TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Construindo modelos matemáticos para avaliar e medir esses riscos

Tese: Construindo modelos matemáticos para avaliar e medir esses riscos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  Tese  •  946 Palavras (4 Páginas)  •  490 Visualizações

Página 1 de 4

Objetivo de estudo das Ciências Atuariais: O objetivo fundamental do profissional de atuaria e desenvolver ações estratégicas para o diagnostico de problemas e a construção de modelos matemáticos para a avaliação e mensuração desses riscos. O atuário e também um profissional capacitado para trabalhar gerencialmente no âmbito das diferentes atividades das instituições de previdência e de seguros, bem como em outros ambientes empresariais do mercado financeiro e de capitais.

O atuário é um profissional especializado em identificar, avaliar e gerenciar riscos que afetam as pessoas, as propriedades e as atividades econômicas. Uma das suas principais funções é determinar a possibilidade de certos eventos ocorrerem e propor ações para minimizar o custo dos riscos neles envolvidos. Por essa razão, os atuários são essenciais para a atividade securitária e previdenciária. É ele quem determina, por exemplo, quanto deve ser cobrado por um seguro de automóvel, ou quanto uma pessoa deve contribuir todo mês para, ao se aposentar, receber uma determinada renda de aposentadoria. Seu trabalho consiste, basicamente, em mensurar os impactos financeiros de eventos futuros e incertos tais como morte, sobrevivência, acidentes, catástrofes de diversas naturezas e outros. Pode-se dizer que o atuário se utiliza da Matemática e Estatística para o estudo de operações financeiras e planos em geral. Na área de seguros, calcula probabilidades e é responsável por prêmios e indenizações. Trabalhando com previdência, gerencia fundos e produz relatórios de riscos. Na capitalização e investimentos, elabora planos e políticas de investimento, mensura riscos e controle das finanças. Pode atuar realizando auditoria fiscal em empresas de seguros e de previdência e desenvolver estimativas e análises, no cálculo do valor de seguros e definição de cláusulas de apólices. Exerce atividades ainda no mercado financeiro, pesquisando as condições para investimentos e produzindo planos de ações.

A Controladoria tem como sua missão “Assegurar a otimização do resultado econômico da empresa”, e entre os seus principais objetivos destacam-se: promoção da eficácia organizacional; viabilização da gestão econômica; promoção e interação entre as áreas de responsabilidades; indicações das correções de rumo e monitoramento da execução dos objetivos estabelecidos. A filosofia de atuação da controladoria é coordenar esforços visando à sinergia das ações, participação ativa no processo de planejamento, interação e apoio às áreas operacionais, induções às melhores decisões para a empresa como um todo, credibilidade, persuasão e motivação.

Dentre as suas funções, destacam-se: Subsidiar o processo de gestão por meio de um sistema de informações que permita simulações e projeções sobre eventos econômicos no processo de tomada de decisão; apoiar a avaliação de desempenho analisando as áreas, gestores, empresa e sua própria área; apoiar a avaliação de resultado elaborando a análise do resultado econômico dos produtos e serviços, monitorando e orientando os processos de padronizações, avaliando o resultado de seus serviços; gerir os sistemas de informações definindo a base de dados que permita a organização da informação necessária à gestão, elaborando modelos de decisão para diversos eventos econômicos e padronizando o conjunto de informações existentes.

A profissão de Atuário foi regulamentada pelo decreto nº 66.408 de 03 de abril de 1970 e o decreto-lei nº 806, de 4/09/69 e reconhecida pelo MEC em 1970, tendo como data comemorativa no calendário oficial do país, o dia 3 de abril.

O Instituto Brasileiro de Atuária - IBA, órgão que regula a profissão, é o responsável pela emissão do registro dos atuários junto ao Ministério do Trabalho.

E as NTA (notas técnicas atuarial) que o atuário faz é regulamentada pela SUSEP

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com