TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito Na Cadeia De Suprimentos

Ensaios: Conceito Na Cadeia De Suprimentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2013  •  2.249 Palavras (9 Páginas)  •  509 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO..........................................................................................................................1

1. A EMPRESA..........................................................................................................................2

1.1 Missão, Visão e Valores..............................................................................................2

1.2 Desenho da rede logística..........................................................................................3

2. VANTAGEM COMPETIVA................................................................................................4

3. PROCESSOS E GARGALOS DA TEGMA..........................................................................6

3.1 Quais fatores levaram a perceber os gargalos.............................................................7

3.2 No que estes gargalos afetam as atividades na Tegma...............................................7

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...................................................................................8

Introdução

Conceito Cadeia de Suprimentos e Estratégia Competitiva

Devido à importância que a logística representa como fator determinante do desempenho das empresas, caracterizando-se, cada vez mais, como uma fonte potencial de vantagem competitiva e contribuindo de forma significativa para a estrutura de custos, nos últimos anos, muitas empresas estão concentrando seus esforços na melhoria de suas atividades logísticas, como meio de minimização de custos globais e otimização dos níveis de serviço.

O conceito cadeia de suprimentos pode ser expresso como uma rede de organizações envolvidas em diferentes processos e atividades, com o objetivo de fornecer produtos e serviços que satisfaçam as necessidades dos clientes. O gerenciamento da cadeia de suprimentos ou Supply Chain Management (SCM), é uma estratégia de negócio que visa o aumento do valor da cadeia e de seus clientes, através da otimização do fluxo de produtos, serviços e informações relacionadas. Para um efetivo gerenciamento da cadeia, é necessário o aporte tecnologia de informação, como os aplicativos para gerenciamento da cadeia de suprimentos ou Supply Chain Management Applications.

A estratégia competitiva de uma empresa consiste das abordagens de negócios e iniciativas que ela executa para atrair os clientes, suportar as pressões competitivas e reforçar sua posição no mercado. O objetivo é superar as empresas rivais, conquistar vantagem competitiva no mercado e cultivar clientela leal.

O objetivo deste trabalho foi identificar gargalos nas atividades de serviços logísticos existentes na empresa Tegma Gestão Logística, quais fatores levaram a perceber os gargalos, no que estes gargalos afetam as atividades da Tegma.

1. A Empresa

A Tegma Gestão Logística é uma das principais empresas de gestão logística do Brasil, possui sede na Avenida Nicola Demarchi, n° 2000, CEP 09820-655, São Bernardo do Campo- SP, Atualmente conta com 62 filiais no País, e possui uma área total de 1.9 milhões de metros quadrados em pátios. Além de líderes no segmento de transporte de veículos zero Km para a indústria automobilística. São especialistas em prover soluções logísticas customizadas, inovadoras e sustentáveis, às mais variadas necessidades do mercado, em quatro distintas áreas de atuação: serviços logísticos para a indústria automobilística, transporte rodoviário, armazém e gestão de estoques e encomendas expressas. A sinergia entre essas quatro atividades, em estreita sintonia com seus clientes, permite a empresa atuar na integração de todos os processos logísticos e na gestão da cadeia de suprimentos.

As atividades da Tegma Gestão Logística iniciaram em 1969, com a transportadora de veículos zero Km Sinimbu. A partir da fusão com as empresas Schalatter, Transfer e Axis do Brasil, e mais tarde, em 2002. Com a Translor, o seu nome foi alterado para Tegma. Em 2004, compraram 49% da Catlog, da qual se tornaram gestores, e em 2006, criaram a Tegmax, especializada em leilões de automóveis. Em abril de 2007, adquiriram integralmente a Boni/Gatx e a coimex Logística Integrada, passando a atuar no mercado como um integrador de processos logísticos. Em julho deste mesmo ano, abriram seu capital para a negociação de ações na BOVESPA. Em setembro de 2007, deram o primeiro passo para a internacionalização com inicio das operações de transporte interno de veículos na Venezuela, por meio da Tegma Venezuela. Adquiriram em setembro de 2008, as operações da CTV (Cooperativa dos Transportes de Veículos), ampliando sua atuação para as regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil. E, 2011 adquiriram a Direct, empresa especialista em encomendas expressas, e que tornou sua gama de serviços ainda mais completa.

1.1 Missão, Visão e Valores.

 Missão: É prover soluções logísticas, estudar e apresentar alternativas para otimização da cadeia logística, com ênfase na melhoria da produtividade e da segurança, na redução dos custos totais dos clientes e na busca de um contínuo padrão de excelência operacional.

 Visão: Expandir suas atividades em outros setores da economia. A Companhia pretende intensificar seus negócios como operadores logísticos integrados e atuar de forma completa na cadeia logística em setores da economia que a Tegma acredita ter maior potencial de crescimento.

 Valores: Saúde, segurança, ética, inovação, eficiência e sustentabilidade. A Tegma reafirma a cada ano seu compromisso com os princípios que conduzem à gestão sustentável de seus negócios e garantem harmonia no relacionamento com seus clientes, colaboradores e a comunidade em geral. A Companhia procura destinar permanentemente recursos humanos, técnicos e financeiros não apenas para oferecer um ambiente seguro de trabalho, mas também eqüitativo e digno e voltado ao fortalecimento de organizações sociais e, sobretudo, à promoção de melhores oportunidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com