TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Empresarial

Dissertações: Contabilidade Empresarial. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2013  •  1.001 Palavras (5 Páginas)  •  702 Visualizações

Página 1 de 5

O objetivo da contabilidade moderna tem se tornado uma das ferramentas mais importante e útil aos administradores da tomada de decisão. Pois, nela é que buscamos no dia a dia a informação com maior precisão e maior segurança.

O contador é considerado uma das peças de suma importância, pois é através dele é que os empresários se apóiam, sendo ele responsável pela coleta de dados e registros dos fatos ocorridos. São considerados praticamente como um controller, pois, tem o papel importante na administração, planejar, organizar, dirigir e controlar, para entender com precisão as pessoas físicas e jurídicas informando com clareza e objetividade a real situação patrimonial. O contador também precisa abranger os conhecimentos em todos os aspectos jurídicos, pois é através da legislação é que ele poderá orientar os seus clientes, gestores quanto a tributos, fiscalização, impostos, etc.

A Matemática também e de muita importância na contabilidade, pois ela se faz presente na rotina diária do contador, tanto nos cálculos de aplicações financeiros, quanto na exatidão dos cálculos dos bens e direitos e obrigações

2.1 A Contabilidade na Gestão Empresarial

A contabilidade é uma ferramenta importante para gestão empresarial, há vários anos, contadores, administradores e gestores convenceram que mesmo com o vasto detalhamento das informações contábeis vai além do simples cálculo de impostos e atendimento às legislações comerciais, previdenciárias e tributárias legais.

A contabilidade gerencial é a utilização da escrituração regular dos documentos, contas, registros, fatos e controles contábeis com o objetivo em administrar, gerir e analisar a situação patrimonial de uma entidade.

Tais empresas utilizam das informações detalhadas pela contabilidade, pois elas servem de parâmetros de competitividade junto aos concorrentes ou seja, tomada de decisões.

Dentre a utilização da contabilidade na gestão empresarial, podemos destacar que é de suma importância, para fins gerenciais os seguintes:

- Projeção de fluxo de caixa;

- Análise de indicadores;

- Cálculo de ponto de equilíbrio;

- Determinação e controle de custos;

- Planejamento tributário;

- Elaboração do orçamento e controle orçamentário;

2.2 PROCESSO ADMINISTRATIVO

O ato de Administrar significa planejar, dirigir, organizar, coordenar, e controlar organizações e/ou tarefas, tendo como objetivo maior produtividade e/ou lucratividade. Para se chegar a isto, o administrador avalia os objetivos organizacionais e desenvolve as estratégias necessárias para alcançá-los. Este profissional, no entanto, não tem apenas função teórica, ele é responsável pela implantação de tudo que planejou e, portanto, vai ser aquele que define os programas e métodos de trabalho, avaliando os resultados e corrigindo os setores e procedimentos que estiverem com problemas. Como é função do administrador que a produtividade e/ou lucros sejam altos, ele também terá a função de fiscalizar a produção e, para isto, é necessário que fiscalize cada etapa do processo, controlando inclusive os equipamentos e materiais (recursos) envolvidos na produção, para evitar desperdícios e prejuízos pra a organização.

2.2.1 PLANEJAR

Planejar é o início do Processo de Administrar, é pensar antes de agir ou preparar as maneiras mais adequadas para a ação. Dessa forma objetiva-se o melhor caminho para se atingir os resultados traçados.

Chiavenato (2000, p.195) diz que:

"O Planejamento figura como a primeira função administrativa, por ser aquela que serve de base para as demais funções. O Planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente os objetivos que devem ser atingidos e como se deve fazer para alcançá-los."

De forma semelhante Stoner (1999, p.5) diz que:

"Planejar significa que os administradores pensam antecipadamente em seus objetivos e ações, e que seus atos são baseados em algum método, plano ou lógica, e não em palpites. São os planos que dão à organização seus objetivos e que definem o melhor procedimento para alcançá-los."

O ato de planejar envolve sensibilidade ao

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com