TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Consultoria de Planejamento e Sistemas de Transporte

Por:   •  8/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  518 Palavras (3 Páginas)  •  975 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

AVA2

Curso: Logística

Matéria: Planejamento de Sistemas de Transportes

2019/2º Semestre

Discente: Monica Regina Ribeiro de Melo Alves Ferreira

Docente: Prof. José Roberto Tavares Sampaio

CONSULTORIA LOGÍSTICA

UNIDADES 3 E 4

                                                        Rio de Janeiro

2019

LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO

A logística de distribuição de mercadorias foca na entrega e escoamento dos produtos, porém, seu impacto vai muito além da área operacional, englobando também as atividades relacionadas ao planejamento da movimentação de cargas para garantir a satisfação dos clientes.

       Seu objetivo é abastecer os clientes dentro do prazo esperado, otimizando os processos, criando diferencial competitivo e por consequência gerando lucro para a organização.

SITUAÇÃO PROBLEMA

      Uma empresa situada na Região Sudeste, buscando ampliar seus negócios, procura um consultor para indicar uma possível solução. Para isso, fornece as informações a seguir: ela precisa fazer distribuição para quatro lojas situadas na região Centro-Oeste. Atualmente não é possível enviar carretas, pois estas encontrariam dificuldades pelo tamanho, o que levaria ao aumento dos custos.

ANÁLISE DA SITUAÇÃO PROBLEMA

      A geografia é um ponto importante dentro da logística e num país com as dimensões do Brasil, é muito importante que se tenha uma estratégia logística para que não se tenha gargalos no fornecimento de materiais. Muitas empresas aderem à intermodalidade como forma de se chegar mais rápido ao cliente, contudo falta ainda estrutura para que se possa utilizar todo o potencial dos modais disponíveis.

RESOLUÇÃO

      A solução encontrada para esta situação, seria a implantação de um Centro de Distribuição (CD), instalado em um ponto estratégico próximo às quatro lojas situadas na região Centro-Oeste, visando a agilidade no recebimento e despacho de mercadorias, evitando-se assim o acúmulo de mercadorias no estoque e gerando redução de custos.

[pic 1]

      Um caminhão próprio, com maior capacidade, faz o abastecimento do Centro de Distribuição, e de lá fraciona-se a carga em dois caminhões baús, cada caminhão baú fará a entrega das mercadorias em duas lojas distintas (um pra muitos), com o trajeto roteirizado previamente para que as entregas ocorram em dias e horários apropriados, isso possibilitaria a otimização em suas operações.

       Os dois caminhões que farão as entregas nas quatro lojas do Centro-Oeste, deverão ser de frota terceirizada. A terceirização da frota elimina diversas responsabilidades que o processo de entrega exige, como os regulamentos de transporte e as contratações de funcionários, reduzindo-se dessa forma as despesas operacionais. Além disso, vai oferecer serviços de acordo com a necessidade da empresa, sem que se corra o risco de desperdiçar recursos e investimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (100.3 Kb)   docx (36.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com