TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Internacional

Artigo: Contabilidade Internacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  4.066 Palavras (17 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 17

Introdução

A partir da elaboração desta ATPS (Atividades Práticas Supervisionadas), explicaremos o que é a Contabilidade Gerencial, para que ela serve, onde se aplica, etc.

O Desafio proposto pela ATPS é:

“Uma multinacional estrangeira com sede no Brasil considera a hipótese de lançar produtos específicos para o mercado interno. Para saber o quanto o projeto é viável e levantar informações relevantes à qualidade de seu desenvolvimento, deve utilizar a Contabilidade Gerencial. Desta forma, estarão facilitadas as condições que permitem encontrar as respostas adequadas para a tomada de decisão correta dentro da empresa. Sua equipe é a responsável em elaborar um relatório que demonstre de que forma a Contabilidade Gerencial pode ser utilizada dentro da organização, para a finalidade deste estudo de caso.

Com a realização deste desafio a equipe compreenderá a função estratégica da Contabilidade Gerencial dentro das empresas.

Objetivo do Desafio

Compreender por meio de um estudo de caso a importância da Contabilidade Gerencial.”

Desta maneira, nosso objetivo é cumprir o desafio apresentado de maneira a aperfeiçoar nosso conhecimento da área gerencial, que é essencial para o mercado nos dias de hoje.

Capitulo 1: Contabilidade Gerencial como Sistema de Informação Contábil

1.1 Aplicabilidades da Contabilidade Gerencial

Contabilidade Gerencial é o ramo da Contabilidade que tem por objetivo fornecer instrumentos aos administradores de empresas que os auxiliem emsuas funções gerenciais. É voltado para a melhor utilização dos recursos econômicos da empresa, através de um adequado controle dos insumos efetuado por um sistema de informação gerencial. a contabilidade gerencial surge como uma ferramenta indispensável a qualquer tipo de negócio, um suporte sobre o qual se apoiará o micro e pequeno empresário em suas decisões gerenciais.

As principais características da informação contábil gerencial são:

útil – atender as necessidade dos usuários;

oportuna – estar à disposição na hora certa;

íntegra – baseada em dados confiáveis;

relevantes – abordar diretamente os pontos fundamentais, com transparência;

flexível – apresentar-se de várias formas e na linguagem do usuário.

completa – incorporar dados físicos e outros complementares à informação.

preditiva – fornecer indicadores de tendências.

A contabilidade gerencial auxilia na gestão de empresas, com objetivo de prover seus diversos usuários de informações sobre o patrimônio das organizaçõese visando identificar, mensurar, suportar e analisar informações sobre situações econômicas das empresas. Não existe possibilidade de a empresa funcionar e cumprir sua missão sem um sistema de informação que possa fornecer dados que a todo instante se fazem necessários, tendo em vista a continuidade do negócio e o fato da dinâmica das informações.

A inserção da contabilidade gerencial nos processos práticos e decisórios nas micro e pequenas empresas viabilizaria a implantação e compreensãode alguns instrumentos contábeis por parte dos empresários. É crescente o número de empresas que vem investindo em meios que ofereçam informações estratégicas a fim de possibilitar aos administradores tomadas de decisões mais seguras e de forma proativa. A contabilidade gerencial surge como uma ferramenta indispensável a qualquer tipo de negócio, um suporte sobre o qual se apoiará o micro e pequeno empresário em suas decisões gerenciais.

Através da contabilidade gerencial, o empresário tem plenas condições de elaborar um bom planejamento com decisões seguras para manter o seu negócio estável e obtendo sucesso no mercado. Ou seja, sua aplicação dentro da empresa é essencial para a estabilidade, crescimento e sucesso da empresa.

1.2 Análise Capítulo 1 PLT

1.2.1 Arquitetura de um Sistema de Informação Contábil Gerencial

A informação contábil precisa atender primeiramente a dois pressupostos básicos, para que tenha validade integral no processo de gestão administrativa: necessidade da informação e planejamento e controle.

Necessidade da Informação

A informação deve ser desejada, para ser necessária. Para ser necessária, deve ser útil. É determinada pelos usuários finais dessa informação, por seus consumidores, para atender aos usuários e consumidores e não para atender aos contadores.

O contador gerencial deve fazer um estudo básico das necessidades de informações a partir das decisões-chave que serão tomadas baseadas no sistema de informação contábilgerencial.

O sistema de informação contábil deve ter apoio da alta administração da companhia e por conseguinte, a necessidade tem que ser sentida pela mesma (retaguarda).

Necessidade da informação, aliada ao respaldo ao contador e a seu sistema, é o elemento vital para o sucesso de um sistema de informação contábil.

Caso esses conceitos de utilidade e necessidade da informação contábil não estejam imediatamente presentes no ambiente da cúpula administrativa da entidade, é tarefa do contador fazer nascer e crescer essa mentalidade gerencial. Para isso, é necessário apenas o conhecimento profundo da Ciência Contábil e de seu papel informativo-gerencial.

Planejamento e Controle

O sistema de informação gerencial exige planejamento para produção dos relatórios, para atender plenamente aos usuários. É necessário saber o conhecimento contábil de todos os usuários, e construir relatórios com enfoques diferentes para os diferentes níveis de usuários.

O sistema de Informação Contábil deve produzir informações que possam atender aos seguintes aspectos:

I - Níveis empresariais: estratégico; tático; operacional.

II - Ciclo administrativo: planejamento; execução; controle.

III - Nível de estruturação da informação: estruturada; semi-estruturada; não estruturada.

Fundamentos de um Sistema de Informação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com