TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEFINIÇÃO E CONCEITO DE QUALIDADE

Trabalho acadêmico: DEFINIÇÃO E CONCEITO DE QUALIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2013  •  Trabalho acadêmico  •  3.202 Palavras (13 Páginas)  •  528 Visualizações

Página 1 de 13

INSTITUTO SUMARÉ DE EDUCAÇÃO SUPERIOR-ISES

FACULDADE SUMARÉ

Qualidade

Gestão de Tecnologia da Informação – STIN1B

Erika AP Rodrigues RA 1112854

São Paulo

2012

SUMÁRIO

1 RESUMO 2

2 INTRODUÇÃO 3

3 DEFINIÇÃO E CONCEITO DE QUALIDADE 4

4 CICLO PDCA 5

5 GESTÃO DE QUALIDADE TOTAL 6

6 PROGRAMA 5S – MUDANDO O NOSSO AMBIENTE 7

7 5W2H 9

8 REFERENCIAL TEÓRICO 10

9 CITAÇÕES 10

10 CONCLUSÃO. 13

11 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS. 14

1 Resumo

A qualidade surge quase de maneira imperceptível, quando o ser humano se deparou com a busca por melhoria, um fato muito simples, mas de grande valia desde os primórdios da raça humana até os dias atuais, arriscaria dizer busca incessante que se estenderá a um futuro distante.

Inicialmente os artesões produziam suas peças, ele desenvolvia todas as etapas da produção de sua peça. Nesse momento entramos na Revolução Industrial e devido ao avanço alcançado nas relações de trabalho surge a necessidade de se produzir mais em menor tempo. Por mais que os trabalhadores fossem empenhados a trabalharem por várias horas ainda sim eram insuficientes sendo assim surgem as máquinas. Uma mudança que visionária.

Como os seres humanos nunca ficam satisfeitos continua em busca de melhorias, surgindo então a linha de produção, entendeu-se que quando se faz muitas vezes a mesma coisa ganha-se agilidade e se produz mais em menos tempo. Porém nem tudo é perfeito e essa pressa em produzir não permitia que se desse importância a qualidade do que era produzido. Devido surge a necessidade de ter alguém avaliando o que era produzido, alguém que identifica-se imperfeições. Identificando quais peças tinham sido fabricadas com qualidade inferior ou superior umas das outras.

Dessa forma inicia-se a evolução da qualidade.

Com dificuldades econômicas após a guerra o Japão procurava maneiras de se reestruturar e encontra na área industrial um possível ponto de partida, esbarrando na deficiência de recursos e encontra resistência no momento da exportação do que era produzido, por não alcançar os padrões dos concorrentes ganhando fama de fabricar produtos de baixa qualidade.

Preocupados em reverter este quadro, começam a investir com seriedade em "Programas da Qualidade".

Com toda evolução surgem os questionamentos e para mensurar o conceito de qualidade e variabilidade ainda na década de 20 foi desenvolvido pelo estatístico norte-americano W.A. Shewhart, um sistema de mensuração de conceito de qualidade e variabilidade, também o Ciclo PDCA (Plan, Do, Check e Action), que ficou conhecido como Ciclo Deming da Qualidade. Por que foi o W. E. Deming professor/consultor renomado internacionalmente quem o divulgou.

Consultores como Deming e Juran foram levados ao Japão para disseminar conceitos mais atualizados de gestão de empresas. E o resultado deste investimento pode ser visto após um curto período de tempo. Os japoneses não só conseguiram se igualar a seus concorrentes, mas suplantá-los em diversas áreas.

Conseguiu inclusive definir que qualidade não se implementa por meio de programas e sim por meio de processos de gestão. Utilizados com ferramenta afim de atingir o nível de qualidade desejado. Inicialmente fora chamado de "Programa da Qualidade" e posteriormente nomeado de "Gestão da Qualidade Total".

A ferramenta utilizada nesse processo é chama de "Programa 5S". O nome 5S provém da primeira letra de cinco palavras em japonês: seiri, seiton, seiso, seiketsu e shitsuke. Esses termos podem ser traduzidos como: utilização (ou descarte), arrumação, limpeza, padronização (ou higiene) e autodisciplina (um processo é permanente, tem duração indefinida).

Para este programa é aplicado um plano de ação chamado de 5W2H.

2 Introdução

O termo qualidade vem do latim lat qualitate cujo significado: 1 Dom, virtude. 2 Grau de perfeição, de precisão, de conformidade a um certo padrão. 3 Categoria, espécie, tipo.

O termo pode ser utilizado nas mais diversas situações, o seu significado nem sempre demonstra sua definição ou clareza com objetividade.

Definir qualidade é um verdadeiro desafio. É um assunto fundamental para o crescimento das organizações, a qualidade, tanto em produtos quanto em serviços, vem sendo tratada cada dia com mais seriedade, devido a concorrência, de fato a qualidade é o que exalta o diferencial de um produto ou serviço este diferencial atinge diretamente ou indiretamente a visão de quem analisa, aquilo que se busca e o que se recebe, ou seja, identifico a qualidade naquilo que eu busco ou aquele produto ou serviço me oferece mais do que eu busco.

A gestão da qualidade tem como objetivo a melhoria dos processos e o controle de qualidade. As ações tomadas para reduzir os problemas e ou incidentes que possa haver é o que traz a garantia da qualidade. São efetuadas medições em busca do controle da qualidade que analisam se os requisitos estão sendo respeitados e se os objetivos estão sendo alcançados.

3 Definição e conceito de qualidade

A qualidade está presente ou ausente, em nosso cotidiano de forma parcial, intensa ou total. Em nosso dia a dia é muito comum lembrarmo-nos dela quando falta energia elétrica, quando a conexão da internet cai, ou a página está fora do ar ou desatualizada.

Estamos vivendo a era da qualidade. Em busca de uma posição de destaque surge a necessidade de inovar, reciclar recriar.

Atualmente a qualidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com