TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conta de lucros e perdas do ano

Trabalho acadêmico: Conta de lucros e perdas do ano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  Trabalho acadêmico  •  2.561 Palavras (11 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 Questões indicadas 4

2.1.1 Questão 01 4

2.1.2 Resposta 01 4

• Balanço patrimonial 4

• Demonstração do resultado do exercício (DRE) 6

• Demonstração de Fluxo de caixa. 9

2.1.3 Questão 02 10

2.1.4 Resposta 02 10

2.1.5 Questão 03 12

2.1.6 Resposta 03 12

• Grandeza 12

• Razão 12

• Proporção 13

2.1.7 Questão 04 14

2.1.8 Resposta 04 14

• Inflação 14

• Câmbio 15

• Juros 15

• Crescimento econômico 15

3 CONCLUSÃO 18

4 REFERÊNCIAS 19

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo responder de forma satisfatória as 4 questões indicadas, baseado no texto sugerido de título:

Acesso e necessidades de informação de profissionais brasileiros: Um estudo exploratório.

Para a realização deste trabalho, foi necessário analisar e compreender o texto sugerido, além da realização de pesquisas para assuntos específicos, estas inseridas de forma resumida e objetiva.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 QUESTÕES INDICADAS

2.1.1 Questão 01: Através da pesquisa foi percebido que as informações internas são frequentemente emitidas através das áreas de finanças e contabilidade. Apresente os principais relatórios financeiros e sua estrutura.

2.1.2 Resposta 01: Ao analisar a pesquisa e interpretação das tabelas podemos dizer inclusive, que 19,3% dos entrevistados recebem informações sobre finanças/contabilidade diariamente e que dentre as áreas classificadas na pesquisa a área de finanças/contabilidade ocupa a 7° posição (no total de 9) sobre a necessidade de aumento das informações sendo a 1° a que mais precisa e a 9° a que menos precisa.

Considerando como informação interna emitida os principais relatórios financeiros e suas estruturas são:

• Balanço patrimonial

Estrutura: O Balanço patrimonial é a demonstração contábil que evidencia, resumidamente, o patrimônio da empresa, quantitativa e qualitativamente. O artigo 178 da Lei nº 6.404/1976 - Lei das sociedades por ações, alteradas pela Lei 11.638/07 e MP 449/08,estabelece o seguinte: Art. 178. No Balanço, as contas serão classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da companhia.

§1º No Ativo, as contas serão dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez dos elementos nelas registrados (e aquilo que se transforma mais rápido em dinheiro), nos seguintes grupos:

a) Ativo circulante;

b) Ativo não circulante;

b1) Ativo realizável a longo prazo;

b2) Ativo permanente, dividido em Investimentos, Ativo imobilizado e Ativo intangível. O Ativo diferido não é mais demonstrado.

Nota de atualização: A partir da alteração da legislação societária promovida pela lei 11.638/07, o Ativo intangível deve figurar no Balanço Patrimonial das empresas como subgrupo de Ativo Permanente, cujo objeto são os bens intangíveis anteriormente classificados no Ativo Imobilizado.

§2º No passivo, as contas serão classificadas segundo a ordem decrescente de exigibilidade (e aquilo que temos que pagar de acordo com as datas), nos seguintes grupos:

a) Passivo circulante;

b) Passivo não circulante;

b1) Passivo exigível a longo prazo;

b2) Resultados de exercícios futuros; (não existe mais)

c) Patrimônio líquido, dividido em capital social, reservas de capital, reservas de reavaliação, reserva de lucros, ações em tesouraria e prejuízos acumulados

§3º Os saldos devedores e credores que a companhia não tiver direito de compensar serão classificados separadamente.

Nota de atualização: A partir da alteração da legislação societária promovida pela lei 11.638/07, foi suprimida o grupo de contas intitulado Reserva de Reavaliação no Balanço Patrimonial.

• Demonstração do resultado do exercício (DRE)

Estrutura: O artigo 187 da Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976 (Lei das Sociedades por Ações), instituiu a Demonstração do Resultado do Exercício.

A Demonstração do Resultado do Exercício tem como objetivo principal apresentar de forma vertical resumida o resultado apurado em relação ao conjunto de operações realizadas num determinado período, normalmente, de doze meses.

De acordo com a legislação mencionada, as empresas deverão na Demonstração do Resultado do Exercício discriminar:

- A receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos;

- A receita líquida das vendas e serviços, o custo das mercadorias e serviços vendidos e o lucro bruto;

- As despesas com as vendas, as despesas financeiras, deduzidas das receitas, as despesas gerais e administrativas, e outras despesas operacionais;

- O lucro ou prejuízo operacional, as outras receitas e as outras despesas;

- O resultado do exercício antes do Imposto sobre a Renda e a provisão para o imposto;

- As participações de debêntures, empregados, administradores e partes beneficiárias, mesmo na forma de instrumentos financeiros, e de instituições ou fundos de assistência ou previdência de empregados, que não se caracterizem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com