TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Internacional

Trabalho Escolar: Contabilidade Internacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2013  •  2.147 Palavras (9 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 9

Introdução

Baseando na necessidade de expansão dos mercados globalizados, neste trabalho veremos a historia da contabilidade e o processo da convergência às normas internacionais de contabilidade. Reconhecida por ser a linguagem universal dos negócios a contabilidade passou a ser um ponto de apoio aos empresários, enquanto a globalização se expandia a contabilidade internacional nasceu da necessidade de uniformizar as normas contábeis numa maneira mais compreensiva para os usuários de diversos países. A sua importância nos desenvolvimento econômico mundial é influenciado por gestores, empresários e acionista que junto ao contador auxilia no fortalecimento nas relações imposta no cenário contábil facilitando analises para redução de custo capital e do custo de elaboração de relatórios financeiros.

Historia da Contabilidade

Na atualidade qualquer que seja a organização (entidade), a contabilidade é de extrema necessidade, pois ela é fundamental para direcionar a empresa e acompanhar os resultados na frente dos negócios. Para entendermos melhor como essa profissão é de tão grande importância nos dias de hoje, veremos o inicio de tudo a “história da contabilidade.”

No começo da civilização era complicado para o homem avaliar suas riquezas. A forma que eles tinham pra identificar o seu patrimônio era com desenhos e imagens, o homem caçava a fim de proteger os seus, assim, cada pessoa criava sua riqueza individual, e ao morrer deixava o que tinham aos seus filhos ou parentes. Assim deu origem à “herança” era recebida dos pais (pater, patris) a chamar patrimônio. O termo passou a ser utilizado para quaisquer valores, mesmo que estes não tivessem sido herdados. Alguns autores dizem que a contabilidade existe desde o inicio da civilização, o que eles chamam da fase empírica da contabilidade. Outro exemplo de que a contabilidade é antiga está relacionado à bíblia onde tem o relato do patrimônio de Jó e que surpreendentemente ou “milagrosamente” foi duplicado, o que significa que nessa época surgiu o primeiro inventário.

Foram observados primeiros sinais objetivos da existência da contabilidade, segundo alguns pesquisadores, por volta do ano 3.000 A.C, na civilização Sumério-Babilonense e coincidiu com a invenção da escrita. A atividade de troca e venda (escambo) dos comerciantes semíticos requeria o acompanhamento das variações de seus bens quando cada transação era efetuada. Desde então a contabilidade propriamente dita foi apresentada pelo Frei Luca Pacioli em 1494 que consolidou o método das partidas dobradas com a seguinte definição: PARA CADA DÉBITO EXISTE UM CRÉDITO DE IGUAL VALOR OU VICE VERSA dando origem a escola Contábil Norte Americana que pra nós foi importantíssimo foi assim que a área se tornou fiscalizável, ou seja, em que só pessoas devidamente qualificadas poderiam trabalhar.

A evolução da ciência contábil estendeu-se na Itália. A importância da matéria aumentou com a intensificação do comércio internacional e com as revolução industrial com o passar do tempo veio o Período Científico que apresenta estudos da contabilidade nos seus primórdios por dois grandes autores consagrados. Na era cientifica iniciou a nova fase fazendo surgir três escolas do pensamento contábil o berço da era científica e Pascal, a ciência da Contabilidade ainda se confundia com a ciência da Administração, e o patrimônio se definia como um direito, segundo postulados jurídicos. Nessa época, a Contabilidade já estava na universidade. Dai então em 1809 a contabilidade começou a ser lecionada com a aula de comércio da corte. A partir de 1920, iniciava a fase de predominância norte-americana dentro da contabilidade. Após isso no início deste século surgiram grandes corporações, que foi de grande importância para o avanço das teorias e praticam contábeis aliando ao formidável desenvolvimento do mercado de capitais e ao extraordinário ritmo de desenvolvimento dos Estados Unidos da América.

No Brasil, a contabilidade teve o avanço dos gastos públicos, constituindo o Tesouro Nacional e Público, juntamente com o Banco do Brasil (1808). As Tesourarias de Fazenda nas províncias eram compostas de um inspetor, um contador e um procurador fiscal, responsáveis por toda a arrecadação, distribuição e administração financeira e fiscal. Hoje, as funções do contabilista não se restringem ao âmbito meramente fiscal, tornando-se, um mercado de economia complexa, vital para empresas as informações são mais precisas e claras para tomada de decisão, e para atrair investidores. Diante disso o profissional contábil é a profissão que vem ganhando destaque no mercado de âmbito internacional com especialização na área de Auditoria, Controladoria e Atuarial.

1-Diante do que foi solicitado na ATPS veremos como: A empresa contratante recebeu com surpresa as novas normas de contabilidade e quer entender por que o mundo adotou um modelo padrão de normas contábeis e por que o Brasil também aderiu a esse modelo. Para tanto, solicita ao grupo um parecer que indique os fatos históricos que geraram essa necessidade, qual a estrutura por trás disso e quais os impactos positivos que trará para a empresa.

Em resposta a consulta efetuada nesta empresa, em um parecer técnico, a adoção das normas estão associada benefícios econômicos concretos. Com o crescimento globalizado, a contabilidade é a principal linguagem de comunicação no mundo de acordos e investimento,no ano de 2010 a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e o Banco Central estabeleceram que fossem adotadas pelas empresas as novas normas de contabilidade para demonstrações financeiras tanto para instituições financeiras quanto para as S/A. Diante disso a contabilidade passou a ser vista sob expectativa.O ITG 1000 tornou-se vigente para os exercícios sociais iniciados a partir de 1º de janeiro de 2012. Seu inicio de vigência ainda no exercício de 2012 visa beneficiar as microempresas e empresas de pequeno porte, permitindo que as mesmas possam adotar seus requisitos de forma alternativa aos estabelecidos pela NBC TG 1000, embora baseada na informação conhecida como informational approad, ou seja, abordagem da informação, e que a contabilidade passou a ser avaliada a partir da sua capacidade de fornecer informações claras e uteis ao processo decisório dos usuários.

Durante a décadas a contabilidade era diferente em todos os países e com isso eram grandes os riscos de investimentos. Diante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com