TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciando a comunidade escolar

Artigo: Gerenciando a comunidade escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/12/2013  •  Artigo  •  949 Palavras (4 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 4

• Elaborar o plano administrativo conjuntamente com a direção da escola sobre a programação e aplicação dos recursos para a manutenção e conservação da Escola;

• Criar e garantir mecanismos de participação efetiva e democrática da comunidade escolar na definição do projeto político-pedagógico da comunidade escolar;

• Divulgar periódica e sistematicamente informações referentes ao uso dos recursos financeiros, resultados obtidos e à qualidade dos serviços prestados;

• Convocar assembléias gerais da comunidade escolar ou de seus segmentos;

• Definir o calendário escolar, no que competir à unidade, observando a legislação vigente;

• Fiscalizar a gestão administrativo-pedagógica e financeira da comunidade escolar;

• Emitir parecer conclusivo na prestação de contas que demonstra a aplicação dos recursos financeiros transferidos por Órgãos Federais, Estaduais e Municipais, à Escola e ou Círculo de Pais e Mestres.

12.3- CONSELHO DE CLASSE

O Conselho de Classe é órgão colegiado de natureza consultiva e deliberativa em assuntos didá¬tico-pedagógicos, com a responsabilidade de analisar as ações educacionais, indicando alternativas que busquem garantir a efetiva¬ção do processo ensino e aprendizagem.

Em nossa escola o Conselho de classe é organizado pela equipe pedagógica, com a participação do(da) diretor(a) e/ou diretor(a) auxiliar e professores, a equipe apresenta informações para análise e discussão, (uso das fichas individuais dos alunos com observações sobre o rendimento escolar e desenvolvimento da aprendizagem), juntamente com dados co¬letados em fichas preenchidas no pré-conselho de classe (Pré-Conselho de Classe com toda a turma em sala de aula, sob a coordenação do professor repre¬sentante de turma e/ou pelo pedagogo), fichas essas com informações sobre como vem acontecendo o processo de ensino-aprendizagem dentro da sala de aula, questões que envolve reflexões sobre a metodologia, avaliação, objetivos, etc. Caracterizando uma auto-avaliação do processo, tanto por parte do aluno como por parte do professor.

APMF

É um órgão de representação dos Pais, Mestres e Funcionários do Estabelecimento de Ensino, que não tem caráter partidário, religioso, racial e sem fins lucrativos, não sendo remunerados os seus Dirigentes e Conselheiros.

A APMF é uma instituição que objetiva servir de ponto básico de organização para o segmento das famílias dos alunos, uma vez que este é, via de regra, o segmento menos articulado na realidade escolar.

É uma instituição que auxilia de forma importante a ampliação da democracia nos processos de gestão e organização da escola.

Tem como objetivos discutir, prestar assistência e proporcionar condições ao educando para participar de todo processo escolar; promover entrosamento; gerir e administrar os recursos financeiros próprios e de convênios; colaborar com a manutenção e conservação do prédio escolar

GRÊMIO ESTUDANTIL

O Grêmio é a organização dos estudantes na Escola. Ele é formado apenas por alunos, de forma independente, desenvolvendo atividades culturais e esportivas, produzindo jornal, organizando debates sobre assuntos de interesse dos estudantes, que não fazem parte do Currículo Escolar, e também organizando reivindicações.

É muito importante a criação do Grêmio na Escola, pois ele será um órgão reconhecido de apoio à Direção Escolar.

Em nossa escola, no ano de 2005 houve a divulgação de como funciona a prática de Grêmio Estudantil, e a eleição da chapa formada pelos representantes de salas.

Infelizmente desde o ano de 2006 não foi dado continuidade a este trabalho.

ENTREVISTA:

Cabe à escola formar cidadãos críticos, reflexivos, autônomos, conscientes de seus direitos e deveres, capazes de compreender a realidade em que vivem preparados para participar da vida econômica, social e política

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com