TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conhecimento De Custos

Exames: Conhecimento De Custos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  1.307 Palavras (6 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho vamos falar sobre conceito da empresa e do custo, como administrar certo a entrada e saída de dinheiro na empresa, o jeito certo ou o mais adequado de ganhar ou ter menos prejuízo financeiro e conceito de GECON, conceito de ABC, e conceito de RKW e também conceito de contabilidade administrativa e conceito de matemática financeira.

2 O CONHECIMENTO DE CUSTOS

O custo de uma empresa resulta em uma combinação de diversos fatores, entre os quais: a capacitação tecnologia e produtiva relativa a processos, produtos e gestão; o nível de atualização da estrutura operacional e gerencial e qualificação da mão-de-obra.

Quanto mais estrutura tiver a empresa, melhores serão os resultados obtidos por meio de um sistema de custo.

Uma empresa apura seus custos com vista, ao atendimento de exigências legais quanto à apuração de resultados de suas atividade e avaliação de estoque, e também ao conhecimento dos custos para a tomada de decisões corretas e o exercício de controles.

Existem diferentes métodos de custeio, que são adotados de acordo com os objetivos visados pela empresa. Os métodos de custeio tradicionais são aqueles que têm como foco principal a apuração do custo dos produtos, esses métodos são adequados a ambiente de produção.

Os métodos de custeio tradicional estão o custeio por absorção, o custeio pleno e o custeio variável, e todos eles tem relação com o conceito de que o comportamento dos custos varia de acordo com a quantidade fabricadas.

A rápida evolução tecnológica que vem ocorrendo desde o final do século xx, em resposta a um ambiente competitivo mais intenso, tem obrigado as empresas a reformular continuamente suas estratégias e a se preocupar cada vez mais com a gestão de custos.

Os custo são determinados para que se atinjam os objetivos relacionados a determinação do lucro, ao controle das operações e a tomada de decisões.

Os custo precisam ser classificados para atender as diversas finalidade para as quais são apurados. Objetivo de custo pode ser um operação, uma atividade, um conjunto de atividades.

2.1 CONCEITO DE GECON

O modelo de gestão econômica (GECON), é o modelo de custos baseados em gestão por resultados econômicos, também conhecido por Grid Economicos and Business Models Works.

Idealizado pelo professor Armando Catelli no final dos anos setenta vislumbrando a necessidade de adequação dos modelos da administração das organizações e a realidade empresarial e também a ineficácia dos sistema de contabilidade e de custos para o apoio do processo decisório.

Para implantação do modelo de custos GECON e necessários o uso de um aplicativo para controlar os custos econômicos e financeiros da empresa.

Basicamente a apuração do resultado econômica de cada setor da empresa e comparado com o resultado de outros setores onde a analise de custos e resultados são fundamentais para a busca de uma constante eficiência e eficácia nos processos.

2.2 Conceito de ABC

E um método de custeio que esta baseada nas atividades que a empresa efetua no processo de fabricação de seus produtos. Esta é uma metodologia desenvolvida pelos professores americanos, Robert Kaplan e Robein Cooper em meados da década de 80. Fornecendo um método para o tratamento dos custo indiretos, através da analise das atividades, dos seu geradores de custos e dos utilizadores.

Esse método consiste na identificação, analise e alocação de custos aos processos de uma determinada empresa, visando melhor gerenciar a lucratividade.

O uso deste método permite uma melhor mensuração dos custos. Os recursos são atribuídos a cada atividade, em seguida, são atribuídas a objetos de custo com base no seu uso. O cust baseado em atividades reconhecer os relacionamentos de causa dos responsáveis pelos custos das atividades.

Também ameniza as distorções provocadas pelo uso do rateio usado na tradicional lógica de absorção dos custos. O sistema de custo baseados em atividades procura igualmente, amenizar as distorções provocadas pelo uso do rateio, necessário aos sistemas tratados anteriormente, principalmente no que tange ao sistema de custo por absorção.

Poderia ser tratado como uma evolução do sistema já discutida, mas relação direta com as atividades envolvidas no processo configura aprofundamento do sistema por absorção.

2.3 CONCEITO DE RKW

É um processo de fixação do preço do produto com base na alocação dos custos fixos e variáveis, somados a eles também as despesas que a empresa apresenta.

Este método de custeio foi utilizado antes da determinação da legislação, e sua principal vantagem era de que qualquer aumento de um item de custo ou despesas, seria possível calcular o seu efeito no preço final do produto.

No sistema RKW além dos custos são apropriadas as despesas aos produtos. O sistema é simples, distribuem-se aos produtos custo diretos e indiretos, pelo custeio de absorção, e as despesas de venda, administrativa, financeira etc. com isto a empresa chega ao total de gastos na produção e vendas dos produtos.

Considerando os gastos antes e durante e depois da produção, neste sistema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com