TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Consorcio

Tese: Consorcio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  Tese  •  1.268 Palavras (6 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 6

1) Qual a importância atual da Estatística para a sua área.

A estatística é uma ciência que estuda e pesquisa sobre: o levantamento de dados com a máxima quantidade de informação possível para um dado custo; o processamento de dados para a quantificação da quantidade de incerteza existente na resposta para um determinado problema; a tomada de decisões sob condições de incerteza, sob o menor risco possível. De fato, a estatística tem sido utilizada na pesquisa científica para a otimização de recursos econômicos, parao aumento da qualidade e produtividade, na otimização em análise de decisões, em questões judiciais, previsões e em muitas outras áreas. A estatística tem ampliado a sua participação na linguagem atividades profissionais da atualidade, considerando que os números e respectivos significados traduzem as questões do cotidiano, possibilitando a análise com base em fatos e dados.

2)Estatiticas e suas partes.

A Estatistica pode ser dividida em duas partes:=Estatistica Descritiva-cuida da:

Organização e Descrição dos dados experimentais.

=Estatistica Indutiva-cuida da:Análise e interpretação dos dados.

3)Variáveis Estatísticas: Quantitativas (Discretas e contínuas) e Qualitativas(nominais e ordinais).

A estatística é uma ferramenta muito utilizada e está ao alcance de todos. Essa ferramenta segue dois ramos no setor de pesquisas o qualitativo, e o quantitativo, ambos com meios diferentes de coletar informações e demonstrar os dados, em geral muito dos autores desta área demonstram seus resultados através de gráficos, mais também podem utilizar na estatística nomes, cidades, cor da pele, idade, para mostrar os resultados.

Estatística Quantitativa

Essas variáveis são destacadas por poderem utilizar números para demonstrar resultados, sendo classificadas em dois termos, continuas e discretas.

Contínuas: Sendo avaliada em números como resultado de medições, por esse motivo podem assumir valores de casos decimais sendo medidas através de algum instrumento matemático Exemplo:- Massa (balança)- Altura (régua)- Tempo (relógio)

- Pressão arterial

Discretas: Esta variável é avaliada através dos números de contagem, só podendo utilizar números inteiros para o resultado fazer sentido.Exemplo:- Número de filhos, animais,- número de bactérias - litro de leite- número de grãos

Estatística Qualitativa

As variáveis qualitativas ou categóricas não possuem valor de quantidades, pelo contrario são definidas através de categorias, classificando objetos, indivíduos, sendo nominais ou ordinais.

Nominais: São aquelas que não existem ordenações nas categorias.

Exemplo:- cor dos olhos - fumantes ou não- doente ou sadio- cor da pele

Ordinais: Tem ordenação entre as categorias expostas.

Exemplo:- Escolaridade- mês - ano- idade

4)As principais técnicas de amostragem:Amostra aleatória simples,amostra aleatória sostemática,amostra aleatória estratificada,amostra aleatória por conglomerados,amostra não aleatória.

Amostragem Aleatória Simples

Corresponde a um método de selecção dos elementos da amostra, em que cada um deles tem uma probabilidade igual (e não nula) de ser seleccionado do Universo. As duas técnicas mais vulgarmente utilizadas para escolher uma amostra aleatória simples são:

.Técnica da Lotaria – neste caso, o investigador atribui um número a casa um dos casos do Universo inquirido. Seguidamente escreve o número em papelinhos e coloca-os por exemplo numa caixa. Depois de bem misturados, são retirados n papéis da caixa (n refere-se ao número do tamanho da amostra desejada).

. Técnica da Tabela dos Números Aleatórios – esta técnica utiliza uma tabela de números aleatórios já preparada como, por exemplo, a tabela de RAND. Para utilizar uma tal tabela, o investigador atribui números a cada um dos casos do Universo inquirido. “Entra na tabela, numa página de colunas escolhidas ao acaso, e começa a ler os números em coluna, escolhendo um conjunto de números consecutivos com valores iguais ou inferiores ao tamanho do Universo inquirido (…) por exemplo, se o universo tiver 3500 casos e o investigador pretender retirar uma amostra de 500 casos, deve escolher um conjunto de 500 números consecutivos (ignorando todos os números na tabela com valores superiores a 3500)”. (HILL et al, 2002)

AmostragemAleatóriaSistemática

Segundo BACELAR (1999), a amostragem aleatória sistemática é uma variante da amostragem aleatória simples que se usa quando os elementos da população estão organizados de forma sequencial.Suponhamos que o “Universo consiste em N=5000 casos (enumerados 0001, 0002… 5000) e que o investigador quer retirar uma amostra de n= 500 casos. O valor k (onde k=N/n) define o intervalo de amostragem. Neste exemplo k 5000/50 =10. O investigador usa o intervalo de amostragem para seleccionar a amostra.” (HILL e tal, 2002). É necessário seguidamente escolher ao acaso um número entre 1 e k, que será representado por r. Então, deve entrar numa tabela de números

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com