TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Concepção Da Educação Infantil

Dissertações: Concepção Da Educação Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  437 Palavras (2 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 2

A concepção de infância está intimamente ligada a Educação Infantil

O artigo retrata a importância das transformações na educação infantil, foram grandes transformações. A visão da infância no processo de aquisição de uma nova identidade para as instituições que trabalham com crianças foi longe e difícil. No decorrer desse processo, surgiu uma nova concepção de criança, totalmente diferente da visão tradicional. Se por séculos a criança era vista como um ser sem importância, quase invisível, hoje ela é considerada em todos os sentidos com identidade pessoal e histórica.

Essas mudanças originaram-se de novas exigências sociais e econômicas, conferindo à criança um papel de investimento futuro, ela passou a ser valorizada. Sendo assim, a Educação Infantil de uma perspectiva assistencialista transforma-se em uma proposta pedagógica aliada ao cuidar, procurando atender a criança de forma integral, onde suas especificidades (psicológica, emocional cognitiva, física, etc.) devem ser respeitadas. Nessa perspectiva este artigo propõe uma discussão sobre a evolução histórica da concepção de infância e sua repercussão no atendimento destinado as crianças em instituições de Educação Infantil.

De um ser sem importância, quase imperceptível, a criança num processo secular ocupa um maior destaque na sociedade, e a humanidade lhe lança um novo olhar. Para entender melhor essa questão é preciso fazer um levantamento histórico sobre o sentimento de infância, procurar defini-lo registrar o seu surgimento e a sua evolução.

Na Idade Média a criança era vista como um ser em miniatura, assim que pudesse realizar algumas tarefas, esta era inserida no mundo adulto, sem nenhuma preocupação em relação a sua formação enquanto um ser especifico, sendo exposto a todo tipo de experiência.

O entendimento da Educação Infantil e sua importância no processo de formação da criança requerem uma compreensão sobre o papel da ludicidade educativa neste processo, pois os mesmos devem estar adequados ao interesse, às necessidades e as capacidades da etapa de desenvolvimento, na qual a criança se encontra. Cada criança tem o seu ritmo próprio de desenvolvimento e características pessoais que a diferem das demais.

No século XVIII, além da educação a família passou a se interessar pelas questões relacionadas à higiene e à saúde da criança, o que levou a uma considerável diminuição dos índices de mortalidade.

As mudanças beneficiaram as crianças da burguesia, pois as crianças do povo continuaram a não ter acesso aos ganhos representados pela nova concepção de infância, como o direito à educação e a cuidados mais específicos, sendo direcionadas para o trabalho.

A criança sai do anonimato e lentamente ocupa um espaço de maior destaque na sociedade. Essa evolução traz modificações profundas em relação à educação, esta teve que procurar atender as novas demandas que foram desencadeadas pela valorização da criança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com