TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Industrial

Artigos Científicos: Contabilidade Industrial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  907 Palavras (4 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 4

De acordo com informações coletadas no site (ethos.org.br/conteudo/gestao-socialmente-responsavel/publico-interno/##. U1aGxfldU5c) “O funcionário é um dos mais importantes stakeholders (público estratégico) da empresa. Atuar de forma socialmente responsável com o público interno significa mais do que respeitar os direitos garantidos pela legislação. É preciso ainda respeitar as culturas locais e manter um relacionamento ético e responsável com as minorias e com as instituições que representam seus interesses”.

Segundo o MPT-PR, documentos comprovam que a instituição financeira contratou uma empresa de inteligência empresarial para realizar investigações privadas devido ao alto número de trabalhadores afastados por motivos de saúde. A empresa investigou pessoas de vários estados brasileiros. Os funcionários do banco eram seguidos e abordados com disfarces, como de entregador de flores e de pesquisador, que mexiam nos lixos e entravam na casa filmando e fotografando. Horários de saída e de volta à residência, local de destino, meio de transporte, trajes, hábitos de consumo, informações sobre a família, antecedentes criminais, ajuizamento de ações trabalhistas, participação em sociedade comercial e posse de bens constavam nos dossiês.

Segundo PERETTI, BRUNETTA e WERNER (2009), “Nesta sociedade tecnológica onde vivemos, a informação e o conhecimento são as novas armas no mercado, apenas as organizações com capacidade de produzir e disseminar informação de qualidade conseguirá sustentar vantagens competitivas”.

Realmente, informação e conhecimento são de suma importância para as empresas, porém, devem-se impor limites, pois, transpô-los pode significar infringir a privacidade das pessoas.

De acordo com http://fesrvsd.fe.unl.pt/WPFEUNL/WP2000/wp396.pdf “O avanço da sociedade do conhecimento com a explosão da internet propicia a difusão do conhecimento, cria oportunidades de empregos, a indústria pode almejar níveis mais elevados de competitividade, o Estado se torna mais aberto e transparente aos cidadãos e ás empresas”.

Problemas trazidos pela sociedade da informação

Com o surgimento da era eletrônica, o homem desenvolveu nova noção de tempo e espaço: o primeiro torna-se tempo real e o segundo torna-se cada vez menor pelas pessoas. Surge assim a chamada sociedade da informação, que prioriza a informação e a tecnologia, influenciando estilo de vida, padrões de comportamento (lazer, trabalho e consumo), sistema educacional e mercados de trabalho. O impacto de uma velocidade na vida cotidiana nunca antes experimentada pela sociedade ao longo da historia e observada na transmissão da informação. As novas tecnologias informacionais, associadas às telecomunicações desempenham papel fundamental nesse processo. Essa ênfase causa mudanças na construção da estrutura social e na concepção do conhecimento. O ambiente em que vivemos torna-se permanentemente mutável, exigindo uma atualização e um alto grau de complexidade por parte dos sujeitos sociais e das organizações. As novas tecnologias da informação, visto que potencializam o processo de difusão, disseminação e transferência de informações tornam-se ferramentas fundamentais nesse processo.

Segundo Lima (2005), privacidade significa vida íntima ou intimidade. Dessa forma, o conceito de privacidade pode ser definido como o que a pessoa vive individualmente, sem que isso seja de conhecimento da sociedade ou da vida pública. É na vida privada que o indivíduo pode manter-se incógnito e exercer seu direito de personalidade.

O artigo 5° da Constituição Federativa do Brasil corrobora com essa postura ao proteger a privacidade e a liberdade de informação e declara invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas; sua casa; o sigilo de sua correspondência, das comunicações telegráficas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com