TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conhecimento do perfil da comunidade escolar

Tese: Conhecimento do perfil da comunidade escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/6/2014  •  Tese  •  1.054 Palavras (5 Páginas)  •  746 Visualizações

Página 1 de 5

Atividade 3

Conhecimento do perfil da comunidade escolar

Fazer o levantamento dos dados contidos no PPP sobre a comunidade escolar. Pode-se deixar nesta atividade a tabela, conforme foi apresentada.

Atividade 6

Entrevista com o coordenador tendo como foco relacionamento entre a teoria e a prática vivenciada na educação infantil.

Entrevista com o coordenador pedagógico , tendo como foco o relacionamento entre a teoria e a prática

Roteiro para a entrevista

4.1 Comente sobre as suas atribuições?

4.2 Como se organiza o trabalho didático na escola (formas de planejamento, definição de procedimentos metodológicos e dos conteúdos que serão trabalhados, organização de projetos...)?

4.3 Em que espaços e com qual freqüência são realizadas as formações docentes? Quais assuntos são mais tratados nesses encontros?

4.4 Você acredita que relacionar a teoria que sustenta a proposta pedagógica escolar à prática utilizada em sala de aula é uma dificuldade encontrada pelos professores? De acordo com a sua experiência, por quê ocorre essa dificuldade?

Atividade 7

Levantamento dos objetivos e da organização didática da educação infantil.

Atividade 8

Conhecimento da aula e observação da prática docente na educação infantil.

O professor organiza os alunos em uma mesa com 5 cadeiras. A entrada e saída dos alunos da sala de aula é realizada com acompanhamento do professor, em fila e com entusiasmo.

No início da aula é realizada a roda de conversa, onde a professora acolhe o aluno com musicas e dinâmicas.

A professora respeita a idade da criança propondo jogos variados, inclusive os de cooperação, organizando horários para a prática da higiene, criando oportunidades para interação entre as crianças, planejando brincadeiras com música e outros estímulos sonoros e diversificando os conteúdos e áreas trabalhadas durante o dia.

Durante a relação entre as crianças e o professor nota-se um ambiente onde há respeito ao professor, preocupação com o desenvolvimento infantil, carinho e afeição, atitudes que valorizam a ética e o respeito mútuo, cooperação eclima de interação.

Na visão da estagiaria, não haveria nenhuma mudança na aula, pois a forma de se trabalhar com as crianças dessa idade é boa, respeitando a professora. A estagiaria observou que as crianças obedecem, respeitam a professora e o relacionamento e interação entre professor-aluno e muito bom.

Atividade 9

Observação da aula na educação infantil, com foco, na rotina diária e na relação professor – aluno.

Durante a observação foi notado que as crianças seguem uma espécie de rotina, onde em cada horário especifico é dado uma atividade diferente.

Como o estagio foi realizado com inicio as dez da manha não pode ser detalhado a entrada dos alunos ao ambiente escolar.

Quando iniciada a observação pode-se notar a seguinte rotina: aplicação das atividades pedagógicas, em seguida o almoço e à hora do descanso.

Logo após o descanso, a turma do período da tarde inicia suas atividades, com a professora C., enquanto a professora M. aplica a recreação para a primeira turma.

A rotina da sala é quase a mesma aplicada durante a manha e a tarde. Seqüência de atividades pedagógicas, logo em seguida algumas atividades lúdicas, recreação e por fim a alimentação e descanso.

Os alunos se relacionam com duas professoras durante todo o dia, fora as professoras das matérias especiais como informática e inglês. Algo interessante que foi notado foi a relação especial com a professora de Inglês, no qual todos os alunos a admiram e sempre estão dando total atenção a forma como ela aplica suas atividades.

A professora C. desperta certo carinho por determinados alunos que só a obedecem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com