TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos básicos de qualidade

Seminário: Conceitos básicos de qualidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  Seminário  •  1.134 Palavras (5 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 5

Passo 1

Principais conceitos de Qualidade.

- Qualidade Transcendental: qualidade é sinônimo de excelência inata. É absoluta e universalmente reconhecível.

- Qualidade baseada no produto: Qualidade é uma variável precisa e mensurável, oriunda dos atributos do produto.

- Qualidade baseada no usuário: Qualidade é uma variável subjetiva. Produtos de melhor qualidade atendem melhor os desejos do consumidor.

- Qualidade baseada na produção: Qualidade é uma variável precisa e mensurável, oriunda do grau de conformidade do planejado com o executado. Esta abordagem dá ênfase a ferramentas estatísticas (Controle do processo)

- Qualidade baseada no valor: abordagem de difícil aplicação, pois mistura dois conceitos distintos: excelência e valor, destacando os trade-off qualidade X preço. Esta abordagem da ênfase à engenharia/ Analise de Valor-EAV.

Passo 2

Qualidade: Fundamentos e Processos (Entrevista). MARTINELLI, Fernando.

https://docs.google.com/leaf?id=0B4KJIlejzlLlNzY2ODA3NjctN2NhNy00ZGIzLTg0NjMtN2EyMTU3OGUxNGE3&hl=en_US

No inicio as responsáveis pela gestão da qualidade era os próprios artesões que tinham a responsabilidade de analisar as compra da matéria prima, analisar o processo de transformação do mesmo em produto e também cuidavam da venda e pós venda. Sendo eles os responsáveis pelo controle, garantia e processo de melhora da qualidade.

Hoje em dia o processo de analise de qualidade é bem avançado devido a modernização de sistemas, máquinas e metodologias que ocorrem de um processo padronizado que não aconteciam na época dos artesãos.

Passo 3

Um estudo de caso sobre a adoção dos programas e ferramentas da qualidade em empresas com certificação ISO 9001: estudos de casos múltiplos. Revista Gepros. https://docs.google.com/open?id=0B4KJIlejzlLlZ3dPNlZoVnlsQ3M.

Gestão de qualidade é um conjunto de atividades coordenadas para dirigir e controlar uma organização, incluindo planejamento, controle, garantia e melhoria da qualidade. As práticas da Gestão são certificadas por meio SGQ – Sistemas de Gestão da Qualidade, que enfoca: desenvolvimento, implementação, manutenção e melhoria da qualidade nos processos organizacionais. Visa alcançar resultados para satisfazer as necessidades, expectativas e requisitos da parte interessada.

O SQC é um sistema de melhoria contínua onde as necessidades dos clientes com o objetivo de satisfazê-los. Benefícios: Melhoria da qualidade, aumento da conscientização dos empregados em relação à qualidade, melhoria nas relações com clientes, na reputação da corporação, aumento anual de vendas. Dificuldades: resistência da cultura organizacional, falta de comprometimento, custos de implantação e falta de compreensão.

São utilizados alguns programas e ferramentas de qualidade como forma de identificar onde estão os problemas empresarias e como resolvê-los, alguns deles são:

- 5´S, Ciclo PDCA, Gestão da Qualidade Total, Kanban, Programa de Sugestões, Benchmarking, Brainstorming, Check List, Diagrama de Ishikawa, Gráfico de Pareto, Histograma, Poka Yoke, setup Rápido, entre tantos outros.

Implantar o ISO 9001 é um importante passo para se atingir a excelência Total, internacionalmente reconhecida fornece a certificação para qualidade de produtos e serviços para implantar padrões de qualidade para assim se tornar mais competitiva no mercado, sendo aplicável para qualquer empresa. Seus benefícios são: aumentar a satisfação dos clientes quanto à imagem, cultura e desempenho da empresa/produto, redução de custos, melhoria de comunicação no trabalho, maior vantagem competitiva de mercado.

Passo 4

• De acordo com a entrevista assistida, quais são as origens da Gestão da Qualidade e como ela está consolidada hoje nas empresas?

A origem da gestão da qualidade deu-se pelos próprios artesãos no momento da aquisição da matéria prima, o conceito da gestão da qualidade vem sendo estudado de forma mais elaborada e abrangente por consultores empresariais a partir do ano de 1961 visando sempre à melhoria do desempenho do processo. Hoje em dia devido a modernização de sistemas, máquinas e metodologias de um processo padronizado o mesmo se tornou mais eficaz e presente em todas as organizações.

• Comente sobre os princípios da Gestão da Qualidade (foco no cliente, liderança, envolvimento das pessoas e melhoria contínua).

Liderança: cabe aos líderes manterem e criarem um ambiente saudável para os colaboradores desenvolverem suas atividades de forma que estejam motivados a atingir os objetivos;

Foco no cliente: superar seus desejos atendendo suas necessidades e surpreende-los em suas expectativas ao produto ou serviço prestado;

Envolvimento das pessoas: todos devem se envolver para alcançar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com