TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento de Transporte

Por:   •  16/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.820 Palavras (12 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 12

Alves de Araújo Consultoria Logística[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

Proposta Comercial a empresa PauladaLima Store

[pic 6][pic 7][pic 8]


Prezados Senhores conforme nosso contato nos últimos meses segue nossa proposta para consultoria Logística, com base nas informações fornecidas pelo seu Departamento Operacional.

Empresa: PauladaLima Store

 Sede: Rua Itamarati n° 180 - Cascadura  / Rio de Janeiro

Cep.: 21350-050

Diretora Operacional: Ana Paula Lima

 - Analise dos Pontos Principais expostos pela Diretoria Operacional

  • A PauladaLima Store esta situada no estado do Rio de Janeiro, fechou um grande contrato para distribuir seus produtos em 4 lojas situadas na Região Centro-Oeste do Brasil;
  • Diretoria Operacional vetou o uso de carretas devido ao tamanho e elevado custos Logísticos.

[pic 9]

Soluções para chegarmos ao Objetivo

  1. Abrir um Centro de distribuição no estado de Goiás onde se concentra um grande polo de moda e por ter 3 das 4 lojas a serem abastecidas, se o centro de distribuição for na região Sudeste os custos serão muito mais elevados , podendo acarretar atrasos na entrega e a queda dos nos lucros;

1.2 . As lojas precisam ser abastecidas 2  vezes por semana com os novos produtos tanto nas 3 lojas de Goiás e na loja de Brasília:

- Meio de Transporte indicado:  Caminhão Baú / Por ter um tamanho muito menor que a carreta e a possibilidade de transportar com a mesma eficiência até para lugares distantes;

-Dias de abastecimento das lojas: Segunda/ Sábado pela manhã afim de evitar trânsitos e possíveis multas , (sugerimos que deixem o gerente de cada loja de sobreaviso para que disponibilizem funcionários para auxiliar no descarregamento;

* seria prudente verificar os horários de pico e restrições nos locais de carregamento a certos lugares no que os caminhões têm horário para transitar.

- O caminhão que sai para abastecer a loja de Brasília deve ter uma programação bem estruturada :

De: Brasília a Goiás são 309 Km  leva em média de 4 horas  de viagem via modal rodoviário

Utilizar um sistema automatizado para planejar as rotas pode trazer muitos benefícios para sua empresa. Talvez o maior destaque seja para a melhora no planejamento do tempo de cada entrega. Isso possibilita  otimização em suas operações e consiga se manter sempre no prazo. Seus clientes certamente apreciam pontualidade na entrega. A redução das distâncias e tempo de entregas permitem reduzir a jornada de trabalho e custos com horas extras e diárias da mão de obra[pic 10]

   FERRAMENTAS DA QUALIDADE TOTAL APLICADAS NO APERFEIÇOAMENTO DO SERVIÇO LOGÍSTICO


A variabilidade é uma característica intrínseca de qualquer serviço e, em particular, do serviço logístico. Cada um dos desempenhos sucessivos poderá ser ligeiramente diferente, devido a uma série de variáveis controláveis e não controláveis pelo prestador do serviço. Se estas variações são mínimas,  certamente não comprometerão a qualidade do serviço. Por exemplo, se 99,5% de todos os caminhões de entregas às lojas deixarem o Centro de Distribuição dentro dos dois minutos seguintes ao  momento previsto da saída, esta é uma variação que dificilmente preocupará o encarregado das entregas. Se, no entanto, este processo deixar de apresentar indicadores tão satisfatórios, é preciso agir para diagnosticar, controlar e melhorar o processo.

Existe uma série de métodos estatísticos eficazes para a melhoria dos serviços logísticos mediante a identificação e redução das falhas existentes.

[pic 11]

Um ciclo de atividades é a unidade básica de análise e controle dos processos logísticos. Envolve não apenas atividades ou tarefas necessárias   , mas também todos os processos decisórios e de troca de informações entre os departamentos de Marketing, Operações e Logística , fornecedores e prestadores de serviço. Através dos ciclos de atividade é possível  sua eficiência (produtividade no uso de recursos) e sua eficácia (atendimento das metas).

  1. Transmissão do pedido para o  Centro de Distribuição , seja via telefone, fax, EDI ou Internet
  2. Processamento do pedido, através da verificação da sua disponibilidade em estoque,
  3. Carregamento, transporte e entrega nas lojas.

[pic 12]

Na prática, as diversas atividades do ciclo de atividades da distribuição física estão sujeitas a incertezas, seja pelo nível de confiabilidade na operação ou por problemas de qualidade nas tarefas executadas. Em outras palavras, os tempos de transmissão, processamento e carregamento podem variar bastante ao redor de sua média ou padrão, culminando com uma variação bastante acentuada no ciclo total da distribuição física.

[pic 13]

Neste cenário de extrema variabilidade, percebe-se facilmente que o gerenciamento da incerteza é um dos mais importantes desafios do gerente logístico. Tanto os atrasos, quantos as antecipações na execução de cada uma destas atividades do ciclo, relativamente aos seus padrões, devem ser monitorados de modo a serem evitadas a deterioração na qualidade do serviço prestado. A ação da gerência logística deve se pautar por:

  • Garantir a consistência do serviço, através da redução na variabilidade dos processos.
  • Reduzir a duração do ciclo de atividades ao mínimo possível, através do aprimoramento dos processos

As atividades do ciclo recém descrito encerram um conjunto de atributos de serviço e que são mais ou menos valorizados pelos clientes. É o desempenho nesses atributos que determina uma melhor ou pior avaliação, por parte do cliente, da qualidade do serviço. Assim, por exemplo, sob a perspectiva da distribuição física, alguns dos atributos de serviço mais valorizados pelos clientes   são a pontualidade na entrega, o percentual de pedidos completos e o nível de disponibilidade de produto. É com base na avaliação do cliente, portanto, que uma empresa identifica os gaps de serviço, e vai, então, trabalhar sobre os respectivos atributos direcionando seus esforços para as atividades correspondentes. É neste momento que as ferramentas da qualidade total demonstram sua utilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)   pdf (745.7 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com