TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Consorcio Modular

Exames: Consorcio Modular. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  1.117 Palavras (5 Páginas)  •  713 Visualizações

Página 1 de 5

CONCEITO - CONSÓRCIO MODULAR

O Consórcio Modular tem como objetivo permitir a diminuição de custos e tempos de produção, acrescentado consideravelmente a competitividade dos produtos, além da divisão dos investimentos, custos e riscos entre os consorciados e a empresa líder.

Alguns dos princípios do consórcio são: a responsabilidade é assumida pelos fornecedores para a montagem final dos módulos na linha de produção dos veículos, elevado índice de capacitação de fornecedores, tornando os elos mais profundos; o projeto é providenciado pela montadora, junto com a linha de montagem, assumindo então as responsabilidades de coordenação da planta e testes finais.

Algumas das vantagens que o sistema de consócio modular apresenta: redução nos custos de produção; menor investimento; diminuição dos estoques; tempo de produção dos veículos menor; maior índice de eficiência e produtividade; montagem dos veículos com maior flexibilidade.

CONSÓRCIO MODULAR: O NOVO PARADIGMA DO MODELO DE PRODUÇÃO

As indústrias automobilísticas sempre vêem inovando seus padrões de produção em todo o mundo, mudando a forma de organizar e produzir seus automóveis. Uma das maiores inovações, por exemplo, foi a produção em massa introduzida por Henry Ford, a criação de grandes indústrias automobilísticas verticalizadas com Sloan, na General Motors, a produção enxuta desenvolvida por Ohno na Toyota, os Grupos Semi-autônomos implementados na Volvo e o mais recente, o Consórcio Modular implementado na fábrica da Volkswagen em Resende-RJ.

O Consórcio Modular é uma forma radical de outsourcing, constituindo-se na transferência de diversas atividades, que, antes, faziam parte das atribuições da empresa, entre esta e seus fornecedores. A abertura econômica brasileira deu inicio da década de 90. Antes o mercado brasileiro era altamente protecionista, com altas taxas de importação nossos produtos eram protegidos, assim favorecendo o mercado local. Com o surgimento de um novo ambiente econômico mundial sem barreiras comerciais, poderíamos melhorar consideravelmente a distribuição de produtos e riquezas. Com a abertura promovida em 1990, pelo presidente Fernando Collor de Melo, foi um choque para nossas indústrias, mostrando o quanto nós estávamos atrasados em tecnologia e organização, assim deixando nossos produtos abaixo do esperado no mercado internacional. Com o surgimento do MERCOSUL, a indústria automobilística brasileira sofreu um vasto investimento em tecnologia, formando novos mix de produtos, ganhos de produção e novas formas de gestão assim por conseqüência acabaram nos tornando um dos setores automobilísticos mais competitivos do mundo.

Com a abertura econômica varias empresas familiares de pequeno e médio porte que atuavam na fabricação de autopeças sofreram com as exigências do novo mercado, assim sem condições de se atualizar tecnologicamente fecharam as portas ou foram adquiridas por multinacionais, sofrendo um processo chamado de joint venture (investimento de risco compartilhado entre duas ou mais empresas) a fim de possibilitar uma transferência de tecnologia. Nesse período podemos apresentar como maior inovação ocorrida, o surgimento da Estrutura Modular, uma nova forma de gestão da cadeia produtiva. Onde o sentido de Parceira significa um forte elo de associação entre as montadoras e seus fornecedores.

Fazendo assim que, todos fiquem responsáveis pelos investimentos e riscos do empreendimento em busca de um resultado comum, essa organização visou sua necessidade de produtividade e competitividade. Buscando simplificar sua cadeia produtiva, diminuindo seu numero de fornecedores e estabelecendo o outsourcing, um novo conjunto de necessidades a serem atendidas pelos fornecedores, como no Global Sourcing, onde os fornecedores são chamados a participar no projeto e desenvolvimento do produto e a fornecer sistemas e módulos completos, em várias partes do mundo. Desta forma a tendência de uma nova configuração de empresa no setor. Empresas capazes de realizar projetos, montar sistemas, realizar a montagem no produto final e gerir a sua própria cadeia de fornecedores.

Considera-se que o surgimento do primeiro Consórcio Modular, deu-se na indústria automobilística brasileira na fábrica da Volkswagen em Resende, no Rio de Janeiro. (Abiq & Zilboviqius;1994).

Com este movimento de desverticalização, iremos assistir a uma maior concentração de empresas, já que poucas terão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com