TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Internacional

Trabalho Universitário: Contabilidade Internacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  833 Palavras (4 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 4

Ciências Contábeis – 7ª Série - Contabilidade Internacional

Etapa 1: passo 1

A história da contabilidade é tão antiga quanto à própria história da civilização. Esta está ligada às primeiras manifestações humanas da necessidade social de proteção à posse e interpretação dos fatos ocorridos.

Com o abandono da caça, o homem voltou-se à organização da agricultura, surgindo assim à necessidade de “contabilizar” sua riqueza individual.

A origem da contabilidade está ligada necessariamente ao comércio, a atividade de troca e venda dos comerciantes requeria o acompanhamento das variações de seus bens quando cada transação era efetuada. As trocas de bens e serviços eram seguidas de simples registros ou relatórios sobre o fato, mas as cobranças de impostos, na babilônia já se faziam com escritas, embora rudimentares.

É importante ressaltar que nesta época não havia credito, já que todas as trocas eram feitas “a vista”, posteriormente veio a introdução do papyrus com os egípcios o que facilitou o registro das informações.

Pode-se resumir a evolução da ciência contábil da seguinte maneira:

CONTABILIDADE DO MUNDO ANTIGO- Contabilidade empírica, prat5icada pelo homem antigo. Já tinham como objeto o patrimônio, representado por seus rebanhos e seus aspectos quantitativos. As primeiras formas encontradas para processar seus registros foram as gravações e outros métodos alternativos. Os primeiros controles eram estabelecidos pelos templos, o que perdurou por vários séculos, os registros combinavam o figurativo com o numérico. Gravava-se a cara do animal cuja existência queria se controlar.

O nome matrizes, por exemplo, substituiu a figura gravada, enquanto o aspecto numérico se tornou mais qualificado. Há inúmeros registros contábeis inclusive na bíblia, 5.000 anos antes de Cristo, o que mostra que o homem já considerava fundamental apurar seus custos.

PERÍODO MEDIEVAL- estudavam- se técnicas matemáticas, pesos, medidas, câmbio, etc., tornando o homem mais evoluído em conhecimentos comerciais e financeiros.

Foi um período importante na historia do mundo, especialmente na historia da Contabilidade, denominado a “era técnica”, devido as grandes invenções que abriram novos horizontes.

O aperfeiçoamento e o crescimento da Contabilidade foram a consequência natural das necessidades geradas pelo advento do capitalismo, nos séculos XII e XII. O trabalho escravo cedeu lugar ao trabalho assalariado, tornando os registros mais complexos. No sec. X apareceram as primeiras corporações na Itália, transformando e fortalecendo a sociedade burguesa. O método das partidas dobradas teve sua origem na Itália, embora não se possa dizer qual região precisa, o seu aparecimento implicou a adoção de outros livros que tornassem mais analítica a Contabilidade, surgindo então a Contabilidade de Custos. Os custos eram separados por fase separadamente, até que fossem transferidos ao exercício industrial.

PERIODO MODERNO- foi a fase da pré-ciência. Onde ocorreram três eventos importantes: os turcos tomam Constantinopla, o que fez com que grandes sábios emigrassem, principalmente para Itália; a descoberta da América e anos depois o Brasil, o que representava um enorme potencial de riquezas para alguns países europeus; ocorreu a reforma religiosa onde os perseguidos na Europa, emigravam para as Américas, onde iniciaram nova vida. A contabilidade tornou-se uma necessidade para estabelecer o controle das inúmeras riquezas que o Novo Mundo representava.

FREI LUCA PACIOLI- Foi

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com