TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Concepção De Educação Infantil

Artigos Científicos: Concepção De Educação Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2014  •  835 Palavras (4 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 4

Concepção de Educação Infantil

Durante muito tempo a Educação Infantil, ocupava-se nos cuidados com os pequenos, o governo a escola, tinham suas preocupações voltadas para os cuidados com a criança, considerando as mudanças na família em consequência da vida moderna, que fez necessário que as mulheres trabalhem fora de casa e passassem parte dos cuidados com os filhos para as escolas e creches, o governo/escola passam a oferecer os cuidados com higiene, alimentação e proteção das crianças, enquanto as mães saem para trabalhar para ajudar no sustento da família.

Inicialmente foi assim, mas com o passar dos anos, surgiu á necessidade de mudanças no sistema educacional, publico e privado e vem sendo criadas leis que visam á melhoria do sistema.

Com o Referencial Curricular Nacional para Educação infantil ( RCNEI), esta acontecendo muitas mudanças, entra elas surge o chamamos de tripé educacional, que visa os cuidados com as crianças da Educação Infantil com introdução da alfabetização, porém, a escola incorpora aos cuidados que antes tinham com as crianças, técnicas e atividades onde a criança é estimulada a aprender enquanto brinca, utilizando do meio, do ambiente para que aprendam naturalmente, sem serem forçadas.

Baseada na (RCNEI), foi realizada uma entrevista sobre a concepção de Educação infantil, e esta pesquisa foi realizada com duas professoras desta etapa de ensino, sendo uma educadora da escola publica e uma da escola privada. Uma leciona numa escola pública, no bairro Freguesia do Ó em São Paulo, ela tem 41 anos, é formada em Pedagogia, e trabalha na educação infantil á doze anos. A professora que leciona na escola privada, no bairro Vila Mariana em São Paulo, tem 25 anos é formada em pedagogia e trabalha na educação infantil á três anos.

De acordo com os dados obtidos percebe-se que uma das professoras a da rede pública entende a educação infantil, como um preparo para o ingresso da criança no ensino obrigatório, já a que leciona na rede privada, acredita que a educação infantil é a oportunidade que a criança tem de aprender brincando, sem a responsabilidade e a cobrança do ensino obrigatório.

Ao questionar a educadora da rede publica sobre o Referencial Curricular Nacional para Educação infantil ( RCNEI), e se ele é utilizado na escola e de que forma é utilizado, ela deixou claro o atraso na rede publica se comparada com o setor privado, e as deficiências encontradas para aplicação do (RCNEI), porém, ela disse que a escola utiliza sim, a escola procura incluir no planejamento escolar atividades que visam o desenvolvimento da autonomia e confiança da criança e capacidade de explorar o ambiente escolar, e aproveitar os objetos do ambiente nas atividades. A professora da escola privada mostrou conhecer melhor o Referencial, mas, citou também a exploração do ambiente, para desenvolver as atividades, aguçando a curiosidade das crianças ao interagir com o ambiente, e com novos objetos, e não somente o papel e o giz de sempre.

Quando questionei as professoras sobre a concepção criança, ambas disseram que criança é um ser que já nasce pronto para explorar, nasce pesquisador, o desejo de aprender é aguçado, e que se houver estimulo, e um ambiente favorável, ou seja, se a escola estiver preparada para trabalhar com essa criança fazendo com ela aprenda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com