TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conta de lucros e perdas do ano

Seminário: Conta de lucros e perdas do ano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  Seminário  •  373 Palavras (2 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 2

Demonstração do Resultado do Exercício

É a expressão máxima, juntamente com o Balanço Patrimonial, da evidenciação contábil emanada da aplicação criteriosa dos procedimentos de escrituração e ajuste, em tudo obedecendo aos Princípios Fundamentais de Contabilidade, prioritariamente à Competência.

Receita

É um fluxo de produtos ou serviços durante certo período contábil. É também o resultado da aceitação por parte do mercado do esforço de produção da empresa. A receita pode ser operacional como as vendas e não operacional como os juros. A definição geral de receita engloba a receita propriamente dita e os ganhos financeiramente ainda não realizados, por exemplo, os derivantes da reavaliação de títulos negociáveis e os resultados de acréscimos no valor de ativos de longo prazo ou permanentes.

Lucro Bruto

O Lucro Bruto é um importante guia para a viabilidade. Os custos indiretos são considerados quando se calcula a renda líquida, outro importante guia para a viabilidade.

Lucro Operacional

O Lucro Operacional mostra capacidade de geração de resultados proveniente das

operações normais da empresa, ou seja, seu potencia l de gerar riqueza em decorrência de suas características operacionais, independentemente de suas fontes de financiamento.

Lucro Líquido

O Lucro Líquido, última linha da Demonstração de Resultados, é o Lucro Operacional deduzido das receitas e despesas financeiras (ou seja, refletem a estrutura de capital da empresa – em outras palavras, as despesas decorrentes do financiamento de seus ativos e de sua operação), das despesas não operacionais, extraordinários e não recorrentes (ou seja, aquelas que ocorrem raramente e não são referentes as atividades operacionais da empresa), e do imposto de renda e contribuição social. Não é um indicador adequado para se analisar o resultado operacional de uma empresa.

Relatório

Demonstração do resultado do exercício

É um relatório contábil elaborado em conjunto com o balanço patrimonial, que descreve as operações realizadas pela empresa em um determinado período.

Alguns usuários e autores mais recentes procuram, justamente, apresentar outra demonstração de fluxo, a de Caixa (ou outra, a de Origens e Aplicações), como muito importante para a evidenciação contábil, no que concordamos, mas não em substituição à Demonstração do Resultado, e, sim, em caráter adicional.

Embora sejam elaboradas anualmente para fins legais de divulgação, em geral são feitas mensalmente para fins administrativos e, trimestralmente para fins fiscais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com