TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conservção Do Alimento Por Radiação E Por Fermentação

Trabalho Universitário: Conservção Do Alimento Por Radiação E Por Fermentação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/6/2014  •  994 Palavras (4 Páginas)  •  532 Visualizações

Página 1 de 4

CEIER- Centro Estadual Integrado de Educação Rural de Vila Pavão

Conservação dos alimentos

Por fermentação e por radiação

Vila Pavão

2013

Apresentado por:

Karoliny Milbratz Buge

Laisla da Silva Felício

Lara Regina Tenis

Marinára Buge Degasperi

Da disciplina de

Economia Doméstica

A pedido da professora:

Edilene Cristina Rodrigues

Vila Pavão

2013

Conservação dos alimentos

Por radiação e fermentação

O que é conservação dos alimentos?

A produção de alimentos, sua conservação e distribuição dos alimentos são de longa data, problemas estratégicos a serem resolvidos com máxima urgência, pois como sabe, 0 crescimento populacional é mais acelerado do que o da disponibilidade de alimentos.

Segundo a FAO ( Organização das Nações Unidas para Alimentação e a Agricultura ), quase 1 bilhão de pessoas, a maioria nos países desenvolvimento, sofrem de desnutrição crônica , comendo menos que o necessário para atingir os níveis mínimos de energia. Outros milhões sofrem da má nutrição aguda durante os períodos de falta de sazonal ou transitória de alimentos. A mortalidade principalmente a infantil, por destruição de energia protéica, é assustadora: cerca de 13 milhões morrem todos os anos antes de completar 5 anos de idade, como resultado direto da fome ou de nutrição insuficiente.

A simples produção de alimentos não é tudo. Se não houver meios adequados para conservá-los e distribuí-los, o problema mundial não irá tão somente persistir mas será severamente agravado. A conservação de alimentos, mantendo da melhor maneira possível suas condições naturais, tem sido uma preocupação constante dos pesquisadores.

O fator econômico é muito importante quando se escolhe o método a ser empregado, pois existem processos que são muito caros para determinados tipos de alimentos, por exemplo a refrigeração, que tem alto custo devido à necessidade de se manter a cadeia do frio. Logo, a indústria pode não conseguir repassar este custo para o preço final, uma vez que o preço do produto ficaria muito alto. Como o consumidor não tem percepção sobre o valor agregado dos processos, ele não consegue visualizar os benefícios.

Existem vários métodos para conservar os alimentos. O que difere um do outro é a forma pela qual o alimento é tratado. A adequação do tipo de conservação ao tipo de alimento é extremamente importante. Sabemos, porém, que, na maioria das vezes, o ideal é o emprego de processos combinados. Por exemplo, no leite que é tratado com o processo de pasteurização (conservação pelo calor) necessitamos de posterior refrigeração (conservação pelo frio) para conservá-lo bom para o consumo o maior tempo possível.

Tipos de tratamentos para a conservação de alimentos

Os processos de conservação têm objetivo evitar as alterações nos alimentos, sejam elas de origem microbiana, enzimática, física ou química. Os tipos de tratamento existentes são:

• Conservação pelo calor;

• Conservação pelo frio;

• Conservação pelo controle da umidade;

• Conservação pela adição de soluto;

• Conservação por defumação;

• Conservação por fermentação

• Conservação pela adição de aditivos;

• Conservação pelo uso da irradiação;

Conservação por fermentação

É um processo que utiliza o crescimento controlado de microrganismos selecionados, capazes de modificar sua textura, sabor e aroma, como também suas propriedades nutricionais.

Fermentação alcoólica

A fermentação alcoólica é usada na elaboração de bebidas alcoólicas entre as quais temos as fermentadas ( vinhos e cervejas ) e as fermento-destiladas ( aguardente, run, uísque, conhaque, tequila, gin, etc.).

Transforma-se açucares solúveis em etanol como produto principal. A transformação de glicose

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com