TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Concepção de leitura

Resenha: Concepção de leitura. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2013  •  Resenha  •  348 Palavras (2 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 2

Concepção de leitura:

O grupo define que a concepção de leitura se difere conforme o foco. Sendo estes:

• Foco no autor: onde este elabora um texto expressando seus pensamentos sem se preocupar com o conhecimento do leitor, cabendo a este (leitor) a interpretação do que o autor pretende informar. Exemplo: uma poesia.

• Foco no texto: é um produto de linguagem, utilizando códigos elaborados pelo autor a ser interpretado pelo leitor/ouvinte conforme seu conhecimento do código utilizado. Exemplo: numa frase escrita “vai fazer calor” o leitor por sua vez já sabe e compreende que não precisa usar blusa de frio, guarda-chuva, luvas e tocas.

• Interação entre autor-texto-leitor: neste foco o autor constrói um texto considerando as experiências e os conhecimentos do leitor. Exemplo: elaboração de um texto onde o público alvo é a criança, o autor terá que usar uma linguagem mais simples sem muitos termos técnicos.

Estratégia de leitura:

Estratégia: qualquer plano hábil e cuidadosamente elaborado para atingir determinado fim (dicionário Sacconi – edição 1996- página 312).

Leitura: ação ou efeito de ler (dicionário Sacconi – edição 1996- página 421).

Ler: 1- Olhar atentamente para entender o significado de. 2- Pronunciar em voz alta. 3- revisar, corrigir ou conferir (provas tipográficas ou originais). 4- Prever. 5- Interpretar mentalmente (dicionário Sacconi – edição 1996- página 422).

Estratégia de leitura é uma escolha feita ou elaborada por cada pessoa durante a leitura de um determinado texto, levando em conta a intenção com que o leitor/ouvinte está realizando leitura. Como resultados desta leitura podem processar, criticar, contrastar, avaliar, interpretar e compreender as informações apresentadas de forma competente.

Alguns exemplos de estratégia de leitura:

Estratégia de Antecipação: o leitor com base em dados existentes neste texto já consegue prever através de hipótese o que está por vir, mesmo antes de ler todo o conteúdo.

Estratégia de Inferência: o leitor prevê o que vai acontecer, sem dados existentes, supondo o restante do conteúdo com base nas pistas (códigos elaborados pelo autor) dadas pelo texto ou em um prévio conhecimento armazenado na memória do leitor.

Estratégia de Verificação: onde o leitor conclui o texto baseado na confirmação ou não das especulações realizadas anteriormente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com