TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conjuntura

Artigos Científicos: Conjuntura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 2

QUESTÃO 1 (Valor: 1,5)

Emprego e crescimento econômico são variáveis macroeconômicas bastante interdependentes e, sem dúvida, interferem decisivamente nas decisões eleitorais. O texto revela um cenário de reduzida taxa de desemprego aliada a baixos níveis de crescimento econômico. Como esta combinação pode provocar pressão inflacionária caso o Governo deseje estimular um maior crescimento do PIB? Utilize um mínimo de 6 e máximo de 10 linhas na sua resposta.

os movimentos inflacionários

representam elevações em todos os bens produzidos pela economia e não

meramente o aumento de um determinado preço.

Com o mercado de trabalho apertado e baixa taxa de desemprego, gera-se uma pressão para aumentos salariais, o que afeta diretamente a inflação dos preços, e principalmente os itens de bens de serviço, pois o maior custo para as produções desses bens, é a mão de obra e dessa forma, o aumento de salários é repassado aos preços, gerando inflação. Com o incentivo do governo ao PIB o quadro atual se tornou complexo e preocupante, pois não se trata de simples excesso de demanda e baixa taxa de desemprego gerando a inflação. Acontece que o dinamismo da demanda se manteve enquanto a capacidade ociosa da indústria aumentou e os investimentos caíram (NAKANO, 2013).

QUESTÃO 2 (Valor: 1,5)

O texto sugere que os preços de energia e combustíveis estariam “segurados artificialmente”. Explique o princípio de formação do preço de equilíbrio em um mercado de concorrência perfeita e conclua se o processo mencionado no texto condiz com esta teoria. Utilize um mínimo de 6 e máximo de 10 linhas na sua resposta.

O equilíbrio dos preços em um mercado de concorrência perfeita, se deve a alguns fatores, tais como; a existência de um grande numero de vendedores e compradores da mercadoria, todos em igualdade de tamanho, sem que um possa afetar o preço do outro; os produtos são homogêneos; perfeita mobilidade de recursos; compradores e vendedores tem total conhecimento dos preços e custos, presentes e futuros. Nesse mercado, o preço de uma mercadoria é determinado exclusivamente pela interseção da curva de demanda do mercado com a curva de oferta do mercado para essa mercadoria. A empresa é então dita tocadora de preços e pode vender qualquer quantidade da mercadoria ao preço estabelecido (FONSECA). O processo do texto não condiz com a teoria de concorrência perfeita e sim com uma estrutura de monopólio natural.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com