TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Consultoria Marketing

Monografias: Consultoria Marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/12/2014  •  1.797 Palavras (8 Páginas)  •  687 Visualizações

Página 1 de 8

1 - Um dos principais entraves à ação do consultor está relacionado a uma espécie de dilema. Este dilema envolve a necessidade de tocar um trabalho sem que se tenha o controle sobre todas as pessoas envolvidas, isto é, sobre os colaboradores da empresa que atuam no processo. Isto se traduz como problema por que:

Correta c. Exige um maior esforço de convencimento do consultor, para garantir a união de todos em torno do objetivo traçado.

2 - A consultoria pode ser realizada de diferentes formas, a depender de quem o executa, como é tocado o procedimento geral e sua forma de remuneração, para se citar apenas alguns dos fatores que diferenciam os diversos tipos de consultoria. Quanto à origem, a consultoria pode ser classificada como:

Correta c. Interna: realizada por profissionais de dentro da empresa que têm uma maior habilidade na área do problema; e externa: realizada por profissionais de fora da empresa, tendo a função de contribuir para melhoria de alguma situação dentro da empresa.

3 - A consultoria é e sempre foi foco de tendências. Na atualidade, algumas características moldam o ambiente onde os consultores acabam por desenvolver seus trabalhos. Na atualidade encontramos:

Correta

Críticas à atuação de consultores e empresas de consultoria.

4 - Espera-se que o consultor tenha ou consiga de desenvolver um conjunto de habilidades que lhe permitam realizar suas atividades de forma adequada e eficaz. Tais habilidades de consultoria implicam numa sequência de etapas de trabalho que devem ser seguidas, qualquer que seja o projeto de consultoria e qualquer que seja a sua duração. A melhor descrição desta sequência é:

Correta b. Ação de entrada (primeiro contato) e contrato; coleta de dados e diagnósticos; feedback e decisão de agir; implantação; finalização, com extensão do trabalho, revisão do que foi realizado ou término das atividades.

5 - A chegada do consultor à organização caracteriza o começo de um processo de mudança. Do início do contato com os membros da organização se podem destacar dois elementos que compõem a fase de aceitação do que será proposto:

Correta e. Identificação, onde se reconhece a autoridade do agente de mudança, aceita a causa ou razão percebida ou generalizada por ele, testa as modificações propostas e se espera que sejam aceitos os princípios gerais da mudança; e internalização, onde os indivíduos traduzem os princípios gerais propostos pelo consultor em metas pessoais específicas por intermédio de adaptação, experimentação ou improvisação.

6 - As ferramentas de que o consultor pode lançar mão têm diversos graus de sofisticação e são aprendidas em cursos de administração, planejamento estratégico ou gestão de projetos, para se citar apenas algumas fontes de conhecimento existentes. Uma destas ferramentas é a análise SWOT. Sobre a Análise SWOT podemos afirmar:

Correta c. É uma ferramenta-conceito utilizada para fazer a análise do cenário vivido pelo cliente, tanto dentro como fora da empresa, proporcionando a base para o planejamento do trabalho de consultoria. Devido a sua simplicidade, pode ser utilizada para qualquer tipo de análise de cenário, desde aqueles aplicados a uma pequena empresa até a uma grande multinacional.

7 - Bens são produzidos e facilmente padronizados. Os serviços não. Considere as seguintes características propostas para os serviços. Aquela que não se aplica necessariamente a eles e, em especial, ao trabalho de consultoria, é:

Correta e. Facilidade de comparação

8 - Uma das fases mais importante s do trabalho de consultoria é o diagnóstico inicial. Sobre o diagnóstico inicial, assinale a alternativa ERRADA:

Correta: O consultor não precisa estar atento as suas emoções para não distorcer o que ouve e vê, em função da insegurança natural e do desconforto de estar lidando com o desconhecido.

9 - Sempre se tem a opção de lançar-se mão de uma consultoria interna ou externa. Cada uma das opções têm vantagens claras e limitações em sua atuação. Sobre a consultoria externa se destacam algumas vantagens, dentre as quais não se inclui:

Correta b. Maior conhecimento dos aspectos formais e informais da empresa, o que facilita a identificação das regras de negócio que, são explicitadas para o consultor.

10 - Porque existe um grau de incerteza em relação às condições do mercado, todo projeto tem um grau de incerteza quanto à sua utilidade e sucesso, que é proporcional ao seu tempo programado de duração. Essa incerteza pode afetar:

I. Seu custo.

II. Seu nível de benefício efetivo.

III. Sua qualidade de execução (obediência a padrões pré-determinados).

IV. O prazo realmente necessário para seu término.

Dos fatores apontados, são condicionados pelo prazo de duração do projeto:

Correta c. Somente I, II e IV.

11 - O processo de comunicação entre o consultor e a empresa cliente, compreendendo todas as pessoas com quem ele deve interagir, é fundamental para que a consultoria atinja bons resultados. Sobre a interação entre consultor e cliente pode-se afirmar que:

Correta: d. A análise da interação entre o consultor e o cliente pode começar pelos aspectos de frequência e duração. Tanto a comunicação verbal, quanto escrita, pode ser analisada, identificando-se aquelas fontes que naturalmente se prestam a fornecer mais informações, explorando-as de forma adequada e implementando sua qualidade.

12 - A consultoria é uma atividade focada em processo de mudança organizacional. Suas demandas evoluem ao longo do tempo conforme as demandas sobre as organizações. Assim, nos primórdios do desenvolvimento da teoria da administração se pode dizer que o foco principal dos trabalhos era:

Correta:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com