TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Considerações Finais

Tese: Considerações Finais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  Tese  •  968 Palavras (4 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 4

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

NILZA MARGARIDA SIQUEIRA MARQUES

IMPORTÂNCIA DO IDEB NA EDUCAÇÃO

Vespasiano

2013

NILZA MARGARIDA SIQUEIRA MARQUES

IMPORTÂNCIA DO IDEB NA EDUCAÇÃO

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Políticas Públicas na Educação Básica; Currículo Escolar e as Tecnologias em Educação; Fundamentos da GestãoEducacional;

Profs:Cyntia Simioni França Melina Kaus,Okçana Battini, Vilze Vidotti, Samira Kfouri

Vespasiano

2013

Justificativa

A avaliação institucional serve para pensar e planejar a prática docente e nesse sentido torna-se um recurso para melhorar os processos pedagógicos, serve para ver a realidade e o desempenho dos alunos.Estar sempre “atualizado” faz parte do nosso mundo atual, uma das formas de conseguirmos isso é através de uma preparação na formação profissional e também na estrutura da escola.

Introdução

O IDEB foi criado em 2007 pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e tem como finalidade dois conceitos básicos para a qualidade da educação, o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. Acompanha a metas de qualidade do PDE (Plano de Desenvolvimento da Educação Básica. E calculado com base na taxa de rendimento escolar (aprovação e evasão) e no desempenho dos alunos do SAEB (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) e na prova Brasil.O indíce permite um mapeamento detalhado da educação brasileira, com dados por escolas municípios e estados, além de identificar quem são os que precisam de investimentos e cobrar resultados.

Desenvolvimento

O desafio do ensino fundamental não se situa mais em termos acesso à escola e sim na oferta de um ensino que atenta a padrões mínimos de qualidade. Dessa forma, o principal objetivo da educação passa a ser a promoção da permanência e da apredizagem dos alunos, ou seja, assegurar-lhes as condições de sucesso escolar.

A partir da implantação do Plano de Desenvolvimento da Educação novos rumos começam a ser traçados, em nível de política de qualidade educacional, para se tentar alcançar níveis de qualidade de ensino mais elevados.

Art.1°. O Plano de metas compromissos todos pela Educação(Compromisso) é a conjugação dos esforços da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, atuando em regime de colaboração das famílias e da comunidade, em proveito da melhoria da qualidade da educação básica.

Art.2º. A participação da União no compromisso será pautada pela realização direta, quando couber, ou, nos demais casos, pelo incentivo e apoio à implementação, por municípios, Distrito Federal, Estados e respectivos sistemas de ensino das seguintes diretrizes.

[...] XIX. Divulgar na escola e na comunidade os dados relativos à área da educação, com ênfase no Indice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, referido no art.3º.

Assim, a questão central passou a ser não apenas detectar onde está o problema, mas intervir técnica e financeiramente saná-lo. Desse modo foi desenvolvido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com