TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceituação e Caracterização Geral do Gênero Objeto da Pesquisa

Por:   •  12/2/2019  •  Seminário  •  2.592 Palavras (11 Páginas)  •  27 Visualizações

Página 1 de 11

INTRODUÇÃO

Conceituação e Caracterização Geral do Gênero objeto da pesquisa

O Laudo é um relatório emitido após a análise de uma determinada situação através da qual se faz um diagnóstico. São relatórios que tem a finalidade de demonstrar as condições de determinadas “situações”. Como o próprio nome diz, é o resultado ou a fotografia imediata do ponto a ser analisado. Dizemos que o laudo é a peça escrita fundamentada.

O gênero laudo/parecer técnico é um gênero predominante descritivo, feito por um técnico ou especialista que relata e avalia uma determinada situação dentro dos seus conhecimentos. Além disso, engloba as características dos outros gêneros tradicionais tais como os gêneros narrativos e dissertativos.

Esse gênero é requerido quando se precisa de uma avaliação mais técnica e minuciosa de alguma situação/instrumento/lugar e circula em seus lugares mais requisitados, como tribunais, clinicas médicas, industrias, entre outros.

Organização do trabalho (procedimentos para realização da pesquisa – Como o trabalho foi realizado e como está organizado?)

O trabalho foi realizado com buscas na internet sobre materiais do assunto e exemplos de laudos/pareceres. Desses foram extraídas as respostas para as questões propostas ao grupo e o material para a construção do slide e apresentação do gênero. A organização foi dada seguindo as diretrizes propostas na plataforma moodle-“Esboço do trabalho”, as tarefas foram dividas aos membros do grupo e cada um contribuiu com sua parte (pesquisa e opiniões), para construir o “corpo” do trabalho.

DESENVOLVIMENTO

(Comentar as 4 categorias -> formulários)

I - Análise das Condições de Produção

1 – Quem é o produtor (que papel social desempenha)? Quem é o leitor (que papel social desempenha)?

O Laudo ou Parecer Técnico deve ser escrito por um técnico que deve ser assinar e datar, deve conter o nome e o registro do profissional, emitido por um especialista (por exemplo, advogado, médico ou psicólogo) sobre determinada situação que exija conhecimentos técnicos. É a tradução das constatações captadas pelo técnico ou especialista, em torno do objeto ou do fato, por meio dos conhecimentos especiais de quem o examinou.

2 – Onde e quando o texto é produzido, em que instituição social se produz e circula o gênero?

É uma peça escrita, na qual o técnico deve visualizar, de forma abrangente, o conteúdo da perícia e particularizar os aspectos e as minudências que envolvam a demanda e, portanto, é produzido no ambiente no qual é realizado a inspeção. Circula em tribunais, clínicas médicas em suas mais diversas áreas, IML´s, áreas de Construção Civil, etc

3 – Em qual suporte é divulgado esse gênero? Com qual objetivo é produzido? Qual o valor social que lhe é atribuído?

A descrição requer observação cuidadosa, para tornar o que vai ser descrito um modelo inconfundível, não se trata de enumerar uma série de elementos, mas de captar os traços capazes e transmitir uma impressão autêntica. Portanto, é produzido com o objetivo de, entre outras coisas: Caracterizar as situações de risco existentes nos ambientes de trabalho; contribuir para a identificação de ações, pelas áreas de vigilância e de promoção à saúde, favorecendo a implantação de medidas que promovam melhores condições ambientais de trabalho; verificar todas as exigências legais pertinentes à determinada situação.

II Análise de aspectos retóricos e linguísticos

1 – Quais os conteúdos típicos do gênero?

Esta opinião escrita ou verbal dada por alguém(LAUDO) acerca de determinado assunto, é um ato de procedimento administrativo que indica e fundamenta solução para determinado assunto tratado, pois seu objetivo é o esclarecimento de dúvidas. É a tradução das impressões captadas pelo técnico ou especialista, em torno do fato litigioso, por meio dos conhecimentos especiais de quem o examinou.

2 – Quais as construções composicionais/linguísticas caracteristicamente associadas ao gênero?

Nos textos técnicos costumam estar presentes as estruturas e características dos gêneros tradicionais narrativos, descritivos e dissertativo.

Na descrição, os fatores citados precisam ser levados em conta, deles depende a estrutura formal e textual do texto a ser descrito, com a finalidade de identificar, localizar e qualificar. Algumas questões devem ser enfatizadas, como: descrição do objeto ou ser;quais pormenores serão enfatizados;o que será ressaltado; qual a ordem descritiva a ser utilizada; a que se destina o laudo, etc. É muito predominante o uso de substantivos, adjetivos e locuções adjetivas; utilização da enumeração e comparação; presença de verbos de ligação; verbos flexionados no presente ou no pretérito; emprego de orações coordenadas justapostas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (44 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com