TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos de Eficiência, Eficácia, Efetividade e Relevância

Por:   •  9/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  430 Palavras (2 Páginas)  •  655 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

Campo Liberdade

II A Relevância Cultural na Administração da Educação:

Conceitos de Eficiência, Eficácia, Efetividade e Relevância

Disciplina:

Gestão do Planejamento Educacional:

Organização do trabalho Pedagógico

Professora tutora:

Wanderli Coriolano

Leomira Gambine Carrilho

RGM: 14100894

Curso de graduação:

Pedagogia

10.09.2016

São Paulo

Faça a relação entre o que expõe Antonio Candido (1987), neste fragmento de texto, com os enfoques analíticos apresentados por Benno Sander (1995) e a reportagem extraída da internet da Revista Escola Abril.

O fragmento citado de Candido (1987, pg 12-13), remete que se deve pensar na realidade de cada escola e que seu planejamento deve atender suas especificidades e necessidades, pois cada escola tem sua particularidade, sua característica e sua cultura.

No Brasil, a administração escolar teve início com Benno Sander, com seus estudos e pesquisas, sendo que entre 1952 a 1986, desenvolveu os enfoques jurídico, tecnocrático, comportamental, desenvolvimentista e sociológico e também apresentou (1995) as quatro construções da administração da educação, sendo a administração eficiente, administração eficaz, administração efetiva e administração relevante, no qual propõe que se trabalhe com esses quatro conceitos de forma interligada, ou seja, propõe o paradigma multidimensional.

A entrevista trata do tema da Gestão do Planejamento em uma escola em que o gestor afirma que busca por capacitação, encontro com outros gestores para trocar conhecimentos, participa de palestras e apoio a programas vinculados à Secretaria de Educação. Com isso se sente mais preparado para lidar com a realidade escolar da comunidade, além de poder de forma mais adequada planejar e administrar a escola, devido o seu preparo e experiência é chamado para dirigir escolas consideradas “difíceis”.

Segundo Lourenço Filho (2007), o administrador da escola necessita tanto das funções administrativas (planejamento, direção, controle e organização) quanto à valorização das relações humanas que se processam nesse conceito.

O gestor necessita observar bem o ambiente escolar, compartilhar e propiciar uma participação efetiva com sua equipe (professores, colaboradores, coordenadores) e com os pais, alunos e comunidade as decisões e o caminho que a escola irá percorrer durante a sua gestão.

Portanto, a gestão deve ser pautada no diálogo, na ética, na confiança entre todos os envolvidos, em busca de resultados positivos e com o compromisso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (59.4 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com