TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conhecimento Dos Custos

Artigo: O Conhecimento Dos Custos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2014  •  2.263 Palavras (10 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.......................................................................1

PAUTA 1................................................................................2

PAUTA 2................................................................................3

PAUTA 3................................................................................4

PAUTA 4................................................................................5

PAUTA 5................................................................................6

CONCLUSÃO........................................................................7

REFERENCIAS.....................................................................8

INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos conhecer alguns pontos para uma boa gestão.

Será que o conhecimento de custos contribui para uma boa gestão.

Conhecendo os conceitos relacionados GECON, ABC e RKW.

Conhecendo os principais aspectos relacionados á competitividade das empresas, e como representar um fator de ajuda para a competitividade das empresas.

Qual o conceito e a importância e os objetivos do conhecimento relacionado á contabilidade, matemática financeira e comercial para a administração de uma organização

PAUTA 1

1) O conhecimento dos custos pode contribuir para uma melhor gestão

Desde o advento da Revolução Industrial, as empresas fundadas faliram porque seus modelos de negócios eram inadequados e mal dirigidos. Ninguém soube como lidar com um ambiente emergente, ou seja, pós-agrário; tudo precisava ser inovado: fábricas, distribuição, trabalho, vendas.

Nessa época, custo somado ao lucro era igual ao preço, este era o modelo em que o preço era determinado pelo custo somado ao lucro desejado.

No ambiente competitivo de hoje, baseado na satisfação total do cliente, o preço passou a ser ditado pelo mercado e, sabe-se que o mercado não paga o preço estipulado porque existem os mesmos produtos ou similares a preços mais vantajosos. Conclui-se que os concorrentes estão trabalhando a preços melhores.

Diante desses fatos, o custo é um item que precisa ser bem administrado, principalmente após a crise que assolou o mundo exigindo que o ambiente de negócios torne constante a busca pela melhor tomada de decisões aprimorando os custos das empresas, diferenciando-as da concorrência. 2

As práticas gerenciais adotadas pelos empreendedores tais como: aproveitamento de oportunidades, antecipação de acontecimentos, preparação para enfrentar problemas antes que aconteçam, busca intensa por informações tem auxiliado na tomada de decisões. Outro fator importante é que o cumprimento persistente dos objetivos é relevante nas chances de sobrevivência, em conseqüência, na capacidade de se adequar ao mercado rapidamente

3

PAUTA 2

2)Conceitos

GECON ou modelo Gestão Econômica é um modelo de mensuração de custos baseado em gestão por resultados econômicos. Também conhecido por Grid Economicsand Business Models Works.

Idealizado pelo Prof. Armando Catelli2 no final dos anos setenta vislumbrando a necessidade de adequação dos modelos da administração das organizações à realidade empresarial e também a ineficácia dos sistemas de contabilidade e de custos para o apoio do processo decisório.

Para implantação do Modelo de mensuração de custos GECON é necessário o uso de um aplicativo para controlar e mensurar os custos econômicos e financeiros da empresa. Basicamente a apuração do resultado econômico de cada setor da empresa é comparado com o resultado de outros setores onde a análise de custos x resultados são fundamentais para busca de uma constante eficiência x eficácia nos processos.

Sua estrutura básica pode ser descrita como:

• Medida da Eficácia da Empresa

• Processo de Geração do Lucro

• Responsabilidade pela Geração do Lucro

• Papel dos Gestores

• Informação para Gestão

• Aspectos Operacionais, Financeiros e Econômicos das Atividades

CONCEITO ABC

Custeio baseado em atividades ou custeio ABC (ActivityBasedCosting) é um método de custeio que está baseado nas atividades quea empresaefetuando processo de fabricação de seus produtos. Esta é uma metodologia desenvolvida pelos professores americanos Robert Kaplan e Robin Cooper em meados da década de 1980, na Universidade de Harvard. Fornece um método para o tratamento dos custos indiretos, através da análise das atividades, dos seus geradores de custos, e dos utilizadores.

Consiste na identificação, análise e alocação de custos aos processos de uma determinada empresa, visando melhor gerenciar a lucratividade. O uso deste método permite uma melhor mensuração dos custos. Os recursos são atribuídos a cada atividade; em seguida, as atividades são atribuídas a objetos de custo com base no seu uso. O custo baseado em atividades reconhece os relacionamentos de causa dos responsáveis pelos custos das atividades. Também ameniza as distorções provocadas pelo uso do rateio usado na tradicional lógica de absorção dos custos.

CONCEITO RKW

O Custeio por absorção, também chamado custeio integral, é aquele que faz debitar ao custo dos produtos todos os custos da área de fabricação, sejam esses custos definidos como custos diretos ou indiretos, fixos ou variáveis, de estrutura ou operacionais. O próprio nome do critério é revelador dessa particularidade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com