TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Considerações preliminares

Tese: Considerações preliminares. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  Tese  •  825 Palavras (4 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 4

1- Considerações preliminares

O estágio tem como finalidade básica proporcionar a complementação da formação escolar ao mesmo tempo que permite que o estudante tenha acesso ao seu futuro campo de atuação profissional, num contato direto com questões práticas e teóricas, através de um determinado número de horas (160 h na FAC São Roque).

Apenas numa prática empresarial é possível atingir os máximos significados dos conceitos trabalhados em sala de aula, e os encadeamentos complexos deles decorrentes, impossíveis de serem verificados apenas na teoria. Assim, muitos questionamentos surgem e muito o estagiário aprende fora do ambiente acadêmico, o que contribui para uma grande atualização e troca de informações entre ensino-aprendizado.

O Estágio Curricular é uma atividade realizada pelo aluno, proporcionando-lhe uma experiência em ambiente profissional. Sua realização é definida pela Lei nº 6.494/77 e regulamentada pelo Decreto nº 87.497/82.

A realização do Estágio Curricular na FAC – é vinculada às disciplinas Estágio Supervisionado I e II, que deverão ser cursadas consecutivamente. O Estágio Curricular inicia-se no começo do semestre letivo da disciplina Estágio Supervisionado I e o seu encerramento coincide com o encerramento da disciplina Estágio Supervisionado II. São 160 horas distribuídas da seguinte forma:

- 80 horas no primeiro semestre

- 80 horas no segundo semestre

2- Diretrizes

O estágio deverá ser realizado em organizações de qualquer porte e área de atividade, podendo ser empresa privada, de capital misto ou órgão público.

As atividades realizadas devem estar relacionadas dentre as que se seguem:

- Setores de Administração de Câmbio;

- Administração de Créditos Documentários;

- Cobranças Documentárias;

- Operações gerais de Câmbio;

- Mesa de Câmbio;

- Operações internacionais , financiamentos de exportação e importação;

- Seguro de Crédito á Exportação;

- Tratamento especial a clientes do Mercosul, especialmente (pequenas e médias empresas);

- Administração Operacional de Exportação / Importação – Siscomex;

- Administração de Negócios Internacionais – Gestão de Negócios;

- Marketing Internacional – Trader – Representante - Trading Company;

- Área Comercial Exportadora e Importadora;

- Administração Financeira e Orçamentária Comércio Exterior;

- Formação de Preços – Análise de custos , Análise de Preços;

- Contabilidade na Exportação e Importação;

- Administração de Produção de Exportação – desenvolvimento de produtos;

- Embalagens especiais;

- Análise de Mercados Internacionais: U.E., América Latina ,Mercosul , Câmaras de Comércio Exterior, Associações, Sindicatos com setores de Comércio Exterior, Pesquisa de Mercado, estudo de viabilização de produtos para o mercado externo;

- Logística: cotação e administração de transportes internacionais , nas distintas modalidades – marítima, aérea, ferroviária , hidroviária , intermodal , multimodal;

- Administração integrada da gestão Aduaneira com despachantes; gestão das operações de embarque de exportação e importação;

- Seguro de Transporte Internacional, expedição integrada com a produção, com navio, transportadora, despachante aduaneiro;

- Documentação Interna e externa de exportação e importação;

- Analista de créditos e cobranças internacionais;

As atividades deverão ser ajustadas entre o aluno, o Coordenador de estágio e o responsável na empresa, pela área na qual ocorrerá o estágio. O registro dessa negociação deverá ser feito na “FICHA DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO” (ANEXO 1), emitido em 2 vias, uma para controle da Faculdade, a outra para controle da empresa.

O acompanhamento das atividades compromissadas, deverá ser registrado no “RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO DE ESTÁGIO” (ANEXO 2), e entregue à Coordenação de estágio na data aprazada.

Deverão ser apresentados 2 relatórios por semestre. Cada relatório, uma vez aceito pela Coordenação, computará 40 horas de crédito ao aluno.

Ao final do Estágio Supervisionado II, além dos relatórios do semestre, o aluno deverá apresentar um “RELATÓRIO FINAL” (ANEXO 3), no qual discorrerá sobre o andamento do estágio, as experiências vividas e o aprendizado adquirido.

Apenas após a entrega deste relatório é que será atribuída a nota geral das disciplinas ESTÁGIO SUPERVISIONADO I e II. Se a nota for = ou > que 7, o aluno estará aprovado, do contrário, terá que realizar outro relatório, mediante as recomendações da Coordenação.

Se ao longo do estágio, o aluno mudar de empresa ou de área de atuação, um novo compromisso será firmado, devendo cobrir as horas restantes de estágio. Caso nenhum relatório tenha sido entregue, o novo compromisso deverá se dar pela carga horário máxima do semestre.

3 - ANEXOS

1 – FICHA DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO

2- RELATÓRIO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com