TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Empresarial

Trabalho Escolar: Contabilidade Empresarial. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2013  •  2.581 Palavras (11 Páginas)  •  668 Visualizações

Página 1 de 11

Sumario

Introdução...............................................................................................2

Conceitos de administrativos..................................................................3

Planejamento, Organização, Direção Liderança e Controle.

Teórico que desenvolveu........................................................................5

Principais mudanças ao longo do tempo................................................6

Conceito de patrimônio..........................................................................6

Três autores

Fontes (origens) de recursos.................................................................8

Funções

Capital Social

Definição

Capital de terceiros

Analise de Mercado...........................................................................9

Demanda, oferta e equilíbrio de mercado.........................................9

Estrutura de mercado..................................................................10

Contabilidade social.........................................................................11

Referencias......................................................................................12

Introdução

Nos dias de hoje, num mundo altamente competitivo, é preciso buscar um maior

Numero de informações possíveis.

O presente estudo mostra a importância da contabilidade na administração e no mundo. A importância do contador como instrumento que auxilia uma empresa, coletando dados econômicos, registrando avaliando o desempenho dos negócios, dando diretrizes para tomadas de decisões.A importância da informação para um bom sucesso em qualquer área de atuação.

Teórico que desenvolveu

No inicio do século X, segundo Chiavenato (2004), dois engenheiros desenvolveram os primeiros trabalhos a respeito da Administração. O americano Frederick Wilson Taylor iniciou a Escola da Administração Científica, preocupada em aumentar a eficiência da indústria através da racionalização do trabalho do operário. Já o frances Henry Fayol, conforme Maximiano (2005) desenvolveu a Teoria Clássica, que originou-se nas conseqüências geradas pela Revolução Industrial, basicamente no crescimento desorganizado e acelerado das empresas, exigindo uma substituição de conhecimentos adquiridos somente pela prática e pela improvisação, e a necessidade de aumentar a eficiência das organizações.

Embora não tenham se comunicado entre si, partindo de pontos de vista diferentes, suas idéias constituem as bases da Abordagem Clássica da Administração. Reconhecidos, dominaram o panorama administrativos das organizações nas quatro primeiras décadas do século X (CHAIAVENATO, 2004).

De acordo com Chiavenato (2004) em função dessas duas correntes, A abordagem Clássica é desdobrada em duas orientações diferentes, que são: A Escola de Administração Cientifica, desenvolvida nos Estados Unidos a partir da escola formada por Taylor, e a Teoria Clássica da organização, iniciada na França com Henry Fayol, que ate certo ponto são opostas entre si, mas que se complementam com relativa coerência.

CONCLUSÃO

Henri Fayol foi Engenheiro de minas e idealizador da Teórica Clássica da

Administração, seguiu uma mesma linha de pensamento de Taylor, que caracterizase pela ênfase no “Homem-Economico” e pela busca Máxima da eficiência

Principais mudanças ao longo do tempo:

Desde os primórdios da revolução industrial, o processo administrativo das empresas, de uma maneira geral, foi tido como foco de estudos e constantes debates, principalmente a cerca de quais seriam as funções básicas que o administrador deveria desempenhar para o alcance pleno da eficiência e eficácia empresarial.

Até o período neoclássico da administração, surgido na metade final do século XX, muitas eram as discrepâncias dos teóricos quanto à denominação oficial a ser empregada àquelas atividades consideradas básicas ao administrador. Na essência, as denominações sugeridas por cada um dos teóricos levavam praticamente a um mesmo lugar, ou seja, o sentido estrito de cada função já fazia parte de um consenso, restava apenas estabelecer um acordo formal afim de que tais funções pudessem receber denominações padronizadas. É a partir do período neoclássico que as funções básicas do administrador passaram a ser o Planejamento, Organização, Direção e Controle.

Com o advento da informática, fruto da Era da Informação, os processos gerenciais (neles inclusos as funções anteriormente citadas), passaram por drásticas mudanças, transformações que alteraram profundamente a forma de se gerenciar empresas, sejam elas públicas ou privadas.

No decurso do tempo é comum as práticas administrativas sofrerem alterações, mas os efeitos trazidos pela revolução digital seguramente podem ser considerados um divisor de águas no campo da ciência administrativa, principalmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com