TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Internacional

Casos: Contabilidade Internacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  1.754 Palavras (8 Páginas)  •  1.768 Visualizações

Página 1 de 8

Indice

1.Introdução 2

2. Sistemas Contabilisticos 3

2.1 Conceitos 3

2.2 As abordagens de estudo de Sistemas Contabilisticos 3

2.3 Classificação dos Sistemas Contabilisticos 4

2.3.1 Classificações Intuitivas 4

2.3.2. Classificações Indutivas 4

3. Factores que causam as diferenças nos Sistemas Contabilisticos 5

3.1 Sistema Legal 5

3.2 A Origem do financiamento empresarial 5

3.3 A organização e propriedade empresarial 6

3.4 A relação entre a contabilidade e a fiscalidade 6

3.5 Os Vinculos políticos e económicos com outros países 6

3.6 A influência cultural 7

4. Principais Diferencas internacionais da informação financeira 7

4.1 Uniformidade e normalização contabilística 7

5. Consequências da diversidade contabilística 8

6. Conclusão 9

7. Bibliografia 10

1.Introdução

O presente trabalho tem como tema, Sistemas Contabilisticos o mesmo, foi escolhido, tendo em atenção o facto da actual envolvente economica impor uma atidude pro-activa na avaliação dos aspectos relacionados com a eficiencia, eficácia e posição competitiva da empresa.Os sistemas Contabilisticos de Contabilidade cada vez mais desafiados a reflectir o risco económico subjacente a actividade empresarial, que tem cada vez mais contigentes e com um maior risco de continuidade.

Neste trabalho primeiro vai-se identificar e analisar os principais factores do ambiente que determinam a diversidade contabilistica a nivel internacional sem deixar-se de lado o estudo das diferênças entre os vários paises através do conceito de Sistemas Contabilisticos.

De seguida far-se-á a análise das diferentes abordagens de estudo e classificacoes desenvolvidas ao longo das ultimas décadas. E porque os sistemas contabilisticos são dinámicos vai-se analisar a sua evolução ,identificando também quais as classificações que incluiram o nosso País no seu âmbito de estudo.

2. Sistemas Contabilisticos

2.1 Conceitos

Segundo Radebaugh (1975) , in Jarne (1997), efectua a difinição do sistema contabilístico através dos objectivos, normas e práticas de uma área determinada , que são fortemente influênciadas pela necessidade dos utilizadores .

Para Gonzalo e Tua (1988:37-38) afirmam que esta deve ser valida para, através de uma orientação comparativa , poder delimitar as diferenças existentes no âmbito contabilístico a nível internacional.

No seu estudo, Garcia Benau (1995:55) define o sistema contabilístico como o conjunto de princípios, normas e práticas que orientam o fornrcimento de informação financeira, num âmbito especial e temporal dado.

Jarne, afirma que a análise dos estudos mencionados permite-nos concluir que , a nível internacional, o conceito de sistemas contabilísticos , não foi definido com rigor e generalidade , sendo a maioria das classificações baseadas na análise de semelhanças e diferenças das práticas contabilísticas em determinados países.

2.2 As abordagens de estudo de Sistemas Contabilisticos

Segundo os autores a análise e classificação dos sistemas contabilísticos poderá ser efectuada de acordo com as seguintes abordagens :

• Descritiva:É na base desta abordagem que serão estudadas as práticas e critérios adoptados nos diferentes sistemas contabilísticos , estabelecendo-se as semelhanças e diferenças entre os mesmos.

• Análitica: Esta perspectiva identifica os factores ou variáveis determinantes das características de um sistema contabilísticos e que interactivamente lhe conferem singularidade.

• Predictiva : Atravês desta serão analisados os efeitos que sobre um sistema contabilístico tem as alterações dos parâmetros que o determinam.

2.3 Classificação dos Sistemas Contabilisticos

A classificação dos sistemas contabilísticos originou , nas ultimas décadas, um numero elevado de estudos que pretendiam caracterizar e identificar os sistemas contabilísticos existentes a nível Internacional.

As diversas classificações existentes colocam em evidência uma divisão fundamental , entre as de carácter subjectivo e as que estão baseadas na aplicação de técnicas estatísticas as variáveis que caracterizam o sistema contabilístico.

Por serem vários os estudos ,vou debruçar sobre as classificações dos sistemas contabilísticos segundo Jarne (1997:71)

2.3.1 Classificações Intuitivas

É aquela que o universo (sistemas contabilísticos nacionais) é dividido em diferentes grupos de um só nível , através da analise intuitiva realizada as características contabilísticas e de outra versão dos diferentes paises.

A primeira tentativa de classificação é atribuída a Henry Hatfield (1911, in Amat e Blake, 1996) que através da descrição de alguns aspectos contabilísticos , dos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha e frança são mais rígidos que os adoptados pelo Reino Unido e mais ainda em relação aos estadounidenses. Esta primeira tentativa de classificação era, no entanto, muito simples tendo o seu impacto sido escasso.

2.3.2. Classificações Indutivas

Baseia-se na analise das praticas contabilísticas existentes nos diferentes países, o que permite através da aplicação de técnicas estatísticas a obtenção de diferentes agrupamentos de países em diferentes níveis.

As classificações Indutivas são as que maior aceitação e difusão tiveram na literatura contabilística internacional devido essencialmente a dois factores : possibilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com