TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos Sobre Processos

Trabalho Escolar: Conceitos Sobre Processos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/9/2014  •  1.422 Palavras (6 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 6

Processos e seus conceitos

Conceitos básicos de Processos

Onde há trabalho que tenha resultado, seja ele um produto ou serviço, há processo.

Basicamente no processo uma atividade, ou um conjunto delas, recebe uma entrada,

processa, resultando então em um serviço ou produto – resultado objetivo para o cliente -, ou ainda insumo para um outro processo. As entradas e saídas dos processos podem ser bens tangíveis – materiais -, intangíveis – conhecimento e informação.

Embora seja constituído por atividades previamente definido, um processo apresenta início e final claramente determinados.

Os processos podem ser identificados pelos modelos:

Fluxo de materiais;

Fluxo de trabalho;

Etapas em série;

Coordenação de atitividades;

Mudanças de estados.

Nesta ordem, do mais claramente definido e claro ao mais experimental, fracamente conectado, previsibilidade e baixo nível de controle.

A essência dos processos é a integração entre atividades e utilização dos recursos visando resultados eficientes.

Os processos são constituídos por atividades integradas, que se utilizam de pessoas, procedimentos e tecnologias, para gerar resultados – produtos, serviços, informações, conhecimento.O fluxo de atividades do processo pode, ou não, ser linear, neste caso permitindo o paralelismo de tarefas.

Quando utilizada a tecnologia e o uso de sistemas integrados as tarefas são previamente definidas e estabelecidas rotinas de trabalho em consonância com os recursos tecnológicos empregados. É o caso por exemplo, de sistemas ERP, CRM, SCM.

A tecnologia também favorece a integração e o agrupamento de pessoas por processos com ferramentas como correio eletrônico, blogs, comunidades virtuais, ferramentas de desenho dos fluxos de trabalho, entre outros.

Geralmente, as atividades relevantes da empresa são chamadas de processo. Estas envolvem as operacionais, as funções da organização e as práticas de administração.

Sob a concepção da importância que os principais processos possuem na organização, são importantes ativos de negócio.

Os processos podem ser categorizados basicamente em:

Processos Primários

Processos de negócio ou de cliente – intrísecos ao ramo em que a organização atua, suportados por processos internos, resultam em produtos ou serviços que o cliente espera receber. Atua diretamente com o cliente, para o cliente. É a essência do funcionamento e a principal singularidade de cada organização.

Processos de suporte – apoia o funcionamento adequado dos processos primários;

Processos organizacionais – focados na organização, orientados à integração organizacional coordenando sistemas e fluxos necessários para garantir o desempenho geral da empresa, proporcionando suporte adequado aos processos de negócio. Essenciais para a administração do negócio, por vezes não perceptível ou visível aos cliente externos;

Processos gerenciais – focados nos gerentes e suas relações, que adicionam ações de medição e desempenho da organização, possibilitando ajustes e melhoria aos demais processos.

O emprego da tecnologia pode ocorrer tanto nos processos primários como nos processos de suporte.

Os processos gerenciais e organizacionais fundamentam os processos de informação e decisão, que podem ser:

Horizontais – correspondem ao fluxo de trabalho. Organizados por equipes ou trabalho individual voluntário, definidos formalmente e coordenados entre diversas equipes funcionais. São processos de informação e decisão que coordenam atividades por várias unidades funcionais da organização. Também chamados de processos laterais, desenvolvidos ortogonalmente à estrutura vertical das organizações funcionais;

Verticais – relacionados ao planejamento e orçamento empresarial, relacionados a recursos – materiais ou humanos.

Quanto ao contexto de atuação:

Internos – são iniciados, processados e finalizados na própria organização;

Externos – iniciados externamente, processados internamente ou compartilhado com o meio e finalizados para o meio externo.

A maioria dos processos primários ou de negócios, permeia as unidades organizacionais, caracterizando a transversalidade, interfuncionalidade ou interdepartamentalidade.

Os processos têm uma cadeia ou fluxos de valor – value streams – que atravessa toda a organização de ponta a ponta até a entrega do produto ou serviço ao cliente. Constituídos por elementos como: reuniões, tarefas, decisões, metas e resultados.

Os processos são dinâmicos, variando com o tempo, e distintos organização a organização, independente do ramo de atuação da empresa.

Nas empresas que entregam produtos parte dos processos ficam transparentes aos clientes. Diferentemente, ocorre nas empresas que entregam serviços, os quais são constituídos por atividades necessárias para realizar transações e prestar o serviço. As atividades são mais valorizadas à medida que apresentar maior conteúdo intelectual.

As empresas por processos adotam esta forma de trabalho que resulta em parceiros de negócio, compartilhando recursos essenciais para a operação da organização.

Internamente as empresas se organizam por grupos funcionais e por grupos de processos ao mesmo tempo. Como ações decorrentes desta necessidade há definição de responsabilidades pelo andamento do processo, agrupamento de atividades, menor consumo de energia e recursos, também proporcionando eficiência e adequação ao fluxo nos processos. É o aperfeiçoamento das relações funcionais.

Por meio das parcerias e agrupamentos por processos as organizações trabalham em rede.

Para as pessoas ocorre o aperfeiçoamento das relações interpessoais e a realização de trabalhos em equipe, incentivo ao desenvolvimento de habilidades, solução de problemas, capacitação interfuncional, criatividade, coordenação e planejamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com