TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Internacional

Trabalho Universitário: Contabilidade Internacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  1.595 Palavras (7 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 7

ETAPA 1

1. Quais os desafios para o contador frente à contabilidade internacional?

Nos últimos anos, com a globalização e a progressiva expansão do comércio internacional, todo cenário econômico se modificou. Grandes empresas tornaram-se ainda maiores com as fusões e as incorporações. As mudanças estão ocorrendo numa velocidade incontrolável e, diante disso, as empresas e as pessoas são forçadas a acompanhar os avanços tecnológicos e empresariais.

Por outro lado, as empresas passaram a assumir inúmeras funções e responsabilidades sociais relacionadas às comunidades em que atuam, à Saúde e à Educação ou relacionadas ao meio ambiente. Por consequência, essas responsabilidades passaram a ser também foco de preocupação e análise de Contadores e Auditores. Assim, esses profissionais precisam rapidamente adaptar-se às mudanças e também ter capacidade de assimilar e adaptar-se às novas transformações que virão. A mudança no perfil do profissional da Contabilidade terá seu reflexo nas instituições de ensino responsáveis pela formação desses profissionais.

A perspectiva da carreira contábil é excelente, mas deve haver melhor planejamento profissional. As entidades educacionais, por sua vez, devem fornecer os subsídios para esse planejamento profissional. Para tanto, essas entidades, devem buscar maior interação com as necessidades atuais do mercado de trabalho. O planejamento profissional é o alicerce da mudança e os pilares são a adequação do ensino da Contabilidade à nova realidade e o salto qualitativo na formação do profissional através da adoção de disciplinas mais voltadas à realidade do mercado e com a introdução de metodologias de ensino mais eficazes e diversificadas.

2. Quais os desafios para as empresas brasileiras?

O Brasil possui uma economia aberta ao mercado internacional, ou seja, nosso país vende e compra produtos de diversos tipos para diversas nações. Fazer parte da globalização econômica apresenta vantagens e desvantagens.

As vantagens é o acesso aos produtos internacionais, muitas vezes mais baratos ou melhores do que os fabricados no Brasil. Por outro lado, estes produtos, muitas vezes entram no mercado brasileiro com preços muito baixos, provocando uma competição injusta com os produtos nacionais, levando empresas à falência e gerando desemprego em nosso país. Isso vem ocorrendo atualmente com a grande quantidade de produtos chineses (brinquedos, calçados, tecidos, eletrônicos).

Outra questão importante no aspecto econômico é a integração do Brasil no mercado financeiro internacional. Investidores estrangeiros passam a investir no Brasil, principalmente através da Bolsa de Valores, trazendo capitais para o país. Porém, quando ocorre uma crise mundial, o Brasil é diretamente afetado, pois tem sua economia muito ligada ao mundo financeiro internacional. É muito comum, em momentos de crise econômica mundial, os investidores estrangeiros retirarem dinheiro do Brasil, provocando queda nos valores das ações e diminuição de capitais para investimentos.

Muitas empresas já estão se globalizando e exportando os seus produtos, mas muitos empresários e gestores brasileiros ainda não descobriram os inúmeros benefícios adquiridos por tal oportunidade.

A importância da globalização aumenta significativamente mundo afora. Com certeza aquela empresa em que os produtos são vendidos em outros países, vai ser vista de uma forma bem diferente pelos consumidores, do que aquela que só é vendida aqui no Brasil. Vendendo mais essas empresas podem crescer e até virar empresas multinacionais.

3. Destaque as diferenças, padrões e práticas entre os países.

A Contabilidade Internacional, do ponto de vista do Brasil, pode ser classificada em duas vertentes: a da Contabilidade estadunidense, cujas regras principais são conhecidas por FAS, organizadas pela entidade civil FASB - The Financial Accounting Standards Board; e as regras de contabilidade organizadas por iniciativa da ONU. A contabilidade estadunidense deve ser conhecida para fins de padronização com a contabilidade das corporações holdings daquele país, a serem seguidas pelas filiais no exterior, por exemplo. Também

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com