TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade 1° Semestre Trabalho Individual

Casos: Contabilidade 1° Semestre Trabalho Individual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  4.338 Palavras (18 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 18

1 INTRODUÇÃO

A contabilidade surgiu da necessidade do ser humano de controlar o seu patrimônio, ou seja, tudo aquilo que possuía, gostava e devia. Os primeiros sinais de Contabilidade puderam ser observados no início da civilização, onde os pastores já procuravam controlar sua riqueza, mesmo sem conhecer os números. O desenvolvimento de argumentos matemáticos aconteceu de forma gradual e perceptiva através da criação e recriação da Matemática de acordo com as necessidades dos sujeitos históricos. Matemática e administração, são dois temas indissociáveis na vida de qualquer indivíduo, desde as tarefas mais simples até as mais complexas requerem o uso destas duas ciências. A arte de pensar através dos números tem norteado a humanidade nas mais diversas áreas e em suas maiores descobertas.

O presente trabalho trata de assuntos como a matemática nas organizações, no que a disciplina auxilia o gestor e contador nas atividades empresariais. Traz também uma abordagem sobre o fator ambiental nas empresas, no que os fatores podem influenciar no funcionamento das organizações a atitudes que o gestor pode ter para reduzir os impactos negativos na empresa. Trata também sobre capacidade e incapacidade civil, mostrando alguns exemplos, e para finalizar foram colocados conceitos de Ativos, Passivos e Patrimônio Líquido.

2 PRODUÇÃO TEXTUAL

A contabilidade e a matemática são essenciais ao desenvolvimento profissional, estas são duas ciências que evoluíram desde a antiguidade, caminhando juntas, paralelamente ao desenvolvimento econômico e social, onde este desenvolvimento influenciou diretamente todas as atividades relacionadas à cultura, ciência e educação. Surge a necessidade de identificar como a disciplina de Matemática pode utilizar-se da Contabilidade na gestão de custos para a compreensão de um conceito básico matemático como função.

As duas ciências em questão utilizam dados quantitativos expressos por números e da moeda foram premissas para o desenvolvimento destas ciências. A matemática está presente em nosso cotidiano que contribui com a humanidade para compreender, organizar e desenvolver melhor o mundo e suas relações sociais e econômicas.

Umas das várias formas das disciplinas de Contabilidade e Matemática estabelecerem uma comunicabilidade é por meio da abordagem do conceito de função matemática na análise custo/volume/lucro em Contabilidade Gerencial. Pode-se através de alguns exemplos como, o preço de um produto no mercado depende da demanda; a conta mensal de energia depende do consumo; a receita e o lucro das vendas dependem da qualidade vendida; entre outros, notar a existência de funções matemáticas pois estabelecem relações entre duas variáveis. Uma função Matemática é uma regra, lei ou critério que estabelece correspondência entre duas ou mais variáveis que devem estar definidas.

A contabilidade necessita de uma complementação de outros conhecimentos, como de matemática financeira, estatística, noções de marketing, entre outras, sendo que todos estes elementos fazem com que as orientações de dados e as informações da contabilidade sejam passada com mais segurança e clareza a clientes e investidores. O contador atua em outras áreas que podem lidar com informações para a tomada de decisões, onde uma atividade típica de contabilidade é a elaboração da demonstração de resultados de um exercício por um período determinado, com a qual os acionistas possuem uma visão da performance da entidade na qual investiram seus recursos. A matemática de forma geral, pode ser entendida como o conjunto de todas as disciplinas lógicas que tratam das relações dedutíveis, as quais podem ser compreendidas pelos conceitos da grandeza, ordem, espaço e continuidade.

O ensino matemático pode contribuir até com uma formação humanística, enriquecedor do conhecimento intelectual. A matemática constitui um instrumento de trabalho fundamental para os profissionais da área. O contador precisa de um amplo domínio da matemática para ser bem sucedido em seu trabalho, que depende em grande parte, da exatidão dos números. De uma maneira geral e de acordo, principalmente, com o que foi abordado no item anterior, pode-se dizer que os objetivos da disciplina matemática no contexto a que se refere à formação do administrador podem ser resumidos em alguns pontos principais:

• A matemática insere o aluno, acadêmico de administração, a se utilizar do pensamento matemático (intuitivo e lógico-dedutivo), indispensável ao bom desempenho de sua função.

• Permite uma compreensão em atividades práticas que envolvem aspectos quantitativos da realidade.

• Possibilita ao aluno dominar os conceitos e técnicas de cálculo.

• Possibilita, ainda, que o administrador aplique tais conceitos e técnicas na resolução dos problemas pelos quais ele é responsável numa determinada empresa ou organização.

A matemática, portanto, possibilita que o administrador seja preciso na definição das variáveis, estabeleça claramente as hipóteses que são utilizadas na demonstração da tese. Possibilita para dedução de conclusões empiricamente verificáveis. O funcionamento organizacional pode ser representado por um modelo de cinco variáveis – Tecnologia, Comportamento, Estrutura, Decisão e Estratégia.

A empresa é um sistema aberto e dinâmico, isto é, um conjunto de elementos interdependentes que interagem entre si para a consecução de um fim comum, em constante inter-relação com seu ambiente. As empresas necessitam de conhecimento de sua realidade ambiental a partir de informações encontradas em seu ambiente externo. À análise do ambiente da organização, objetiva estabelecer o propósito de direção que a organização deverá seguir para aproveitar oportunidades e evitar riscos do ambiente externo condiciona a vida ou a morte de uma empresa.

Planejamento estratégico é, portanto, um sistema de levantamento e avaliação de situações, que pretende não ponderar o futuro ou eliminar a incerteza, mas preparar a organização para as modificações neste futuro. A elaboração da estratégia é um exercício de empreendimento e uma maneira de pensar de fora para dentro, o grande desafio dos gerentes consiste em manterem suas estratégias muito próximas dos acontecimentos externos.

Para lidar com a incerteza as estratégias precisam adquirir flexibilidade para ampliar o escopo de possíveis respostas às imposições de um ambiente em constante mutação. O aumento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.4 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com