logo, eficácia tem relação com as tomadas de decisão e com alcançar resultados, independentemente dos custos e do tempo que isso acarreta. É, literalmente, saber o que deve ser feito.

Eficiência

A eficiência é a dimensão do desempenho expressa pela relação do processo envolvido, seu meio. Assim, possui foco interno e refere-se aos custos envolvidos.

A eficiência está diretamente ligada à racionalidade e à produtividade, ou seja, é o processo de executar exatamente o que foi planejado. Nesse sentido, ao conferir a característica ou qualidade de “eficiente” para algo ou alguém, refere-se à produção de algo útil de acordo com o que foi planejado, atendendo aos prazos, no menor tempo e gastando o mínimo de recursos possíveis.

Efetividade

A efetividade é a dimensão do desempenho que representa a relação entre os resultados alcançados e as transformações ocorridas. Possui foco externo e refere-se aos impactos.

Efetividade consiste em fazer algo o que deve ser feito, ou seja, atingir os objetivos de acordo com o planejado e, ao mesmo tempo, utilizar os recursos da melhor forma possível.

 

Referências

Louzada, Paula. “Qual a diferença entre eficiência, eficácia e efetividade? Como aplicá-las?” - https://www.fm2s.com.br/qual-a-diferenca-entre-eficiencia-eficacia-e-efetividade-como-aplica-las/. Ùltimo acesso: 02/02/2021.

Sá, Adriel, “Eficiência, eficácia e efetividade – material teórico” - https://www.tecconcursos.com.br/blog/eficiencia-eficacia-e-efetividade-material-teorico/. Último acesso: 02/02/2021.

Marcelo. “Eficiência, Eficácia e Efetividade. Qual a diferença?” – https://aprovador.com/blog/post/eficiencia-eficacia-efetivadade-qual-a-diferenca. Último acesso: 02/02/2021.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (90.3 Kb)   docx (34 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com