TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conflitos De Geração X E Y

Trabalho Universitário: Conflitos De Geração X E Y. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/8/2014  •  1.417 Palavras (6 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 6

O CONFLITO DE GERAÇÕES X e Y E O

IMPACTO NO AMBIENTE DE

TRABALHO

1.Introdução

As organizações são afetadas pelas rápidas e constantes transformações da sociedadee, por isso,é de suma importância a reflexão sobre o comprometimento organizacional, fator fundamental no sucesso de uma empresa.Lazzarschi (2007) indica

a necessidade de se examinar os impactos dos sistemas

de recursos humanos no comprometimento para melhor se desenhar os sistemas de recursos humanos de uma organização.

O comprometimento organizacional está relacionado à necessidade que a

empresa apresenta em conhecer melhor seus recursos humanos no ambiente de trabalho, bem como as variáveis que lhes motivam e os tornam mais produtivos para organização.

Outra preocupação nas organizações diz respeito à presença de

diferentes gerações atuando no mercado. Observar suas particularidades

em relação ao seu conjunto de crenças, valores, prioridades e principalmente a maneira como se relacionam e de como essas diferentes características podem influenciar no ambiente de trabalho torna-se fundamental

para as organizações

.Zemke (2008) destaca que cada geração difere da outra em termos de crenças, valores e prioridades, que são conseqüência direta da época em que foram criadas. As análises identificam a presença da geração Baby-Boomers

(geração pós-guerra), a geraçãoX (abrange os nascidos entre 1962 e 1977) e a

geração Y (nascidosa partir de 1978) atuando em um

mesmo ambiente de trabalho.

A presença das diferentes gerações no mesmo ambiente organizacional

por um lado,carrega a positividade em função da diversidade da integração e vivência de diversas perspectivas, mas por outro também pode ser criadora de desequilíbrios e conflitos, dado que cada geração estabelece um tipo de relação com o seu contexto.

Nesse sentido, é de fundamental importância que as organizações estejam atentas ao gerenciamento do ambiente interno.

2_ Geração X

A denominada Geração X compreende os nascidos entre 1965 e 1977 , viveram num momento de revolução e de luta pela abertura política e social praticamente no mundo inteiro.

Segundo Oliveira (2009) a geração X é aquela que vai ingressar no mercado de trabalho em um contexto de mudança, onde as relações nas organizações tornaram-se mais informais e os funcionários tornaram-se mais dinâmicos, as posições de comando e de autoridade passam a ser questionadas.

A estrutura familiar dessa geração era bem diferente da antecessora. Filhos de pais e mães que trabalham fora, de pais separados, conviveram com a quebra de padrões sociais e morais arcaicos, onde o casamento, por exemplo, deixou de significar uma relação perpétua.

A educação foi totalmente influenciada pela televisão, a rotina familiar transformada em função de programas de televisão e segundo Oliveira (2009), os pais passaram a castigar os filhos limitando seu acesso a seus programas favoritos, o que para eles, fãs incondicionais de desenhos animados era um grande castigo. Influenciada pela televisão, foi a geração mais atraída pelos apelos consumistas. Teve grande contato com as inovações tecnológicas,

assistiram ao surgimento do vídeo cassete, do computador pessoal e da internet e muitas outras novidades que começaram a prosperar na juventude e continuam num ritmo acelerado nos dias atuais.

Diante desse cenário de mudanças sociais e evolução tecnológica, essa geração tem jovens de características e estilos de vida diferentes, entre eles ex

istem: os revolucionários -aqueles interessados em política que manifestavam seus ideais em movimentos estudantis, ou em movimentos "

Hippies" buscando direitos iguais;

os musicais-num primeiro momento manifestavam através da música seus valores e posições políticas, mais tarde passaram a buscar a liberdade de escolha e encontravam nas danceterias os

relacionamentos superficiais que estavam interessados; os familiares

são os filhos que descendem de pais que conseguiram impor a disciplina a que estavam acostumados, esses jovens buscaram estabilidade financeira para rapidamente constituírem família são tolerantes e cuidadosos em suas escolhas e submetem-se de forma passiva a regras; oWorkaholic -são

pessoas que colocaram sua carreira profissional a frente de tudo, deixaram a família em segundo plano, começaram a trabalhar bem cedo buscando o sucesso profissional, muitas

vezes colocando seus valores pessoais em jogo na busca por objetivos.

A geração X é marcada por acontecimentos políticos e sociais, como por exemplo, impeachment do presidente Fernando Collor de Melo, a queda do muro de Berlim se depara com o aparecimento da AIDS. Passa a ter um maior contato com a tecnologia e paga suas contas com cruzeiro, cruzado e cruzado novo.

São profissionais que trabalham mais para ganhar dinheiro, para ter reservas em momentos de crise, além de se mostrarem apegados a títulos e cargos.

Apresentam mais resistência para a tecnologia e não tem tanto entusiasmo em buscar a inovação e estar sempre conectados.

3_ Geração Y

A geração que cresce no país que suscita uma democracia e uma economia aberta e nos anos 90 o Brasil adere o plano real. E a internet abre as portas do mundo para a geração Y.

Conhecida como geração da internet, tem a necessidade de uma evolução imediata, o que determina a permanência dos talentos da geração Y é a identificação com os valores da instituição, o desafio e a clareza nas funções desempenhadas e realização pessoal, visto que essa geração tem pressa no reconhecimento.

São profissionais impulsivos, impacientes que querem subir na carreira rapidamente e constantemente sem abrir mão dos desafios.

Uma empresa não pode considerar que apenas uma geração tenha uma voz ativa e julgar que uma outra seja a solução de todos os problemas, pois cada uma apresenta seus valores que somados podem ser de grande apreço para a instituição.

Uma característica comum que pode ser encontrada nos profissionais desta geração é o interesse pessoal e de crescimento que está acima dos interesses coletivos. Isso faz com que mude de emprego com facilidade se o mesmo não está lhes satisfazendo pessoalmente e profissionalmente. Para esta geração é fundamental trabalhar no que lhe dá prazer.

A geração Y não está acostumada à hierarquia e ambientes autoritários e, muitas vezes, trabalha por estímulo, gosta de ser reconhecida pelo que faz e de utilizar seus conhecimentos para atingir as metas da empresa, além de necessitar do feedback constante por parte de seus líderes. São polivalentes e sabem administrar bem o tempo. Trabalham para viver, mas não colocam o trabalho em primeiro lugar.

Em algumas organizações, a geração Y já se encontra exercendo cargos de liderança. Geralmente, a geração Y é composta por jovens que apresentam uma vontade de aprender e não se adaptam a situações de hierarquias, mas tendem a valorizar os trabalhos em grupos. Mostram-se individualistas quando o assunto é alcançar os seus objetivos se, principalmente, têm pressa em ascender e consolidar-se profissionalmente.

4_Justificativa

Existe uma grande dificuldade nas organizações em saber lidar com os conflitos gerados pelas duas gerações, a geração X tem um pouco mais de resistência a tecnologia, não gosta de buscar inovação e tem algumas resistências na forma de trabalhar. Enquanto a geração Y, o profissional está mais voltado para ele mesmo, buscando uma evolução imediata de querer subir freqüentemente, por cada um ter um modelo mental diferente, isso gera muito conflitos dentro das organizações.

O foco do estudo é analisar como os conflitos entre as gerações X e Y podem interferir no ambiente da empresa, e buscar soluções para administrar.

5_ Bibliografias

COIMBRA, R.G.C.; SCHIKMANN, R.

A Geração Net; XXV . In:ENCONTRO DA

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 15, 2001; Campinas. Anais ... Campinas: ANPAD, 2001. CDROM.

DUTRA, J. S.

Administração de carreiras: uma proposta para repensar a gestão de

Pessoas. São Paulo: Atlas, 1996.

DUTRA, J.S.; VELOSO, E.F.R.; FISCHER, A.L.; NAKATA, L.E

. As carreiras inteligentes e sua percepção pelo clima organizacional.

Revista Brasileira de Orientação Profissional-ABOP, v. 10, n.1, pp. 55-70, 2009

...

Baixar como  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »