TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conjuntura 1965

Trabalho Universitário: Conjuntura 1965. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2015  •  443 Palavras (2 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 2

Teorias da Aprendizagem

Construtivismo

Definição

O Construtivismo é uma filosofia de aprendizagem que se fundamenta no seguinte princípio: reflectindo sobre a nossa própria experiência construímos um entendimento pessoal do mundo que nos rodeia. Cada um de nós cria as suas próprias «regras» sobre o mundo em que vivemos. Cada um de nós cria «regras» e «modelos mentais» que usa para interpretar a experiência. A aprendizagem é portanto simplesmente o processo de ajustamento dos nossos modelos mentais para incluir e organizar novas experiências.

Discussão

Princípios do Construtivismo:

1. A aprendizagem é uma procura de sentido. Como tal, deve começar com tópicos à volta dos quais o indivíduo esteja activamente interessado em construir sentido.

2. O sentido requer a compreensão tanto do todo como das partes. As partes devem ser compreendidas no contexto do todo. Por isso, a aprendizagem deve focar-se em conceitos primários e não em factos isolados.

3. Para ensinar bem, o professor tem de compreender os modelos mentais que os alunos utilizam para interpretar o mundo e os pressupostos que estão por detrás desses modelos.

4. O objectivo da aprendizagem é que o indivíduo construa o seu próprio sentido, não é memorizar as respostas «certas» e reproduzir o sentido de outra pessoa. Visto que a educação é inerentemente interdisciplinar, a única maneira válida de avaliar a aprendizagem é integrar o processo de avaliação no próprio processo de aprendizagem, assegurando que o aluno recebe informação sobre a progressão na sua própria aprendizagem.

Impacto do Construtivismo no Ensino

Curriculum — O Construtivismo requer a eliminação de curricula estandardizados e promove os curricula adaptados à aprendizagem anterior dos alunos. Salienta a importância das metodologias hands on de resolução de problemas.

Ensino — Na teoria construtivista os professores focam o seu esforço em inter-relacionar os factos e promover novos sentidos nos alunos. Adaptam as suas estratégias de ensino ao feedback dado pelos alunos e encorajam-nos a analisar, interpretar e predizer a informação. Promovem extensivamente o debate entre os alunos.

Avaliação — O Construtivismo advoga a eliminação de testes estandardizados. Pelo contrário, a avaliação torna-se parte integrante do processo de aprendizagem e os alunos têm um papel importante através da auto-avaliação.

Leituras recomendadas

Cobb, P. e Yackel E., «Constructivist, emergent, and sociocultural perspectives in the context of developmental research», in D. T. Owens, M. K. Reed e G. M. Millsaps, Proceedings of the Seventeenth Annual Meeting of the North American Chapter of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, Columbus, OH: ERIC/CSMEE Publications, 1995 (SE 057 176).

Kilpatrick, J., «What constructivism might be in mathematics education», in J. C. Bergeron, N. Herscovics e C. Kieran (Eds.), Proceedings of the Eleventh Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, Montreal, University of Montreal, pp. 2-27, 1987.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com