TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Internacional

Pesquisas Acadêmicas: Contabilidade Internacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  2.862 Palavras (12 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 12

CONTABILIDADE INTERNACIONAL

Resumo:

A globalização trouxe consigo, a necessidade de haver um conjunto de normas contábeis internacionais que viabilizem a comparação de informações entre companhias de um mesmo grupo ou de grupos distintos. As Normas Internacionais de Contabilidade, atualmente conhecidas como IFRS (International Financial Reporting Standard), são um conjunto de pronunciamentos de contabilidade internacionais publicados pelo IASB (International Accounting Standards Board). Essas normas foram adotadas pelos países da União Europeia, a partir de 21 de Setembro de 2003, com o objetivo de harmonizar as demonstrações financeiras consolidadas publicadas pelas empresas abertas europeias.

A iniciativa foi internacionalmente acolhida pela comunidade financeira. Atualmente, numerosos países têm projetos oficiais de convergência das normas contábeis locais para as normas IFRS, inclusive o Brasil.

Todavia, tal propaganda feita pela imprensa através de entrevistas, como os artigos que não esclarecem com a devida sinceridade a questão, estão gerando muitas dúvidas no meio empresarial, estudantil e profissional. Este singelo estudo mostra o motivo de tantas dúvidas quanto a esse tema, estabelecendo parâmetros de comparação com a atual forma das demonstrações contábeis e quais serão estas mudanças, não apenas a nível nacional, mas em todo o cenário internacional.

Palavras-chave: globalização, convergência das normas contábeis, parâmetros de comparação.

1 INTRODUÇÃO

A contabilidade é considerada a “linguagem dos negócios”, isto quer dizer que é nela que os principais agentes econômicos buscam informações para realizar investimentos. Diante do aquecimento da economia em termos globais, o mundo passou a viver uma grande necessidade de informações.

A contabilidade internacional tem por objetivo levar aos profissionais desta área os conhecimentos necessários para a uniformização das normas contábeis de diversos países às normas contábeis internacionais. A falta de uma agência reguladora do mercado de capitais também foi uma falha percebida que contribuiu para a crise. Até a regulamentação da lei 11.638 de 28 de dezembro de 2007, que alterou e revogou dispositivos da Lei de Sociedades por Ações – número 6.404, de 15 de dezembro de 1976 – não existia um conjunto inteligente e sensato de normas contábeis que orientasse à preparação de tais demonstrações financeiras, e em consequência as análises de balanço podiam levar a graves erros na tomada de decisões econômicas, sem levar em consideração a possível fraude.

Os problemas que surgiam para as empresas que investiam fora do país foram minimizados pela contabilidade internacional, pois essas empresas encontravam várias dificuldades em manusear balanços com dezenas de normas contábeis distintas, tentando compatibilizá-las para compará-las.

Neste trabalho será realizado um estudo bibliográfico a respeito de um tema atual e bastante discutido entre os profissionais e acadêmicos da área contábil: A Contabilidade Internacional.

Devido à crise econômica que vem abalando o mercado financeiro global, os futuros profissionais e os profissionais atuantes no ramo da contabilidade, vem encontrando grandes dificuldades no que se refere à convergência das normas contábeis brasileiras às normas contábeis internacionais.

É de suma importância a necessidade da elaboração de demonstrações contábeis com as diferenças e semelhanças existentes nos critérios contábeis de variadas economias mundiais, possibilitando ao leitor uma comparabilidade mais apurada entre os números das demonstrações contábeis de diversos países.

A contabilidade internacional é uma ferramenta para o processo de transparência, que proporciona facilidade no fluxo comercial, financeiro e de investimentos entre as economias internacionais, atingindo não apenas as questões informativas, mas também as inerentes à justiça social como reflexo do desenvolvimento, à criação de empregos e à geração de rendas nos países de economia emergente ou em fase de desenvolvimento.

O processo de convergência contábil a que as empresas brasileiras estão sendo submetidas para adotar as normas internacionais até 2010 já começa a trazer à tona novos desafios. Essa foi uma das conclusões de um evento realizado pela Gazeta Mercantil sobre o tema.

A implantação das novas métricas contábeis, praticadas hoje em mais de 100 países não será tão simples como se parece. As empresas terão uma longa caminhada para se adequar as novas normas, ainda mais em uma época tão difícil, que segundo a opinião de alguns especialistas tem sido considerada a maior crise econômica de todos os tempos.

Isso não quer dizer que as dificuldades invalidarão essa nova prática, pelo contrário, a adoção do International Financial Reporting Standars – IFRS – Norma Internacional de Relatórios Financeiros - trarão vantagens a médio prazo, segundo especialistas um dos maiores benefícios será a redução no custo das captações de recursos.

A simples migração para o conjunto de novas regras já representa um grande avanço, pois reforça o compromisso com maior transparência. Isso faz com que haja uma aproximação cada vez maior entre os instrumentos de contabilidade e a gestão da companhia. Afinal, a contabilidade legal passa a refletir, com mais facilidade, os números das companhias.

O IASB – Conselho das Normas Internacionais de Contabilidade, que substituiu o IASC – Fundação Comitê das Normas Internacionais de Contabilidade, vem tentando unificar essas normas para que as Demonstrações Contábeis e a escrituração contábil de modo que obedeçam a padrões uniformizados mundialmente.

Sendo assim a chamada Contabilidade Internacional, tem por objetivo levar aos profissionais da contabilidade os conhecimentos necessários sobre as Normas de Contabilidade vigentes no mundo, de forma que possam adaptar as demonstrações contábeis às exigências de determinados países em que a empresa sob sua responsabilidade tenha interesses comerciais e financeiros.

2.1.10 Diferenças Internacionais na Elaboração e Apresentação das Demonstrações Contábeis

A contabilidade por ser uma ciência social aplicada, é fortemente influenciada pelo ambiente em que atua. De uma forma geral, os valores culturais, tradição histórica, estrutura política,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com