TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Concepção de Leitura

Tese: Concepção de Leitura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2013  •  Tese  •  1.577 Palavras (7 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 7

RESUMO.

O Objetivo deste trabalho é apresentar de forma simples e didática a concepção de que o texto é lugar de interação de sujeitos sociais, os quais, dialogicamente, nele se constituem e são constituídos; e que, por meio de ações lingüísticas e sociocognitivas, constroem objetos de discurso e propostas de sentido, ao operarem escolhas significativas entre as múltiplas formas de organização textual e as diversas possibilidades de seleção lexial que a língua lhes põe a disposição.

INTRODUÇÃO

Este relatório foi elaborado por nosso grupo, a fim de analisar e compreender a importância da boa leitura e escrita para nossa vida acadêmica, profissional e na escola. O relatório fala sobre elementos que são indispensáveis para um bom entendimento e formação de opinião de um texto. Foram realizadas pesquisas em busca desse conhecimento, através de livros, vídeo- aulas e da internet.

Neste relatório pode-se exemplificar algumas formas mais praticas e prazerosa para motivar a leitura entre jovens e adultos, a concepção de leitura mostra os conceitos apresentados para entender e compreender um texto, em estratégias de leituras pode ter vários caminhos de leitura onde se torna mais interessante o modo de ler as produções de sentido é aflorado no momento em que o leitor começa a compreender o texto e interpretar o texto, os gêneros textuais são extremamente importantes para a compreensão de um texto onde com eles podemos identificar e ter um conhecimento mais pleno e significativo. Para iniciarmos a pesquisa foi fundamental entender o conceito de leitura e compreender que os sentidos do texto são construídos dialogicamente entre autor, texto e leitor

Concepção de Leitura:

As concepções de leitura variam conforme a visão de sujeito, de língua, de texto e de sentido.

Cada pessoa, cada sujeito vai ter uma leitura, vai ter uma interpretação de língua, do texto e do sentido

Foco no autor- O texto só existe a partir do momento que o autor escreve este texto e também que o autor o leia. Cabe ao leitor captar, ou seja, entender, compreender os sentidos do autor que nos pretende falar.

Foco no texto-Sistema estrutural da língua, como sistema, cada idioma possui um sistema. Cabe ao leitor identificar, reconhecer e decodificar o sentido, porque a pessoa que escreve usa o código, ele faz a codificação e nós como leitores fazemos a decodificação para chegar a compreensão desses sentidos.

Interação entre autor-texto-leitor-É fundamental o cruzamento desses três elementos a uma concepção interacional dialógica da língua. O texto fica entre o autor e o leitor, aquele que escreve o emissor e o leitor como locutor.

Estratégias de Leitura:

Na interação autor-texto-leitor e fundamental que o leitor critique, contradiga, avaliem a informação que está obtendo durante a leitura, que concorde, que apóie, sendo de extrema importância reagir diante do que está sendo lido. Para que essa “reação” possa ocorrer o mesmo se utiliza de estratégias de leitura. Essas estratégias são compostas pelas antecipações e hipóteses que assumimos com base no conhecimento adquirido ao longo da vida sobre o assunto do texto. Passando assim a leitura a ser processada, criticada, contestada e avaliada, produzindo o sentido de lermos e nos mantermos informados.

Leitura e os sentidos do texto

A leitura é vista por toda sociedade como uma necessidade muito importante e indispensável em nosso cotidiano, e é entendida como a atividade de captação do leitor, sem se

levar em conta as experiências e os conhecimentos do leitor. Os sujeitos são vistos como atores/construtores sociais, sujeitos ativos que dialogicamente se constroem e são construídos no texto. O leitor lê e constrói o sentido do texto com o que lhe é mostrado e no momento da leitura do texto, ele vai analisando, questionando e criando uma curiosidade que vai sendo saciada ao longo da leitura, ou seja, ele vai criando estratégias de leitura.

É variável o sentido do texto dado pelo leitor, pois ele dará o sentido que entende a partir dos seus conhecimentos, valores, cultura e outros fatores. O mesmo pode ter vários sentidos uma vez que os conhecimentos, vivências e valores são diferentes de um leitor para outro. Desse leitor, espera-se que processe, critique, contradiga, ou avalie o que tem diante de si, que a desfrute, que dê sentido e significado do que lê.

A capacidade central do ser humano de dar direção às coisas do mundo permite á ele fazer sentido do que ouve ou ler indo muito além do que está explícito ou prontamente acessível, pois o sentido não reside apenas no texto, mas depende sempre de um interpretador. Ler significa ser questionado pelo mundo e por si mesmo, que certas respostas podem ser encontradas na escrita, que todos podemos ter acesso á ler e que podemos construir uma resposta que integra cada parte das novas informações ao que já se é.

REFLEXÕES: LEITURA NA ESCOLA: LIVRO, BIBLIOTECA, BIBLIOTECA DE CLASSE.(etapa 01)

O Artigo destaca a importância da leitura, pois através dela se abrem as cortinas para outros mundos e também nas demais disciplinas. A leitura é libertadora, da autonomia para a pessoa a entender as opções do texto e para poder se comunicar conforme a citação. A leitura é uma atividade complexa que envolve o sujeito inteiro: seu cotidiano, sua memória, seus interesses, suas curiosidades, suas intimidades, seus segredos e afetos. Dai a importância da leitura. Se houver maior clareza quanto ao quê e ao como fazer, maiores são as chances de acertar

A leitura vai muito além da simples decodificação dos símbolos. Ela pode ser interpretada de maneiras diferentes nas experiências sensoriais, representações e lembranças do autor. Quem produz é o autor e quem recebe é o receptor. Para elaborar textos usamos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com