TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceituando Empreendorismo

Dissertações: Conceituando Empreendorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  373 Palavras (2 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 2

Conceituando Empreendedorismo

A melhor classificação para empreendedorismo é o envolvimento de pessoas e processos que, em conjunto, levam a transformação de ideias e oportunidades. Pela visão do autor Joseph Schumpeter (1949):“O empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente pela introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos e matérias.”

O autor kirzner (1973) tem uma abordagem diferente, segundo ele o empreendedor é aquele que cria um equilíbrio, encontrando uma posição clara e positiva em um ambiente de caos e turbulência, identifica as oportunidades na ordem presente, ambos porém, são enfáticos em afirmar que o empreendedor é um exímio identificador de oportunidades sendo um indivíduo curioso e atento a informações, pois sabe que suas chances melhoram quando seu conhecimento aumenta.

Segundo Schumper, o empreendedor é mais conhecido com aquele que cria novos negócios, pode também inovar dentro de negócios já existentes. Nesse caso o termo que se aplica é o empreendedorismo corporativo.

Podem-se classificar oito tipos de empreendedor: empreendedor serial, empreendedor nato, empreendedor que aprende, empreendedor corporativo, empreendedor social, empreendedor herdeiro empreendedor por necessidade, empreendedor planejado.

O empreendedor seria então o cara que detecta qualquer oportunidade e cria um negócio para lucrar sobre ela, assumindo riscos calculados. São aspectos de um empreendedor:

• Ter iniciativa para criar um novo negócio e paixão pelo que faz.

• Utilizar recursos disponíveis de forma criativa, transformando o ambiente social e econômico onde vive.

• Aceitar assumir os riscos calculados e a possibilidade de fracassar.

É possível ensinar empreendedorismo

Até poucos anos atrás se acreditava que o empreendedorismo era nato, que o empreendedor nascia com um diferencial e era predestinado ao sucesso nos negócios. Mas hoje se tem outra visão; que o processo empreendedor pode ser ensinado e entendido por qualquer pessoa e que o sucesso é decorrente de uma gama de fatores internos e externos aos negócios.

O processo empreendedor

Há pessoas se tornam empreendedoras por acaso, algumas nem sabem qual foi o principal motivo que as levaram a criar uma empresa. Existem vários fatores que influenciam no processo empreendedor:

• Fatores pessoais: realização pessoal, assumir riscos, valores pessoais, educação, experiência, insatisfação com o trabalho, ser demitido, idade.

• Fatores sociológicos networking, equipes, influência dos pais, família, modelos (pessoas de sucesso).

• Fatores pessoais: empreendedor, líder, gerente, visão.

• Fatores organizacionais: equipe, estratégia, estrutura, cultura, produtos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com