TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade 6º Período Individual

Exames: Contabilidade 6º Período Individual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  4.075 Palavras (17 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 17

Introdução

A Contabilidade pode ser aplicada á todas as entidades econômicas, administrativas etc. Aplica-se tanto ás sociedade mercantis como as sociedades civis, inclusive as associações civis ou mesmo aquelas sem finalidades lucrativas, e ainda aplica-se a Cooperativas Agroindustriais, área que vem crescendo rapidamente nos últimos anos, Cooperativas de transportes, entre outros.

O campo de atuação da Contabilidade não se restringe apenas aos grandes empreendimentos, mas aplica-se à micro e pequenos negócios, e também no controle do patrimônio de pessoas físicas.

Neste trabalho irei mencionar vários tópicos que abrangem a contabilidade aplicada.

O que é ISE-BOVESPA?

O modelo de sustentabilidade empresarial soma três tipos de sustentabilidade: econômica, ambiental e social. A sustentabilidade econômica considera a estratégia de negócios, os resultados financeiros, o mercado de atuação da empresa, o uso dos recursos disponíveis, interligando-se com a sustentabilidade ambiental e social. As ações de sustentabilidade ambiental relacionam-se a tecnologias limpas, reciclagem, uso sustentável dos recursos naturais, atendimento à legislação ambiental, tratamento de efluentes e resíduos, produção e aplicação de produtos e serviços ecologicamente corretos e preocupação com os impactos ambientais. Práticas de sustentabilidade social estão associadas à promoção e participação da empresa em projetos de natureza social, compromisso com o desenvolvimento das pessoas e da sociedade, suporte no crescimento da comunidade e assumir a responsabilidade social. Essas três dimensões da sustentabilidade precisam estar interligadas de forma sistêmica, pois cada dimensão exerce influência sobre as demais.

Há diferentes propostas de indicadores de sustentabilidade corporativa, que são ferramentas para monitorar o desempenho relativo à sustentabilidade empresarial. São alguns indicadores: balanço social, Sustainability Index – Dow Jones, Indicadores Ethos, Índice de Sustentabilidade Empresarial ISE-Bovespa, diretrizes para relatórios de sustentabilidade da Global Report Initiative (GRI).

O incentivo à formulação de indicadores de sustentabilidade ganhou força e respaldo internacional a partir da Rio-92, conforme registrado no capítulo 40 da Agenda 21, intitulado “Informação para a Tomada de Decisões”, que diz (CNUMAD, 1996):

“Os indicadores comumente utilizados, como o produto nacional bruto (PNB) e as medições dos fluxos individuais de poluição ou de recursos, não dão indicações adequadas de sustentabilidade. Os métodos de avaliação das interações entre diferentes parâmetros setoriais ambientais, demográficos, sociais e de desenvolvimento não estão suficientemente desenvolvidos ou aplicados. É preciso desenvolver indicadores do desenvolvimento sustentável que sirvam de base sólida para a tomada de decisões em todos os níveis e que contribuam para uma sustentabilidade autorregulada dos sistemas integrados de meio ambiente e desenvolvimento.”

Para avaliar a sustentabilidade empresarial, as empresas podem analisar o seu desempenho econômico, ambiental e social, por meio das diretrizes internacionais do Global Reporting Initiative (GRI). Na análise do desempenho econômico, observam-se os impactos da empresa sobre as condições econômicas locais, nacionais e globais. O desempenho ambiental baseia-se nos impactos da empresa sobre o patrimônio natural e os gastos com meio ambiente na produção de bens e serviços. Impactos sobre os sistemas sociais nos quais a empresa está inserida indicam o desempenho social; seus indicadores estão ligados a práticas trabalhistas, direitos humanos, sociedade e responsabilidade não só pela produção e distribuição de bens e serviços, bem como pelo desenvolvimento do atendimento pós-consumo.

Para avaliar se o modelo de negócios estabelecido por uma organização é sustentável, não basta preparar o relatório do desempenho econômico, ambiental e social. É preciso verificar a sua sustentabilidade. Para isso, foi desenvolvida por Karl-Henrik Robert, médico oncologista, a ferramenta de abordagem científica e sistêmica chamada The Natural Step (TNS), que possibilita a verificação da contribuição da empresa direta e indiretamente sobre os seguintes pontos:

a) aumento dos desperdícios de recursos naturais;

b) aumento das concentrações de substâncias nocivas à saúde das pessoas;

c) uso indiscriminado dos recursos naturais;

d) abuso do poder político e/ou econômico sobre a sociedade.

Indicadores podem ser entendidos como ferramentas constituídas por uma ou mais variáveis que, associadas por meio de diversas formas, revelam significados mais amplos sobre os fenômenos a que se referem (IBGE, 2004)

Criado em dezembro de 2005 o Índice de Sustentabilidade Empresarial da Bolsa de Valores de São Paulo (ISE/Bovespa). Esse índice foi feito para se tornar marca de referência para o investimento socialmente responsável e indutor de boas práticas no meio empresarial brasileiro, refletindo o retorno de uma carteira composta por ações de empresas com os melhores desempenhos em todas as dimensões que medem sustentabilidade empresarial.

O Índice de Sustentabilidade Empresarial BM&FBOVESPA (ISE) foi o quarto índice de ações no mundo criado com o objetivo de mostrar o desempenho de mercado de uma carteira formada por empresas que adotam os princípios de gestão sustentável. O primeiro deles foi o Dow Jones Sustainability Indexes (DJSI), criado em 1999, em nova Iorque; o segundo foi o FTSE4Good, de Londres, criado em 2001; e o terceiro, lançado em 2003, foi o JSE, de Joanesburgo, África do Sul. Em 1.° de dezembro de 2005, o Brasil entrou para esse grupo de pioneiros ao apresentar, em São Paulo, a sua primeira carteira teórica do Índice de Sustentabilidade Empresarial, que reuniu 34 ações de 28 empresas avaliadas como as mais avançadas na implementação de práticas de sustentabilidade empresarial no país.

Para a BOVESPA, o ISE pode ser definido como “um índice que mede o retorno médio de uma carteira teórica de ações de empresas de capital aberto e listadas na BOVESPA, com as melhores práticas em sustentabilidade”.

A participação no índice é voluntária e o processo é participativo, conta com uma metodologia baseada em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.3 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com