TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Concepção De Leitura

Trabalho Escolar: Concepção De Leitura. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  1.228 Palavras (5 Páginas)  •  1.236 Visualizações

Página 1 de 5

Concepção de leitura;

A leitura é muito importante em nossas vidas, sobre a necessidade de se cultivar o hábito de leitura entre crianças e jovens, sobre o papel da escola na formação de leitores competentes, com o que concordamos prontamente. As principais questões destacadas são: O que é ler? Para que ler? Como ler? Evidentemente, as perguntas poderão ser respondidas de diferentes modos, os quais revelarão uma concepção de leitura decorrente da concepção de sujeito, de língua, de texto e de sentido que se adote.

Foco no autor; Koch (2012) afirma que à concepção de língua como representação do pensamento corresponde à de sujeito psicológico, individual, dono de sua vontade e de suas ações.

A leitura, assim, é entendida como a atividade de captação das ideias do autor, sem se levar em conta as experiências e os conhecimentos do leitor, a interação auto-texto-leitor com propósitos constituídos sociocognitivo-interacionalmente.

Foco no texto: É uma atividade que exige do leitor o foco no texto, em sua linearidade, uma vez que “tudo está dito no dito”.

Se, na concepção anterior, ao leitor cabia o reconhecimento das intenções do autor, nesta concepção cabe-lhe o reconhecimento do sentido das palavras e estruturas do texto. Em ambas, porém, o leitor é caracterizado por realizar uma atividade de reconhecimento, de reprodução.

Foco na interação auto-texto-leitor: O papel do leitor, em interação com o texto é de construir o sentido, considerando não só as informações explicitamente constituídas, como também o que é implicitamente sugerido, numa clara demonstração de que:

° a leitura é uma atividade na qual se leva em conta as experiências e os conhecimentos do leitor;

° a leitura de um texto exige do leitor bem mais que o conhecimento do código linguístico, uma vez que o texto não é simples produto da codificação de um emissor a ser decodificado por um receptor passivo.

Estratégias de leitura;

Conforme cada titulo dado referente a um texto, temos a capacidade de prever a continuidade da história ou assunto. No decorrer da leitura do texto, podemos antecipar o acontecimento da história, podendo ser a verdadeira continuidade ou não. Essa concepção de leitura, que põe em foco o leitor e seus conhecimentos em interação com o autor e o texto para a construção de sentido, vem merecendo a atenção de estudiosos do texto e alimentando muitas pesquisas e discussões sobre a sua importância para o ensino da leitura.

Fazemos antecipações, levantamos hipóteses que, no decorrer da leitura, serão confirmadas ou rejeitadas. Neste último caso, as hipóteses serão reformuladas e novamente testadas em um movimento que destaca a nossa atividade de leitor, respaldada em conhecimentos arquivados na memória (sobre a língua, as coisas do mundo, outros textos, outros gêneros textuais).

Um exemplo com a história: O retorno do patinho feio. Focalizando o titulo atentamos para a palavra retorno que significa regresso, volta, adentramos o texto prosseguindo em nossa atividade de leitura e produção de sentido referente ao tempo e passado na história. Reflete sentimento e emoções.

Cada texto depende do tipo de leitor. De modo geral é o leitor que norteara o modo de leitura com mais ou menos tempo, com mais ou menos atenção, com maior ou menor interação, de acordo com o tipo de leitura da qual estiver mais interessado.

Leitura e produção de sentido;

Considerar o leitor e seus conhecimentos e que esses conhecimentos são diferentes de um leitor para outro, implica aceitar uma pluralidade de leitura e de sentidos em relação a um mesmo texto, sendo positivo ou negativo.

Conforme verificamos na relação de causa e consequência sugerida na materialidade linguística do texto:

° a velhice é a causa de se ficar cada vez menos: menos tônus muscular, menos brilho no cabelo, menos peito, menos bunda...

° a velhice é a causa de se ficar cada vez mais: mais olheiras, mais rugas, mais papada, mais manchas, mais barriga, mais celulite...

No texto se destaca uma avaliação negativa sobre a velhice, atualmente compartilhada por muitos. Sabemos – é verdade – que nem sempre foi assim, nem são todos os que assim pensam sobre essa fase da vida.

Toda forma de interpretar textos, se constitui diferentemente dependendo do leitor, seu lugar social, seus conhecimentos, seus valores e suas vivencias. Assim como a leitura pode variar de um leitor para o outro, podemos verificar também que a leitura pode variar em se tratando do mesmo leitor, onde a orientação do autor tem peso significativo.

É o que evidenciaremos com o texto a seguir:

Não te amo mais

Estarei mentindo que

Ainda te quero como sempre quis

Tenho certeza que

Nada foi em vão

Sinto dentro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com