TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos De "Educação" E "Pedagogia"

Pesquisas Acadêmicas: Conceitos De "Educação" E "Pedagogia". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  672 Palavras (3 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 3

Conceitos de “Educação” e “Pedagogia”

“Educação” é o principio básico que o ser humano precisa para sobreviver. Ela esta presente em todas as fases da vida, desde principio das gerações. Ela é continuada dos mais velhos para os novos de formas diferentes como na cultura familiar, nas do experiências vividas do dia-a-dia na sociedade, na escola e no trabalho.

A educação familiar é dada através de diferentes criações. Como exemplo, o rico do pobre, onde o primeiro tem o cuidado de ensinar a falar bem, condições de pagar para estudar na melhor escola, aprende a ter postura no grupo em que vive. Mas tem um, porém a grande maioria com essa tal educação adquirida, não quer respeitar o podre, o negro, os ambulantes. Já uma boa parte da classe baixa, passar a ensinar os filhos de formas diferenciadas, como respeitar o próximo, a trabalhar no duro para valorizar o que ganha, a linguagem e mais informal, mais dada com respeito.

Na rotina cotidiana o ensino é praticado de diferentes maneiras, o formal e o popular. O formal atua mais nas áreas de ensino educacional, no trabalho, na hora de conhecer pessoas novas, ao responder os mais velhos, e nos momentos difíceis da vida. O outro, o ser estando em momentos de laser, passeios com os amigos, em jogos, brincadeiras, no bate-papo via net, ela é menos aplicada devida ser menos exigida nesse convívio, como outro citado anteriormente.

Vale salientar que educação e o fator fundamental para nossa vida, para o convívio com a comunidade. Ela não se limita apenas a normais morais e intelectuais, esta relacionada com os aspectos físicos de cada um.

“Pedagogia” vem depois dos primeiros ensinamentos de vida. Ela e a ciência que ocupa as questões de educação. Ela e que faz o estudo organizado através de métodos e didáticas que venham qualificar o processo educativo, para que isso ocorra e necessário que o pedagogo esteja preparado e atualizado para saber transmitir os projetos educativos para o educando.

Atualmente a pedagogia e considerada um conjunto de saberes que compete a educação da vida social do ser humano. Nesse conjunto ela se divide e diferentes tipos de ciências, como filosofia, psicologia, sociologia, medicinas, entre outras. Considera necessária essa divisão, porque as funções de uma e outra disciplina são diferentes.

É importante observar que as disciplinas escolares consomem muito daquilo que é produzido pelas disciplinas cientificas e reveste esses conhecimentos de funções didáticas que tem a função de levar os alunos a conhecerem, esses estudos, que é produzido pelo homem em termos de conhecimento.

Além disso, é necessária a reflexão sobre a prática pedagógica levando em consideração a o ponto de vista do trabalho do professor. Ele deve ser capaz de levantar dúvidas sobre seu trabalho. Não apenas ensinar bem a fazer algumas contas de Matemática ou a ler um conto. É preciso ir mais fundo, saber o que acontece com o estudante que não aprende a lição. É preciso ter muita vontade de aprender a fazer. Quando o professor faz isso corretamente, o aluno aprende a gerir seu estudo, dificilmente ele será alguém que só decora, porque o mestre ensina nele estratégias de interrogação e busca formá-lo como um indivíduo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com